InícioEmpreendedorismoExpectativas do mercado de decoração de luxo

Expectativas do mercado de decoração de luxo

As expectativas do mercado de decoração de luxo no Brasil

No decorrer da última década, o consumo de artigos de luxo no Brasil apresentou importante expansão. Grandes centros como São Paulo, vêm expandindo o espaço voltado para este mercado, com lojas que são consagradas ao redor do mundo.

Christian Dior e muitas outras marcas mundiais de luxo disputam com vigor o mercado brasileiro. O país foi, por exemplo, o primeiro da América do Sul a ter lojas da joalheria Tiffany & Co. E, uma das lojas da Louis Vuitton no país está entre as mais produtivas do mundo.

A expectativa é que o segmento de artigos de luxo continue crescendo nos próximos anos, por conta da ascensão da nova classe média e, principalmente, devido à expansão da camada de maior renda da população.

Segundo pesquisa de mercado realizada pela Euromonitor Internacional, até 2020, o segmento da população brasileira com renda bruta anual acima de US$ 150 mil vai crescer 49,3%, alcançando 1,4 milhão de pessoas.

Eventos prejudicaram o setor este ano

Mercado de Decoração de LuxoNo entanto, por causa dos eventos que aconteceram no país, este ano não foi bom para o mercado brasileiro como um todo, inclusive para o mercado de luxo.

Antônio Carlos Viegas Filho, diretor da rede Moldura Minuto, explica que as quedas nas vendas foram na ordem de 15%%: “Para 2015, esperamos uma adaptação no mercado para retomar os 15% perdidos este ano”, diz.

Outro fator importante neste segmento de artigos de luxo é o perfil do consumidor que, no Brasil, vem apresentando mudanças significativas. Ocorre no país a chamada democratização do luxo, onde não só uma parcela da população consome neste mercado, mas todas as classes criaram seu conceito de luxo.

As facilitações no sistema de crédito e a ascensão da classe média foram os principais fatores para a abrangência do público neste segmento.

O luxo deixou de ser um fator de ostentação, para se tornar uma tendência. Para os empresários do setor, o desafio hoje é perceber que existe o luxo para a classe A, para a classe B e para a classe C.

“Cada classe social possui uma definição, mas é fato que o luxo é visto hoje como um padrão de vida, diferente de outros tempos. Atualmente ele é delicado, refinado e deixou de ser ostensivo”, diz Antônio.

O perfil dos consumidores de artigos de luxo

O perfil dos consumidores deste mercado são em grande maioria leais e, sobretudo, admiradores das marcas que consomem. O luxo não é só um fator para exibir riquezas ou poder aquisitivo, mas um conceito que caracteriza um estilo de vida.

Uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group, realizada em 2003, apontou que a valorização pessoal do dia a dia e a necessidade de quebra de rotina são os principais fatores que levam à compra de artigos de luxo.

Ciente disso, o mercado aposta na importância de um serviço personalizado, para fidelizar o cliente, atraindo-o não só com o produto, mas com tudo que o cerca e que faz parte da marca.

No caso da Moldura Minuto, empresa pioneira no segmento de emolduramento rápido no Brasil, o diferencial passou a ser justamente o atendimento. O cliente procura a rede buscando obviamente o emolduramento de quadros, mas, sobretudo, também buscando o conceito de decoração da marca.

O atendimento personalizado, com profissionais especializados no segmento, que auxiliam desde orientação sobre as tendências do mercado de decoração à qual o melhor lugar da casa para se montar uma composição de quadros, tornaram a rede referência no setor.

Assim, embora seja um mercado cercado por glamour, é necessário muito trabalho e estratégias sofisticadas para se alcançar bons resultados no segmento de luxo.

“Criar uma identidade da marca a ponto de transformá-la em luxo exige planejamento e diferenciação. Sem sombra de dúvidas, é o conceito que faz com que clientes optem por marcas de alto padrão”, conclui Antônio.

Outros em Empreendedorismo

Máquina de assar espetinhos de churrasco Imagine uma máquina de assar espetinhos de churrasco que permita a você uma produção muito maior de espetinhos que os meios tradicionais usados até agora. Essa é a proposta da máquina Churrasqueira de Espetinhos Churras...

Mais Lidas na Seção

Buscar no Site

Últimas Publicações