Quero montar meu próprio negócio
Quantas vezes você já não se pegou pensando: Quero montar meu próprio negócio! Talvez muitas. E o que na verdade impede você de investir nessa ideia?
Na maioria das vezes as pessoas desistem de montar um negócio próprio simplesmente por não saber por onde começar a caminhada.
Outras vezes o grande obstáculo é o medo natural de partir para uma empreitada deste vulto, uma reação normal para que compreende a dimensão dessa decisão.
O fato é que quando você diz quero montar meu próprio negócio, imediatamente um sem número de dúvidas começam a aparecer e muitas vezes isso desestimula os novos empreendedores.
Como o objetivo principal do Empreendedores Web é incentivar o empreendedorismo através da informação, pesquisamos e fizemos um pequeno roteiro para orientar que está passando por esse momento de definição.
Pela nossa experiência adquirida através de conversas com empreendedores, análises de casos, comentários em nosso site a experiência da nossa própria equipe, dividimos esse roteiro em cinco itens:
- Será que empreender é para você?
- Que tipo de negócio montar?
- O quanto de dinheiro será preciso?
- Onde buscar suporte?
Se a ideia de que “quero montar meu próprio negócio” bateu na sua cabeça, aqui está o roteiro para o início dessa jornada!
Você tem o perfil para montar o seu próprio negócio?
A decisão de montar o seu próprio negócio, diferentemente do que muita gente imagina, é algo muito sério e precisa ser muito bem analisada. Em primeiro lugar você deve fazer uma autoanálise e verificar se você realmente tem o perfil empreendedor para atingir os seus objetivos.
Como já dissemos em um artigo anterior, abrir o seu próprio negócio não é uma obrigação e muito menos é para qualquer pessoa. Muita gente acha que trabalhar para outra pessoa ou empresa não é louvável. Puro engano. É louvável sim e muita gente que trabalha como colaborador em uma grande corporação, as vezes acaba sendo um péssimo empreendedor.
Pot isso, antes de tudo, verifique se você realmente tem o perfil empreendedor, se está disposto a enfrentar os mega desafios resultantes dessa decisão e se terá a paciência necessário para arcar com o ônus antes de usufruir do bônus.
Empreender não é apenas dizer eu quero montar o meu próprio negócio, é estar preparado para isso e ter as características para enfrentar esse desafio.
Que tipo de negócio devo montar?

Essa, para mim, é a resposta mais fácil: Monte um negócio pelo qual você seja apaixonado e domine os conhecimentos necessários para transformá-lo em um produto de sucesso.
Sem paixão é muito difícil criar um negócio promissor, e sem o conhecimento técnico necessário para isso é praticamente impossível.
Quando você diz quero montar um negócio próprio, deve avaliar se existe algo pelo qual seja realmente apaixonado ao ponto de superar todas as adversidades naturais da criação e gestão de uma empresa, e que o impulsione a oferecer um produto ou serviço diferenciado pelo carinho e paixão que você dedica.
Montar um negócio, pura e simplesmente pelo retorno financeiro que ele pode trazer, na maioria das vezes não funciona muito bem, seja do ponto de vista comercial ou da própria satisfação pessoal.
O quanto de dinheiro será preciso?
Essa é uma outra questão que você precisa pensar bastante. Não se trata única e exclusivamente de dizer eu quero montar o meu próprio negócio. É preciso saber se você tem ou não dinheiro para concretizar esse sonho.
No momento atual, a melhor opção é montar seu negócio com recursos próprio, pois pegar dinheiro em banco, com as taxas de juros atuais, é simplesmente loucura. Por isso, a melhor situação é ter os recursos para montar o negócio.
Outra opção é buscar um sócio que possa entrar com capital junto com você. Nesse caso é preciso se certificar que esse sócio vai realmente agregar valor ao negócio, além é claro, de entrar com o dinheiro. Sociedade é como casamento, portanto, pense bem.
Leio o artigo Como Escolher Um Sócio
Onde buscar suporte?
Em primeiro lugar, pesquise exaustivamente na Internet em sites especializados na área onde você deseja investir e colha o máximo possível de informações para dimensionar o que você deseja montar.
Feito isso, é hora de buscar auxílio profissional. O melhor lugar para isso é sem sombra de dúvidas o Sebrae, que possui uma vasta experiência neste tipo de orientação e pode lhe ajudar com consultores e ainda uma vasta biblioteca cobrindo diversos tipos de negócios.
Quando você decide “Quero montar meu próprio negócio!” você está dando um passo importante na sua vida e portanto, precisa medir passo a passo suas ações. Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.
Por Rodrigo Lima