Motivos do fracasso dos negócios online

Nosso assunto de hoje são os principais motivos de fracasso nos negócios online, um tema que você precisa estar a par, caso esteja pensando em montar um negócio na Internet.

É super comum encontrarmos centenas de artigo sobre como ter sucesso em negócios online, principalmente aqueles tentando lhe vender uma “fórmula” para ficar rico em muito pouco tempo criando um negócio online.

O problema é que dificilmente alguém se propõe a mostrar, quais são as armadilhas envolvendo os negócios online. Dificilmente se encontra um texto mostrando quais são os erros dos negócios online que acabam levando ao fracasso.

Neste artigo nós vamos falar exatamente sobre os principais motivos para o fracasso nos negócios online e também apontar algumas sugestões para você transformar uma armadilha em uma boa oportunidade de negócio.

Principais motivos para o fracasso dos negócios online

Confira abaixo nossa lista dos principais motivos pelos quais as pessoas fracassam ao criar um negócio na Internet

1 – Premissas erradas

Um dos maiores motivos do fracasso dos negócios online é começar a partir de premissas erradas. Muita gente inicia um negócio online acreditando em informações que nem sempre correspondem à realidade.

Antes de se entusiasmar com um negócio na Internet, verifique se na verdade é “aquilo tudo” que falam, se o mercado não está saturado e se existe uma demanda real para o produto ou serviço. Nem tudo o que reluz é ouro, como diziam nossos avós.

Para montar um negócio de sucesso na Internet, você precisa se conscientizar que grande parte do seu trabalho será o de pesquisa, é nada mais prudente que investigar exatamente onde você irá investir o seu tempo e dinheiro.

2 – Achar que ficará rico da noite para o dia

Esse é outro dos principais motivos para o fracasso dos negócios online. Muitas vezes nos deparamos com ofertas de negócios, que segundo o vendedor “irão mudar a sua vida”. Pelo que é apresentado, você estará nadando em dinheiro em poucos meses!

Calma que a coisa não é bem assim. Os negócios online são como qualquer outro tipo de negócio. Você começa e tem um prazo de maturação. Com mais de quinze anos de mercado, e muito trabalho, eu não conheço um único negócio online que pode deixar você rico da noite para o dia.

Entre os motivos para empreender que podem levar você ao fracasso, este é o mais comum de encontrarmos no universo online. Por isso, aprenda a dar tempo ao tempo e evite decepções.

3 – Adotar o modelo de cópia

Um velho frequentador da lista de motivos do fracasso dos negócios online, achar que você pode montar um negócio lucrativo na Internet, simplesmente copiando um modelo já existente, é o caminho certo para entrar em uma verdadeira furada.

Copiar um modelo de negócio já existente, sem acrescentar nada que possa destacar você entre as outras empresas já existentes, é simplesmente garantir para você uma desvantagem competitiva, já que o modelo original já está no mercado a mais tempo.

Por isso, ao invés de copiar um modelo de negócio já existente, sem acrescentar nada de novo, invista na sua criatividade e crie um negócio que esteja a frente da concorrência para se destacar no mercado ter sucesso.

4 – Não investir o que é necessário

Na mesma onda das “fórmulas matadoras” para ganhar dinheiro na Internet, volta e meia também nos deparamos com promessas de que você pode montar um negócio online sem investir dinheiro algum, e ganhar muito com isso.

Nada mais ilusório do que isso. Como nos negócios físicos, para montar um negócio de sucesso na Internet, você precisará fazer um investimento inicial, seja no seu site, na hospedagem ou na divulgação. Acreditar nestas ofertas é se auto enganar.

É claro que para montar um pequeno negócio na Internet, o investimento é bem menor do que em um negócio físico, já que você não precisará de instalações e tudo mais, mas dizer que você não vai precisar investir nada é pura enganação.

Principais motivos do fracasso em negócios online

5 – Falhar na divulgação do negócio

Outro erro muito comum entre os novos empreendedores digitais. Em um ambiente de negócios tão competitivo como o que temos hoje em dia, não divulgar de forma eficiente é um dos maiores erros que você pode cometer.

Um dos principais motivos do fracasso dos negócios online na área do comércio eletrônico, por exemplo, é investir todo o capital disponível na aquisição da plataforma de e-commerce e depois, ficar ser recursos para divulgar a loja virtual.

Por isso, em seu plano de negócios, dê uma atenção especial à questão do marketing digital. Crie uma estratégia profissional de divulgação, envolvendo os mais variados canais, para que seu negócio não se transforme em um ilustre desconhecido.

6 – Não buscar capacitação

O ambiente online atual é extremamente profissionalizado e competitivo. Resultado, não há espaço para improvisos ou amadorismo. Por isso mesmo, para ter sucesso em um negócio online é preciso sair em busca de capacitação.

Um dos motivos do fracasso dos negócios online é acreditar que você pode montar um negócio na Internet sem conhecer profundamente as ferramentas que irá utilizar. Dá para imaginar um piloto de fórmula 1 que não conhece o funcionamento do motor do seu carro?

Por isso, busque fazer cursos na área de marketing digital, e-commerce se for o seu caso, e tente participar de eventos relacionados ao empreendedorismo online para conhecer novas ideias e abordagens.

O universo dos negócios online está repleto de oportunidades, algumas delas de baixo investimento e altíssimo potencial, mas você precisa ser muito prudente na hora de escolher onde investirá o seu tempo e dinheiro.

Agora que você já conhece os principais motivos do fracasso dos negócios online, ficará bem mais fácil identificar o que vale a pena investir e evitar um desastre em sua ação empreendedora. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Motivos do fracasso dos negócios online
5 (100%) 1 voto

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho que o principal motivo para o fracasso em negócios online é a falta de capacitação técnica. Muita gente acha que marketing digital, por exemplo, é intuitivo, mas na verdade, de intuitivo não tem nada. É muita técnica mesmo e só.

    • Olá Leopoldo

      É isso aí. Sem uma boa divulgação, a sua chance de fracassar em um negócio online é muito grande. Afinal de contas, quem não é visto, não é lembrado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here