Sinais de recuperação da economia brasileira

Falar em sinais de recuperação da economia brasileira em um momento tão conturbado como o que vivemos, com denúncias e mais denúncias de envolvimento de políticos em escândalos de corrupção pode parecer estranho, mas na verdade não o é.

Quem me conhece sabe que, do ponto de vista da análise econômica, herança da minha atividade anterior como analista de investimentos, sou um sujeito extremamente frio em minhas leituras do cenário econômico.

É com essa frieza que digo que os sinais de recuperação da economia brasileira estão soltos por aí, e só não enxerga que se deixou tomar pelo pessimismo generalizado que tomou conta de boa parte da sociedade e alguns empreendedores.

Como já venho falando há algum tempo, ao que tudo indica, já chegamos ao fundo do poço, e que por uma questão lógica, só existem dois caminhos. O primeiro é continuarmos no estado de estagnação econômica, e o segundo é o de partirmos para a retomada do crescimento.

O cenário político não assusta tanto

Um dos grandes temores d muitos investidores e empreendedores é o cenário político nacional. As delações premiadas da operação Lava Jato trouxeram à tona o real ambiente dos bastidores político do Brasil nos últimos anos.

Propina, caixa dois e outros delitos, infelizmente eram velhos conhecidos da população brasileira. Os nomes, em sua grande maioria, também já eram figurinhas carimbadas do cenário de roubalheira instaurado no país nos últimos anos.

Fica então a pergunta? O que mudou tanto assim ao ponto de assustar as pessoas? A resposta é simples: a possibilidade de ver pelo menos alguns corruptos punidos. Isso não é bom? Isso não seria um dos pontos de partida para a retomada do crescimento na economia brasileira?

É claro que existe o risco de no meio de toda essa confusão toda, medidas fundamentais para a que o país possa voltar a crescer, como a reforma da Previdência, por exemplo, podem não sair, mas acredito que as forças econômicas irão ser mais fortes que as forças políticas.

Principais sinais de recuperação da economia brasileira

Aos poucos, daqui e dali, vão surgindo alguns sinais de recuperação econômica da economia brasileira, tímidos eu concordo, mais alentadores como indicações de que o pior já passou. Entre eles, vale a pena destacar:

  • O aumento do nível de confiança do empresariado brasileiro na economia nos últimos meses, como mostram algumas notícias veiculadas na imprensa;
  • O aumento dos pedidos às indústrias de papelão ondulado, um indicador clássico de aquecimento da economia;
  • Projeções do IPEA dando conta de um bom desempenho da produção industrial brasileira no primeiro trimestre de 2017.

É claro que apenas estes indicadores não bastam para dissipar as nuvens cinzentas do cenário econômico brasileiro. Temos muito chão a percorrer antes que a economia volte finalmente à rota de crescimento, mas já é um começo.

O empreendedorismo e a retomada do crescimento

Sinais de crescimento da economia brasileira

Embora muitos empreendedores estejam receosos em investir em seus negócios, talvez seja este o momento de começar a desengavetar projetos e atualizar planos de negócios para aproveitar de maneira plena a retomada do crescimento na economia brasileira.

Aqui no Empreendedores Web temos a chance de conversar com vários empresários e empreendedores que já dão sinais de maior confiança no futuro do mercado brasileiro e da economia como um todo.

É claro, até mesmo em função da gravidade da crise pela qual passamos, que a retomada do crescimento da economia brasileira se dará de forma gradativa, com resultados mais expressivos a médio e longo prazo, mas já é um alívio saber que o pior já passou.

Acreditamos ser este o momento para “aquecermos os motores” porque na hora em que todos se derem conta que a maré virou, é possível que os empreendedores tenham dificuldades até de fornecimento de máquinas e equipamentos, visto que estará havendo uma demanda maciça e a capacidade de produção ainda será baixa.

O que falta para a coisa deslanchar?

Como dito anteriormente, muito embora os sinais de recuperação da economia brasileira estejam por toda a parte, ainda não podemos afirmar categoricamente o processo irá deslanchar, pois existem ainda itens fundamentais a serem ajustados.

Um dos principais é o equilíbrio das contas públicas e principalmente a questão da reforma da previdência. Essa reforma é fundamental, até mesmo para que o Banco Central possa impor uma política de redução mais rápida da taxa de juros.

Sem essa modificação, que está na mão dos políticos, corremos o risco de retroceder, e pior ainda, a crise pode até mesmo se agravar. Por isso, empresários e empreendedores precisam pressionar das formas que forem possíveis,  a classe política.

Como você pode constatar, embora o momento ainda seja delicado, o fato é que os sinais de recuperação da economia brasileira estão aí e talvez seja sim o momento de nos prepararmos para dias melhores. Mantenha-se informado assinando o nosso Boletim Informativo.

Sinais de recuperação da economia brasileira
5 (100%) 19 votos