A decisão de abrir seu próprio negócio exige muita reflexão, pois existem questões que transcendem a enfoque puramente financeiro. Veja nesta matéria o que você deve levar em consideração na hora de decidir se é interessante ou não abrir seu negócio próprio.
A decisão de abrir seu próprio negócio exige muita reflexão, pois existem questões que transcendem a enfoque puramente financeiro. Veja nesta matéria o que você deve levar em consideração na hora de decidir se é interessante ou não abrir seu negócio próprio.

Abrir seu próprio negócio é uma decisão que precisa ser bem pensada

O sonho de abrir seu próprio negócio nunca esteve tão presente na cabeça dos brasileiros, principalmente agora, em tempos de crise, quando diante do fantasma da demissão, a alternativa de ser seu próprio patrão pode ser a grande saída.

Diversas pessoas parecem já nascido com espírito empreendedor e há aquelas que vão desenvolvendo esse perfil com o tempo. Bem, não importa, em todos os casos abrir seu próprio negócio é sempre um sonho.

O que muita gente se esquece é que abrir seu próprio negócio, traz também uma série de responsabilidades e por que não dizer, até mesmo uma mudança na forma de encarar a vida e os compromissos. Além do mais, a decisão de ser seu próprio patrão, não pode ser tomada de impulso. É preciso pensar bem antes.

Para ajudar a quem está pensando em abrir seu próprio negócio, a equipe do Empreendedores Web traz alguns questionamentos que devem ser levados em conta no hora de tomar uma decisão tão importante.

Busque uma área que você domina e se realiza

O primeiro passo para um empreendedor ser bem sucedido na desafiante empreitada de abrir seu próprio negócio é encontrar uma atividade que você já tenha alguma experiência e com a qual se identifique.

Entrar em um negócio sem paixão e só pelo retorno financeiro que ele pode proporcionar, pode deixar as coisas bem difíceis nos momentos mais apertados. Não são raros os casos de empreendedores que superaram momentos dificílimos, só porque tinham paixão pelo que faziam.

Para começar um negócio próprio, antes de tudo, você precisa acreditar nele e não apenas no retorno que ele pode trazer. Aqui no site mesmo, na seção de Ideias de Negócios estamos sempre trazendo sugestões para quem quer abrir sua própria empresa, mas é essencial gostar do que se faz.

É essa paixão que te dá força para trabalhar duro e encarar os desafios com mais disposição. Portanto, não pense apenas no dinheiro na hora de montar o seu negócio, mas sim no prazer e realização que ele pode lhe proporcionar.

Para abrir um negócio próprio é preciso planejar antes

Como abrir seu próprio negócio
Para abrir seu próprio negócio é preciso pensar muito

O planejamento é a base de todo projeto bem sucedido, por isso, evite arroubos e impulsos empreendedores e planeje bem a sua empreitada.

Criar um plano de negócios as vezes pode parecer uma tarefa chata e enfadonha, mas acredite, é ela quem vai dar o tom da sua empreitada.

Pesquise bem o mercado e conheça as reais oportunidades que ele oferece. O Sebrae pode ser um ótimo parceiro nessa etapa, oferecendo cursos e material de pesquisa para você poder esmiuçar o mercado onde pretende ingressar.

Para não ser surpreendido em seu novo negócio, faça uma boa análise da concorrência e descubra como você poderia se destacar no segmento em que pretende atuar. Se você quer montar um negócio apenas para ser mais um, suas chances de sucesso são bem menores, pois o mercado busca por iniovação.

Como abrir um negócio próprio sem dinheiro?

Simples, não dá. Todo empreendimento precisa de um capital inicial e por isso você deve avaliar bem seus recursos financeiros. Não que você precisi de rios de dinheiro para começar seu prpóprio negócios.

A bem da verdade, nem sempre, abrir um negócio exige muito dinheiro. No segmento de franquias, por exemplo, existem diversas oportunidades de franquias baratas que podem ser uma bela porta de entrada para o mundo do empreendedorismo.

Se você tem o capital para investir, melhor, pois uma medida prudente é evitar o endividamento, principalmente em tempos de juros estratosféricos como o que vivemos, mas se não tiver todo ele, existe a opção do microcrédito, por exemplo.

Para o pequeno empresário é uma modalidade de financiamento empresarial bastante interessante. De qualquer maneira, é importante que você saiba exatamente quanto terá que gastar para abrir sua empresa.

Abrir seu negócio próprio com um sócio exige cuidado

Essa é uma outra armadilha para a qual você deve estar atento. Muitas vezes, para fugir da questão do capital inicial e financiamentos, as pessoas buscam sócios, mas talvez este não seja o melhor caminho.

Se o seu sócio não tiver a mesma visão e disposição que você, dificilmente a empreitada dará certo. Se ele for apenas a fonte de recursos, cedo ou tarde os problemas surgirão.

Abrir seu negócio próprio com um parceiro que não corresponde às suas expectativas pode trazer muito mais decepção do que satisfação, portanto, muito cuidado com esse aspecto do negócio.

Como você pode ver, existem muitas considerações a serem feitas na hora de pensar sobre como abrir seu negócio próprio e por isso, nossa recomendação é que você amadureça a ideias ao máximo antes de botar a mão na massa.

Mantenha-se informado sobre essa e outras questões envolvendo a abertura de um negócio próprio e empreendedorismo, assinando nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA