Melhores nichos para programas de afiliados

Falar sobre os melhores nichos para programas de afiliados é certamente meter a mão em um vespeiro enorme, pois todo mundo acha que o seu nicho é o melhor. É o tipo de assunto que gera discussões super acaloradas.

Não tem problema, uma forma de evitar manifestações radicais sobre o assunto, é tratar a questão dos programas de afiliados de uma forma estritamente técnica, o que aliás é o posicionamento que quem deseja ganhar dinheiro de verdade com esse tipo de negócios online deveria sempre adotar.

Eu pessoalmente já perdi as contas de quantas vezes em nossos cursos ou em conversas informais já me perguntaram quais são os melhores nichos para programas de afiliados, o que é compreensível, uma vez que esse é um dos componentes básicos para o sucesso neste tipo de negócio.

O problema é que esse é o tipo de pergunta que para ser respondida de maneira técnica, é necessário fazer uma série de avaliações. Responder Este ou Aquele sem avaliar cada caso, seria irresponsabilidade.

E você? Também está em dúvida sobre quais os melhores nichos para ganhar dinheiro com programas de afiliados? Se está, então, vou mostrar a você como chegar à sua própria conclusão.

Quais são os melhores nichos para programas de afiliados

Como eu disse anteriormente, para determinas quais são os melhores programas de afiliados para o seu caso, é necessário fazer uma análise séria sobre o assunto.

O que mais tem por aí, é gente dando respostas simples e erradas para questões difíceis. Então, vamos avaliar de maneira séria e profissional alguns destes pontos.

1 – Qual o nicho de mercado pelo qual você realmente tem paixão e conhece?

Essa é a primeira pergunta que eu faço quando alguém me questiona a respeito de quais são os melhores nichos para ganhar dinheiro com programas de afiliados, pois é a resposta que me dirá se a pessoa poderá acrescentar algo ao negócio.

O melhor nicho de mercado, seja no caso de programas de afiliados ou para qualquer outro negócio, é aquele pelo qual você tem paixão e realmente entende, pois é isso que funcionará como incentivo e garantirá a qualidade do trabalho que você irá desenvolver.

De nada adianta montar qualquer modelo de negócio para ganhar dinheiro com programas de afiliados se você não gosta do que faz e não entende profundamente sobre o assunto. Seja em um blog ou em uma loja virtual, o resultado será um site insosso que não convencerá ninguém.

Por isso, além dos critérios técnicos que vou explicar mais abaixo, é necessário ter paixão pelo assunto ou produto. Caso contrário, suas chances de sucesso serão bastante reduzidas.

2 – Dá para ganhar dinheiro com programas de afiliados em qualquer nicho de mercado?

Definitivamente não. Ao contrário do que muita gente diz por aí, não dá para ganhar dinheiro com programas de afiliados em qualquer nicho de mercado. Existem alguns que são muito ruins, e eu já te explico o porquê.

Alguns nichos não possuem um número de programas de afiliados que seja o suficiente para montar um mix variado de produtos para vender no seu site, e um dos segredos do sucesso em programas de afiliados é justamente ter uma boa gama de opções para oferecer aos visitantes do seu site.

Se você monta um blog ou loja virtual, para oferecer um ou dois produtos de afiliados, como por exemplo, infoprodutos, no final você acaba virando um “camelô” desses programas e restringe as suas chances de ganho.

Quais são os melhores nichos para programas de afiliados

3 – Como escolher os melhores nichos para programas de afiliados?

É aqui que entra a parte técnica do negócio. Você terá que fazer o mesmo tipo de análise que seria feita em um negócio qualquer no mundo físico, com alguns ajustes para o ambiente online.

Os principais pontos para a avaliação de um programa de afiliados são:

  1. Produtos ou serviços altamente alinhados com o seu site ou loja virtual
  2. Um bom número de programas de afiliados disponíveis
  3. Comissões que justifiquem o seu esforço
  4. Modelo de atribuição que faça sentido com sua estratégia de marketing digital
  5. Regulamento que não engesse a divulgação dos seus programas

Parece simples, não é? Só que não. Esse é um trabalho que irá consumir muito tempo de pesquisa e avaliação. Para ajudar você a vencer este desafio, vou dar algumas dicas.

Em primeiro lugar, os produtos ou serviços de afiliados que você escolher devem estar extremamente alinhados com o conteúdo do seu blog ou loja virtual, caso contrário, você terá dificuldades em estabelecer uma autoridade na área, o que é fundamental para o seu sucesso neste tipo de negócio.

Outro item fundamental que distingue os melhores nichos para programas de afiliados é uma boa quantidade de opções de anunciantes disponíveis, e de preferência que exista uma forte concorrência entre os anunciantes.

Em terceiro lugar é necessário avaliar se as comissões pagas pelo programa são compatíveis com os seus custos operacionais e de promoção destes produtos. Em alguns casos, simplesmente não vale a pena investir na divulgação, pois as comissões são muito baixas.

Outro detalhe técnico na hora de escolher um programa de afiliados diz respeito às Janela de Atribuição de Comissão do programa. Ela deve ser alinhada à sua estratégia de marketing digital, caso contrário, você estará trabalhando para os outros faturarem.

Este é um ponto que em nosso curso de programas de afiliados fazemos questão de chamar atenção, já que é fundamental para o sucesso neste tipo de negócio.

Por fim, é importante que o programa não possua um regulamento muito restritivo em termos de divulgação, caso contrário ficará muito difícil divulgar o produto sem ferir as diretrizes impostas pelo programa.

De maneira geral, os melhores programas de afiliados são aqueles de grandes plataformas de afiliados, com tradição no mercado e muitos participantes, além é claro, de produtos de alta qualidade.

Com a escolha certa do nicho, um site, blog ou loja virtual bem estruturada, com um layout agradável e profissional, e obviamente, uma boa estratégia de marketing digital, o sucesso é apenas uma questão de dedicação e muito trabalho.

Agora que você já sabe como descobrir os melhores nichos para programas de afiliados, é uma questão de fazer a avaliação que indicamos e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Melhores nichos para programas de afiliados
5 (100%) 14 votos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here