InícioEmpreendedorismoA primeira obrigação de um empreendedor é pagar salários em dia

A primeira obrigação de um empreendedor é pagar salários em dia

A primeira obrigação de um empreendedor é pagar salários em dia

Se você está pensando em abrir um negócio, saiba que a primeira obrigação de um empreendedor é pagar salários em dia. Se já é dono de uma empresa e não faz isso, este artigo certamente irá lhe dar uma nova visão sobre o assunto.

Sei que os argumentos que irei utilizar irão contrariar muita gente que acredita que pagar salários em dia não é assim uma “prioridade”. O foco deve ser na “manutenção dos empregos”, um argumento usado na maioria das vezes, de forma demagógica.

O problema é que esse pensamento não só deturpa a função de uma empresa no ambiente social e econômico de um país, como também distorce a função do empreendedorismo na criação de uma sociedade justa e pródiga.

Não podemos criticar os políticos que não devolvem ao povo os benefícios que teoricamente seriam o retorno dos impostos abusivos que pagamos no Brasil, se não pagamos em dia os salários de nossos colaboradores.

A essência de uma empresa está em seu grupo de colaboradores. Se não damos as condições mais básicas de satisfação de suas necessidades, como o pagamento pontual e justo de seus salários, como esperar pelo sucesso do negócio.

Ninguém trabalha por acaso

Esse é meu primeiro argumento para justificar a minha afirmativa de que a primeira obrigação de um empreendedor é pagar salários em dia. Me arrisco a ir mais além, dizendo que é importante recompensar de forma adequada seus colaboradores.

Ninguém, a não ser milionários, trabalha por diletantismo, esporte ou então pela mais absoluta falta do que fazer. Todo mundo trabalha com um objetivo, e entre eles está o de receber um salário em troca do tempo e esforço dedicado à empresa.

Mesmo as pessoas que prestam serviço voluntário recebem algum tipo de remuneração, seja ela a satisfação de uma vontade de ajudar, ou o prazer de ver um sonho concretizado ou prestar apoio a uma determinada causa.

Por isso, se você não paga salários em dia, você não está dando o retorno que essas pessoas esperavam quando se candidataram a uma vaga de emprego na sua empresa. Se são colaboradores, se o negócio não produz resultados reais, a decepção também é grande.

Uma empresa é um ente social

Se você está pensando em empreender, é natural que esteja preocupado com a elaboração de um plano de negócios, análise do fluxo de caixa e da concorrência. Mas será que você está levando em consideração a sua responsabilidade sociais?

Uma empresa é um ente social, e por isso deve responder de forma adequada às expectativas que são geradas já no momento de sua constituição, e reforçada quando da contratação de funcionários.

A responsabilidade social é um dos pilares do empreendedorismo moderno, seja ela com o meio ambiente, um tema bastante comum hoje em dia, ou com a obrigação de pagar em dia seus colaboradores.

Do que adianta ser ecologicamente correto se na origem você é socialmente incorreto? Comece a salvar o planeta mantendo as pessoas que o habitam com seus salários em dia a tendo condições de atender às suas necessidades, com o fruto de seu trabalho.

Não use como justificativa suas “obrigações”

Se o argumento para não pagar os salários de seus funcionários em dia, forem as suas “obrigações”, saiba que isso não é justificativa para nada. As pessoas que dedicam tempo e trabalho à sua empresa também têm “obrigações” a cumprir.

Aluguel, prestação da casa própria, condomínio, mensalidade do colégio, plano de saúde são obrigações comuns à grande maioria das pessoas. Se elas não receberem seus salários em dia, como vão fazer para cumprir com as obrigações delas?

Na hora de decidir montar seu próprio negócio você não sabia das obrigações que teria que cumprir? Bem, se esse é o seu caso, me desculpe, mas você nem pode ser chamado de empreendedor.

A culpa não é do governo

Outra justificativa muito comum entre os empregadores que não pagam salários em dia é de que o governo cobra impostos demais. Concordo plenamente com isso, mas será que você não sabia disso antes?

O planejamento tributário é uma das partes fundamentais na hora de abrir uma empresa. Sem ele, você pode acabar quebrando e ainda sair devendo. Se você não conhece os impostos do seu negócio, não conhece o seu maior sócio, o governo.

Por isso, se a sua desculpa para não pagar os salários de seus funcionários em dia são os impostos, meu conselho é o seguinte: deixe de pagar ao governo e pague primeiro às pessoas que ajudaram a criar e manter o seu negócio.

A culpa não é dos chineses

Como disse já no início do artigo, a primeira obrigação de um empreendedor é pagar salários em dia, e não adianta culpar os chineses ou qualquer outro grande concorrente para não fazer isso.

Minha mãe, em sua imensa sabedoria, sempre disse que “se você não aguanta o touro pelo rabo não o segure”. Isso se aplica ao empresário que não consegue concorrer em um mundo tão competitivo quanto o ambiente empresarial globalizado em que vivemos hoje.

Se os seus concorrentes estão massacrando a sua empresa, das duas uma: ou você reverte essa situação, mudando o seu mix de produtos e buscando uma Estratégia do Oceano Azul para o seu negócio, ou então fecha as postas.

Pessoa jurídica pobre e pessoa física rica

Esse é um joguinho muito cretino praticado por diversos empresários brasileiros, e por que não dizer, em outros países também. Aquela situação onde a pessoa jurídica está pobre, mas a pessoa física está rica.

Se você percebe que não vai conseguir pagar os salários dos seus funcionários este mês, o que acha de vender aquele belo carro importado que você guarda na garagem? Muitos de seus funcionários, nem carro tem, mas precisam colocar comida na geladeira. Já pensou nisso?

Essa perda de patrimônio faz parte do jogo empresarial, ou você acha que montou uma empresa só para acumular patrimônio, independentemente da situação financeira das pessoas que dão duro para gerar este seu patrimônio?

O sonho de empreender é seu e a responsabilidade também

Concordo que abrir mão de bens pessoais e das vantagens que o dinheiro pode trazer é algo que seja difícil de ser encarado, mas você precisa estar consciente de que o sonho de empreender é seu, e as responsabilidades advindas deste sonho também.

Entendo que você se recuse a ter uma CLT, mas é preciso também que você respeita as pessoas que fizeram esta opção e que dependem do salário que as foi prometido para viverem e estarem em dia com suas despesas e obrigações.

Sou um capitalista de carteirinha, adepto das teorias de Adam Smith e seu tratado sobre A Riqueza das Nações e ao mesmo tempo um ferrenho crítico de Karl Max em muitos pontos de seu livro O Trabalho.

Ter lido e estudado as duas obras, me ajudou muito a conhecer os dois lados de uma mesma moeda que muitas vezes fica em dúvida sobre o lado que deve cair. Minha conclusão é de que Adam Smith ganha de lavada.

Tenho como base de meus negócios a premissa de que se eu não tiver condições de pagar em dia os salários de meus funcionários, não aprendi nada, nem com um, nem com o outro.

Por isso, não tenho nenhuma dúvida em afirmar que a primeira obrigação de um empreendedor é pagar salários em dia e fazer a riqueza da empresa, também contribuir com a riqueza de seus colaboradores.

Por Alberto Valle

Outros em Empreendedorismo

Máquina de assar espetinhos de churrasco Imagine uma máquina de assar espetinhos de churrasco que permita a você uma produção muito maior de espetinhos que os meios tradicionais usados até agora. Essa é a proposta da máquina Churrasqueira de Espetinhos Churras...

Mais Lidas na Seção

Buscar no Site

Últimas Publicações

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Alberto!

    Concordo plenamente não só quanto ao conteúdo do artigo, como o que você colocou em sua resposta ao comentário.
    Pagar em dia seus funcionários é realmente uma obrigação moral de todo e qualquer empreendedor. Se construímos um negócio graças ao trabalho, esforço e dedicação de nossos funcionários, nada mais lógico do que pagar em dia a estes colaboradores.

    Um dos maiores patrimônios de uma empresa é justamente o seu corpo de funcionários. Pagar em dia é sim uma obrigação, mesmo que isso, como você mencionou no artigo, e depois em seu comentário, represente ter que abrir mão de patrimônio próprio. Eu também sei muito bem o que é isso, pois já passei pela mesma situação.

    Mais uma vez, parabéns pelo artigo e pela coragem de falar tão abertamente sobre o assunto.

  2. Muito fácil falar isso escrevendo em um bloguinho. Queria ver se você estivesse na linha de frente tendo que pagar juros, impostos e tudo mais. Falar é fácil meu amigo.

    • Oi Marcelo

      Vamos colocar as coisas em seus devidos lugares. Primeiro, não se trata de um bloguinho. O Empreendedores Web é uma referência online para os pequenos e médios empreendedores, por isso, me sinto muito orgulhoso de publicar meus artigos neste canal.

      Em segundo lugar, estou na “linha de frente” sim. Não sou nenhum tipo de empreendedor de palco e sei muito bem o que é ter que matar um leão a cada dia, como é a rotina do empreendedor brasileiro.

      Quanto a questão de pagar juros, eu realmente não pago, pois graças a muito planejamento e uma postura realista, sempre me mantive distante dos bancos. Sócio, como disse no artigo, já basta o Governo.

      Quanto aos impostos, também pago. Abusivos eu concordo, principalmente se levarmos em consideração o que o nosso governo nos dá em troca. Minhas empresas não devem um único centavo ao governo brasileiro.

      Quanto a pagar salários em dia, sim, considero isso uma obrigação. Em tempos difíceis, já fui obrigado a vender meu único carro, mas nenhum de meus funcionários ficou sem ter seu salário pago regiamente em dia.

      Quanto a ser fácil falar… Não considero tão fácil assim não. Preferiria viver em uma realidade negocial onde os empresários honrassem seus compromissos, e eu não fosse obrigado a ouvir barbaridades como empresas que não pagam seus funcionários em dia e por isso, ter que escrever sobre o assunto. #ProntoFalei

      Um grande abraço

      Alberto Valle

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here