As vantagens de se ter um escritório em casa e o que você ganha em termos de qualidade de vida e produtividade trabalhando em um home office. Veja a experiência relatada abaixo.
As vantagens de se ter um escritório em casa e o que você ganha em termos de qualidade de vida e produtividade trabalhando em um home office. Veja a experiência relatada abaixo quais são as grandes vantagens e também os desafios a serem vencidos.

Escritório em casa – As vantagens e desafios

Nós escutamos muitas histórias sobre escritório em casa. Vou lhe contar a minha experiência. Durante 15 anos trabalhei em diversos bairros, com as mais diferentes distâncias.

Tumulto, metrô, trânsito caótico, carro, trens e cansaço fazem parte da vida de muita gente que trabalha nas grandes metrópoles.

Por muitas vezes vi pontos favoráveis, mas num balanço final o desiquilíbrio para uma mistura desfavorável pesava muito mais.

Meu desejo sempre foi trabalhar o mais próximo possível, e me aproximei desse objetivo trabalhando na minha própria cidade.

Escritório em casa - As vantagens e desafios de trabalhar em casa
As vantagens e desafios do escritório em casa

Foram poucos os projetos que me levavam a lugares diferentes e apenas um deles teve a necessidade de pegar condução. Era um bairro bem próximo, dava para ir a pé. Até que, a dois anos atrás, cheguei no meu posto: meu escritório em casa. Uma experiência bem sucedida.

Aqui no Empreendedores Web essa tendência de Home Office já foi abordada várias vezes. E está, cada vez mais, sendo adotada por pessoas e empresas.

Recebi um post do Papo de Empreendedor sobre este assunto e a inspiração para escrever me veio ao terminar de ler o artigo.

No texto abaixo vou descrever algumas dicas úteis das minhas observações práticas para quem quer trabalhar em casa. Vou contar com algumas dicas de Leigh Buchanan, editora da revista Inc.:

Montei minha estação de trabalho em uma sala a parte já que eu costumo receber parceiros, fornecedores e clientes. Optei por um home office na entrada. A porta que dá acesso ao restante da casa fica fechada. Minhas primeiras observações são sobre linguagem e vestimenta. Costumo falar que “meu escritório é na minha casa”.

É claro que ainda há a necessidade de uns ajustes, um detalhe ou outro, mas já obtive muitos avanços desde o começo. Hoje, quando entro em minha sala e relembro como era antigamente, sinto um misto de gratidão e motivação. Acaba sempre me contagiando a seguir.

Minha rotina é combinada com o horário comercial do mercado, e minha maior vantagem é, sem dúvidas, um enorme ganho de tempo que se transforma em produtividade. Faço minha caminhada matinal e em minutos já estou no meu trabalho.

Um detalhe que deve ser observado é a disciplina. Se você estabelece um horário tem que cumprir. Ter disciplina no home office é um fator fundamental para quem mantém um escritório em casa. Não tem para onde fugir, temos que manter as regras.

É claro que conseguimos abrir exceção para atender um cliente num horário alternativo, até mesmo como um atendimento diferenciado, desde que esteja na programação. Minha meta constante é um equilíbrio, pois tenho outras atividades que fazem parte de minha vida. Por exemplo, até com o telefone já me disciplinei.

Postura profissional no escritório em casa

Trabalhar em um escritório em caso exige muita disciplina e postura profissional
Trabalhar em um escritório em caso exige muita disciplina e postura profissional para não perder o foco e gerar resultados

Leigh cita que é necessário manter uma postura profissional para que você não entre na “lista de amigos e parentes como aquela pessoa que pode pegar meu filho na escola ou outros compromissos”. E isso faz muito sentido. As pessoas confundem mesmo e acabam pensando que por você estar em casa, você tem tempo para “dar aquela mãozinha”.

Um ponto bem relevante citado no post é a sua comunicação com o externo. O modo como você se porta, fala sobre seu trabalho e se veste, mostra bem a sua essência. Não é porque trabalho em casa que trabalho de pijamas e chinelo.

Encontro nutrição para meu aprendizado e criatividade numa soma de fatores importantes. Mantenho sempre um canal aberto com o mundo. Converso com as pessoas, frequento eventos, acabo circulando bastante. No meu trabalho atendo muito telefone, então em alguns momentos tranquilos, o silêncio vira um aliado das minhas atividades preferidas – ler e escrever.

Uma jornada de trabalho facilitada

Minha próxima dica nesta postagem é um desafio na minha jornada. Tenho uma filha de quase dois anos que está numa fase de descobertas e já entendeu que eu estou ao lado. Hoje, conto com uma excelente auxiliar que me ajuda a manter a difícil distância necessária. Para organizar melhor a rotina da casa, trabalho, estou programando sua ida para a escola.

Hoje vejo que é uma maravilha poder abrir abrir a porta e almoçar com as minhas filhas. Consigo me organizar rapidamente se preciso levar uma delas ao médico. Essa é uma das vantagens do home office, a proximidade. Lembro como ficava aflita quando trabalhava longe e demorava para chegar a escolinha para socorrer a mais velha.

As vezes me dou o luxo de volta e meia passar uns minutos com minhas filhas. Sem inteferir negativamente no meu trabalho. É uma vantagem sensacional, e faz uma grande diferença tê-las por perto.

Ainda me pego pensando em como era criticada quando falava sobre o desejo de ser empreendedora e ter meu escritório em casa. As pessoas ficavam espantadas, falavam muito sobre como era difícil e que o melhor mesmo era prestar um concurso ou ter um emprego seguro.

Meu espírito empreendedor sempre falou mais alto e eu assumi meu sonho como uma realidade. Hoje aprendo a lidar com os desafios e riscos do meu próprio negócio. Os frutos são sementes e as sementes se tornam novamente frutos. É no semear da melhoria contínua que vou trilhando meus passos.

E você, tem experiência em ter um escritório em casa? O home office é algo bastante comentado e muito interessante para novos empreendedores. Aguardo seu comentário e assino nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

43 COMENTÁRIOS

  1. Alguns profissionais comprometidos com a produção de conteúdo e trabalho sério não desanimam e não se deixam levar pelos comentários ruins e negativos a cerca deste método, sempre rompendo as barreiras do preconceito e investindo no que acreditam, ou seja, a tecnologia para a expansão do empreendedorismo.

  2. Bom dia!!!
    Gostei muito aqui do post. Futuros planos que ainda esta no papel.
    Pretendo ter meu escritorio em casa, mas realmente vou precisar de disciplinas, dividir o trabalho e a familia.
    Vou vim mas vezes aqui, vllllw.

  3. muito obrigado pelas dicas valiosa ta me ajudando muito mesmo meus parabéms pelo site e bom e trabalho.

  4. O segredo é ter disciplina com você explicou no post muito bem, no começo pode ser prazeroso ou até a realização de um sonho, mas com o tempo sem disciplina e foco ao cumprir metas e atingir resultados, o trabalho em casa pode ligar o sinal de alerta e poderá surgir os prejuízos, então as dicas dessa postagens são valiosas!

  5. Tem alguns artigos interessantes que gostaria de disponibiliza-los no – LINKEDIN – mas não há um facilitador … como tem para; Google – Facebook – Twitter …

  6. Acho que um dos maiores desafios para se trabalhar em casa é a gestão do tempo. Para mim é a parte mais difícil.
    Sempre aparece algo que me tira o foco do trabalho. Como conseguem manter o foco?

  7. Ola bom dia !
    a materia publicada muito rica e auto diciplinar:
    estou projetanto ter meu proprio escritorio em casa mas tenho duvidas ,relaçao a horarios postura em fim atitudes e postura que devemos agir de forma correta. Detalhe importante citado tambem
    tenho 02 filhas pequenas at OS 3 anos de idade me ajudem como fasso para iniciar este projeto ..
    sou consultor de cosmeticos e perfumaria …
    ATT Thiago
    abraçoss

  8. Marcus, boa tarde!

    Estou estudando a possibilidade de investir numa franquia de RH e quero muito trabalhar em Home Office, mas estou vendo que a concorrência aqui em Recife é muito grande.
    Sou administradora e gosto desta área de consultoria em gestão, mas estou aberta a novas ideias. Contanto que eu mu identifique.

    Adorei e me empolguei mais ainda ao ler todos esses depoimentos.

    Se vocês tiverem uma sugestão pra mim eu agradeço.

    Uma coisa que eu observei é que nos depoimentos as pessoas não dizem no que trabalham.
    Seria bom, pois isto abriria novas chances de troca de experiência.
    Vou deixar meu e-mail registrado para que se possam enviar sugestões.

    Fico no aguardo,

    Letícia Torres

  9. Trabalho em casa, um dos pontos que vejo é que as pessoas não encaram o trabalho em casa como algo serio, de certa forma entendo-as pois é uma maneira nova de se trabalhar, quando as coisas estão alem do tempo das pessoas, elas tem essa resistência mesmo, pois não entendem.

  10. Olá, parabéns pelo artigo.

    Realmente trabalhar em casa tem muitas vantagens,mas existem desafios como estes muito bem explicado por você.
    Eu tenho filho pequeno, e muitas vezes passei por desafios ao ser interrompido, as vezes com pedido da esposa para trocar uma fralda, esquentar um leite, etc.
    Se for analisar parace não ser nada em relação ao tempo, porém quando paramos aquilo que estamos fazendo, perdemos o foco.
    Por isso é importante manter o foco e ser disciplinado.

    Abraço, Edson Silva

  11. Olá.
    Eu estou trabalhando em casa a pouco tempo e já estou gostando muito, na minha opinião, só existem vantagens.Se hoje Internet nos dá essa possibilidade, porque nao utilizar isso a nossa favor?
    Nada como fazer seu proprio horario,nao perder horas no transito e poder ficar proximo da familia (citando apenas algumas das varias vantagens) .Hoje trabalho fazendo o marketing de uma empresa de soluções financeiras, é um trabalho seguro e honesto que qualquer pessoa que tenha força de vontade pode realizar.Eu recomendo!

    Abraços!

  12. Boa tarde,

    Quero te dizer que você é muito disciplinada, porque ter sua cama por perto e nao querer deitar, é muito difícil.

    rs…

    Minha mãe tem um escritório em casa, mas eu não consigo trabalhar. Você pode me dar alguma dica? Como faço pra me disciplinar?

  13. Oi como faço pra mim trabalhar nesta area….me ajudem….aguardo uma noticia

  14. Muito bom seu post. Há pouco tempo criei me cadastrei como microeemprendedor e presto serviços na área de TI e radiocomunicação, mas tudo a partir de meu home-office, pois essa era a minha vontade já ha algum tempo. Estou muito satisfeito com esse novo empreendimento. Mas o segredo é informação, organização e muita, muita disciplina. Precisei fazer algum investimento, mas o retorno é rápido.

    Abraços e obrigado.

  15. Daniel Fernandes, eu optaria por redução de custos. Se sua casa tem um espaço para o trabalho, para recepção de clientes, ficando bem separado da casa, acho a opção mais adequada montar o escritório em sua casa.
    Mas é preciso saber separar bem as duas coisas: casa e trabalho, como diz no artigo.
    No futuro, quando tiveres mais fluxo de caixa, opte pela expansão.
    Boa sorte.

  16. Trabalhei durante 8 anos em um cartorio de registro de imoveis e agora estou querendo montar uma empresa de assessoria cartoraria e documental. Com um “certo” inicio de divulgação desse tipo de serviço, foi aceito pelos clientes que conheci no cartorio, pois todos reclamam do tempo perdido em filas, burocracia de bancos,muita papeleda e tal, no entanto minha duvida e a seguinte: tenho um ponto comercial, para montar meu escritorio, mas vai precisar de investimento, pois teria que reforma-lo e tenho, tambem, capacidade de fazer esse escritorio em minha casa, pois tenho 2 comodos de que dão acesso a rua, qual seria minha melhor opção?
    Abraços e obrigado.

  17. Coworking ou escritório compartilhado é uma solução para quem o home office não atende.

    Estamos montando nossa segunda unidade, atendemos empreendedores individuais e grandes empresas.

  18. Bem eu montei um escritório em casa
    pra me favorecer em muitas áreas mas
    pra mim não deu certo
    pq montei um escritório de Tele mensagem
    logo depois ki tive meu filho mas como foi citado ficou muito confuso pq
    misturava horário de trabalho com familiar
    e marido e parentes confundia isso não respeitavam
    .tive ki parar hoje to dando um tempinho mas vou abrir um convencional mesmo .mas é maravilhoso poder trabalhar em casa
    pra mim foi não foi tão legal por estes motivos mas
    aconselho quem estiver pensando
    ki pensem e respeitem os horários de trabalho com pessoal. boa sorte!

  19. Nos proximos meses vamos montar um business center com escritorios virtuais em BH.. acreditamos que o Home Office seja uma valida opçao mas vamos tentar introduzir no setor das Micro e Pequenas Empresas e dos profissionais liberais algumas experiencias que tivemos aqui na Europa sobre coworking. Acho que podemos contribuir de forma positiva pra quem precisa de um espaço de trabalho mas nao quer ou nao pode investir na infra-estrutura.

    um abraço a todos,

  20. Muito motivador o post. Estou a dois meses trabalhando como empreendedor em home-office e estou gostando muito. Os posts com dicas, vantagens e desvantagens realmente ajudaram a me organizar por aqui. Abs.

  21. Estou passando pelo processo de adaptações de tomar as rédias do próprio caminho profissional. A pouco sai de um emprego para conquistar meus sonhos e resolvi trabalhar em casa como desenvolvedor mas ainda lido com certa indisciplina e estou tentando me adaptar a essa nova rotina. Sem dúvidas traz imensos benefícios como os acima citados, mas em contra partida exige uma motivação que nem todos estão são capazes de administrar.

  22. Também trabalho em casa e é muito bom não ter que depender de condução para ir ao trabalho. Porém minha casa é muito pequena e não tenho ainda uma sala especial para um escritório, aí as coisas complicam um pouco, principalmente para manter a organização, sendo que divido espaço com minhas roupas, livros, cama, etc, ou seja, dividi meu quarto em 2 para trabalhar. Pretendo com o tempo ter um escritório “separado”, pois precisarei de funcionários… mas um home-office eu sempre terei de qualquer forma…

  23. Realmente muito bom ter esta troca de conhecimentos!Eu também trabalho em casa e uma das principais questões é entender que estar em casa não significa estar em casa. Sua produtividade e regramentos de horários devem ser cumpridos, ou o serviço não rende.

  24. Olha é bem interessante o tal de coworking.

    é uma solução inteligente , baratae rápida…
    o mais bacana é que não exige investimentos.

  25. Muito interessante a matéria. Realmente são muitos os benefícios de montar um escritório em casa. Estou com a minha importadora constituída e os custos iniciais são baixíssimos, você se sente no conforto e na energia de estar em casa, hoje em dia com um computador e uma impressora se pode fazer quase tudo. Em contra partida tem que ter realmente uma postura muito sensata para não confundir as coisas e disciplina com suas tarefas.
    Connection Prime Import & Export Co.
    @connectionprime

  26. O trabalho em casa também exige muita disciplina. Se faz importante, o usuário do “home Office” manter relação com um Escritorio virtual, onde ele poderá receber suas correspondências e visitas de seus clientes, para preservar sua privacidade. Em Aracaju existe a Portal Escritorio Virtual que presta esses serviços. Para escritórios em outros estados você pode visitar o site da ANCNev – Associação Nacional de Centro de Negócios e Escritórios Virtuais, http://www.ancn.com.Br.

  27. Excelente exemplo de disciplina para quem quer trabalhar de casa. Eu já trabalhei de casa durante mais ou menos 1 e meio porém só não deu certo pela questão da empresa que eu tinha uma parceria que me favorecia a esse tipo de trabalho.
    Hoje trabalho em um e-commerce na própria empresa, mais ainda busco trabalhar de minha própria casa porém acho que vale umas dicas que acho legal analisar para se trabalhar de casa.
    – A primeira seria você avaliar o tipo de negócio para ver se é possível trabalhar da sua casa. As vezes o ideal é você ter uma sala perto da sua casa vai sair mais barato e deixar seu cliente mais confortavel.
    – A segunda seria avaliar o bairro onde mora para saber se está acessivel para seus clientes. Já pensou fazer seu cliente se deslocar de um extremo a outro. Será que você fecha o negócio?
    – A terceria seria avaliar se sua casa está preparada para ter um home office. A forma ideal e você ter uma sala totalmente independente da sua casa para poder deixar seus clientes mais a vontade e não ocorrer o que aconteceu com o nosso amigo Marcus Vinicius no comentário acima.
    Essas 3 dicas acho fundamental antes de você ter seu próprio home office de resto o post já cita que é ter muita “DISCIPLINA”. E não se esqueça relacionamento é muito importante sair, ver pessoas e conhecer outras empresas tem que fazer parte da sua rotina.

  28. Ola!

    Ótimo artigo.

    Trabalho há pouco mais de 1 ano, sendo parte na empresa (RS/SP) e parte HomeOffice (SC). O trabalho remoto via HomeOffice exige realmente disciplina. Como citado na matéria, é preciso alertar as pessoas a sua volta que você “não se encontra em férias” e que “você tem atividades e prazos para as mesmas”, além de possuir um horário de trabalho definido como qualquer outro, ou seja, não se encontra disponível para “quebrar galho” de ninguém.

    Minha dica pra quem tem interesse em HomeOffice é que separe uma área para tal, tenha os recursos a sua mão, determine os limites para os que se encontram em casa, organize-se e principalmente seja disciplinado e certamente você terá sucesso. Quando viajo para RS/SP perco em média 8 horas na semana em deslocamentos (checkins em aeroporto/hotel/etc), praticamente 20% da da semana, ou seja, reduz minha produtividade para 4 dias na semana, então neste caso se tornal viável do ponto de vista econômico e produtivo.

  29. Muito rica a discussão aqui sobre home office, pessoal! Para quem ainda não conhece uma das soluções que surgiu para resolver os problemas do home office, chama-se: coworking. O coworking é uma tendência mundial. Leiam mais em: http://www.ptodecontato.com.br
    Bom trabalho!

  30. Ola!

    Excelente post, e gostei muito de seu ponto de vista sobre o home office.

    Tenho alguns planos de home office ainda no papel.

    Boa sorte em seu trabalho 🙂

  31. Excelente artigo! Também decidi a empreender em Home Office como freelancer e apesar das preocupações não me arrependo por ter tomado minha decisão. Sempre tive facilidade para ser disciplinado com o trabalho, mas no início com o aumento da responsabilidade comecei a ter dificuldades para realizar as outras atividades necessárias do dia-a-dia como comer direito, dormir, praticar atividade física, etc. Tive que reinventar novamente meu jeito de trabalhar para não terminar no estresse, um livro que me ajudou bastante a lidar com esse problema é o Mais Tempo Mais Dinheiro do autor Gustavo Cerbasi. Fica a dica!

  32. Ótimo depoimento! Concordo absolutamente. Abandonei uma carreira bancária de 7 anos para empreender. Não foi fácil, nem nunca é. Mas desafios dão um sabor especial à vida. Acreditar é o primeiro passo e perseverança é a caminhada. O Destino é sem dúvida o sucesso e principalmente a qualidade de vida.

  33. Maryana,

    Uma das grandes vantagens de ter o Home Office é essa. O horário flexível.
    Mais um relato da minha experiência. Minah esposa formou-se em direito faz 3 meses. Para ela poder estudar à noite e fazer estágio durante a manhã, eu fiquei responsável pela escola e refeições dos meus 2 filhos durante 05 anos. Ela saia de manhã, levava o mais velho na escola e já ficava no estágio. Eu ficava com o caçula em casa, fazia o almoço e quando ela chegava em casa com o mais velho estava tudo pronto. O caçula ia e voltava de Van para escola. Quando ele chegava, minha esposa já estava de saída para a faculdade e eu ficava ajudando nas tarefas de escola.
    Entre uma panela e outra, eu corria no home office para ler/responder mail, atender cliente, marcar compromissos para o período da tarde, etc. Valeu cada minuto!

  34. Também tenho um escritório em casa mas ainda não tenho um lugar próprio bem elaborado, estou começando agora em um negócio próprio. Comprei uma mesa de computador e coloquei no meu quarto, mas confesso que nem a uso muito. Uso mais o sofá da sala mesmo, porque tem mais espaço para eu me organizar. Espero em breve poder tem uma salinha só para mim, mas na residência onde moro é impossível. Também tenho dificuldade em estabelecer um horário, pois fico sozinha em casa com a bebê de 1 ano e 2 meses, tenho que arrumar a casa, fazer comida, essas coisas. E o horário que uso para trabalhar é quando ela dorme. Gostei do post, muitas dicas que vou seguir. Bjss

  35. Realmente, as pessoas as vezes acaba desenvolvendo uma relação de amor com o home office e depois não se sente bem em outros lugares. O problema é administrar o isolamento do resto do mercado.

    Um grande abraço

  36. Muito bom o post, funcionou perfeitamente para o momento que estou vivendo, pois no final do ano passado, decidi tentar começar com meu home office, pelo simples fato de que trabalhando em empresas não tinha tempo para nada e estava sempre chateado com isso, além do mais queria continuar a finco meus estudos músicais, juntei um dinheiro e me joguei nessa, faz pouquissimo tempo que estou como freelancer, fazendo as coisas do meu “escritórinho” aqui em casa, disciplina e foco são díficeis mas estou aprendendo bastante.

    Abraço

  37. Excelente post!

    Eu também valorizo muito o meu modo de trabalho. Costumo tirar fotos da minha Home Office e colocar no facebook titulando por níveis. rsrs

    Estou começando ainda, não tenho uma quantidade de clientes muito atrativa, mas evoluir é o meu objetivo e o meu objetivo é o que me faz seguir em frente.

  38. Eu comecei de forma errada no meu Home Office faz uns 6 anos. Transformei um quarto de casa no escritório. Funcionou bem até o dia que precisei receber clientes. Dai foi uma vergonha fazer o cliente atravessar a casa e chegar no meu “escritório” para conversarmos.
    Hoje, transformei um dos cômodos numescritório de verdade, com toldo e porta para a rua.
    O restante d estrutura é a mesma: uma bancada para dois computadores e um multifuncional, 2 armários, uma impressora laser e o roteador wireless.

  39. Ainda estou na duvida se trabalho em casa ou em uma empresa, atualmente trabalho na Usiminas e tenho um certo medo de deixar-la e trabalhar em casa e não obter o ganho para me manter, como você encarou isso?

  40. Amei o seu post, também tenho meu Home Office, já há algum tempo, e estou com minha loja perto de casa também, então o que não termino lá posso concluir em casa, fora estes tantos feriados né?rs
    Valeu!

  41. Muito legal compartilhar essa sua experiência aqui no site. Tive a oportunidade de trablahar 2 anos em casa também e confesso que é muito difícil manter essa disciplina! Como sou novo e tenho muito o que aprender e compartilhar, descobri que a hora ainda não é essa, porém é um grande sonho também! Lhe desejo sorte e muito sucesso. Vou frequentar mais vezes seu site, me identifiquei bastante.

DEIXE UMA RESPOSTA