O estouro da bolha das Bitcoins – Quando e por que deverá acontecer?

Ultimamente fala-se bastante sobre o estouro da bolha das Bitcoins, principalmente após a forte valorização que a moeda apresentou em 2017.

Já dizia minha avó que “não há mal que nunca acabe e nem bem que sempre dure”. Por isso, acreditar na continuidade da valorização acelerada da Bitcoin, é revelar-se um investidor extremamente ingênuo.

Quero deixar claro desde o início, que não estou de maneira alguma dizendo que o investimento em Bitcoins seja um bom ou mal negócio, mas sim que a alta acentuada dos últimos meses não deve durar muito tempo.

É claro que existem alguns fatores estruturais que acabaram alavancando esse movimento, como, por exemplo, o anúncio da abertura de mercados futuros para Bitcoins em diversas bolsas de valores ao redor do mundo.

O problema é acreditar que existe uma fábrica de boas notícias que vai evitar o estouro da bolha das Bitcoins uma hora ou outra. Não é uma questão de “se” vai acontecer, mas sim de “quando” vai acontecer.

Por isso vejamos aqui algumas possíveis situações que acabariam por provocar o estouro da bolha especulativa das Bitcoins:

  • Esgotamento natural do movimento de alta
  • Perda de credibilidade na moeda digital
  • Excesso de forks
  • Estouro da bolha das Bitcoins por falha de segurança
  • Intervenção institucional de alguns governos
  • Squeeze regulatório

Seja qual for o motivo, o fato é que um possível estouro da bolha das Bitcoins traria sérios prejuízos a muita gente, principalmente investidores que no calor do entusiasmo, reação clássica destes momentos de euforia financeira, apostaram mais do que deviam na continuidade do processo de alta.

O que poderia provocar o estouro da bolha das Bitcoins?

Se formos analisar, existem diversas situações que poderiam levar ao estouro da bolha das Bitcoins. São questões que vão desde a desconfiança por parte do público até ações regulatórias enérgicas sobre a moeda virtual.

Vamos analisar sem paixões cada uma dessas hipóteses e avaliar a possibilidade de que elas venham a acontecer.

1 – Estouro da bolha das Bitcoins pela exaustão do processo de valorização

Essa seria uma consequência natural do processo de valorização acentuada da moeda nos últimos meses, que não surpreenderia os investidores mais experientes do mercado financeiro, pois uma correção de preços seria mais do que esperada. O problema será a força dessa correção.

Mercados muito eufóricos tendem a ter reações muito violentas quando essa onda de entusiasmo arrefece, o que poderia provocar uma reação em cadeia por parte dos investidores, principalmente hoje em dia quando muitas transações são automatizadas.

Foi justamente isso que aconteceu no estoura da bolha especulativa das tulipas, na Holanda em 1637. De um dia para o outro, mais precisamente em fevereiro de 1637, as pessoas se deram conta que um bulbo de tulipa não poderia valer mais do que uma casa.

Somou-se a isso o fato de que o fato de um comprador da cidade de Haarlem não ter honrado seu contrato de compra das tulipas holandesas. O resultado foi um pânico generalizado que levou os preços da planta a despencarem.

Estouro da bolha especulativa das Bitcoins

2 – Estouro da bolha das Bitcoins por perda de credibilidade

Essa é uma reação que seria realmente desastrosa para o mercado de Bitcoins. Se por algum motivo qualquer as pessoas passarem a desconfiar da credibilidade da moeda, em poucos dias sua cotação poderia vir abaixo.

Seria algo parecido com o que chamamos no mundo financeiro físico, de “corrida ao caixa”, o maior dos pesadelos de qualquer banqueiro tradicional desde sempre.

Basta você imaginar o que aconteceria se de uma hora para outra as pessoas achassem que seu dinheiro investido em Bitcoins não está seguro. Haveria uma verdadeira corrida dos investidores para se livrarem deste ativo.

Seria um estouro da bolha das Bitcoins como o que presenciamos no crash da Bolsa de Nova York em 1929, só que de proporções limitadas aos investidores em Bitcoins. Isso talvez não acabe com este mercado, mas certamente vai deixa-lo em “Banho Maria” por vários anos.

3 – Estouro da bolha especulativa das Bitcoins por excesso de forks

Outro bom motivo para o estouro da bolha das Bitcoins seria o excesso de “forks”, derivações da Bitcoins original desenvolvida por Satoshi Nakamoto, em função de discordâncias em relação ao desenvolvimento e melhorias do sistema.

O lançamento de novas criptomoedas, como a Ethereum, por exemplo, pode acabar por criar uma alternativa mais interessante de investimento, e com a supervalorização da Bitcoin, haver uma corrida para este novo ativo digital.

Estouro da bolha das criptomoedas

4 – Estouro da bolha das Bitcoins por falha na segurança

A segurança é sem sombra de dúvida um dos pilares do mercado de Bitcoins e por isso mesmo, uma falha nesta área seria sim o estopim para o estouro da bolha das Bitcoins. Em situações anteriores, quando essa questão esteve sob suspeita, a queda nas cotações foi muito violenta.

Se em um determinado momento surgir alguma dúvida mais séria sobre a segurança das Bitcoins ou das carteiras eletrônicas de Bitcoins, isso pode dar início a uma situação de pânico, que em um mercado inflado, teria consequências arrasadoras.

5 – Estouro da bolha das Bitcoins por intervenção governamental

Um dos chamarizes da Bitcoin é o fato dela ser imune a ações regulatória de qualquer país, pelo menos por enquanto. Mas digamos que por um motivo qualquer, as grandes economias mundiais fizessem um esforço concentrado para barrar o uso da moeda.

É claro que no momento não existe nenhum tipo de ameaça à estabilidade econômica de nenhuma das grandes potencias pelo simples fato da Bitcoin existir. Me desculpem os mais entusiasmados com a moeda digital, mas ela também não está com essa bola toda.

O problema é que até mesmo pelas características de negociação e transido internacional sem qualquer tipo de controle, as Bitcoins podem acabar criando não um problema econômico, mas sim um problema de segurança. Quer ver um exemplo?

Imagine você se ocorre um novo atentado terrorista de grandes proporções nos Estados Unidos e durante as investigações, descobre-se que os terroristas foram financiados através do uso de Bitcoins.

Você tem dúvida de que o governo americano encontraria alguma forma de impedir a sua livre circulação? Acha mesmo que eles iriam sacrificar sua segurança nacional em prol da tal “exuberância do mercado”, como já foram chamados outros movimentos especulativos?

6 – Estouro da bolha especulativa das Bitcoins por squeeze regulatório

Além da proibição do uso das Bitcoins em função de uma ação enérgica de algum governo em função de questões de segurança, podemos também ter o estouro da bolha especulativa das Bitcoins em função de um squeeze regulatório, ou seja, normas ditadas por órgãos regulatórios que inviabilizem o negócio.

Essa seria uma maneira sutil de matar o mercado sem dar a impressão de que os governos estão se intrometendo na questão do “livre mercado”, defendida pelas grandes potencias capitalistas mundiais.

Digamos, por exemplo, que a SEC – Securities and Exchage Commission  americana, determine que o investimento em Bitcoins não possui lastro confiável e que por isso esse tipo de aplicação pode trazer severos danos à economia popular.

Isso poderia praticamente proibir o investimento de alguns fundos de investimento de alto risco neste mercado, reduzindo a demanda e consequentemente a liquidez, uma fórmula clássica para se matar um mercado, seja ele qual for.

Vale a pena investir em Bitcoins?

Essa é a pergunta que não quer calar. Pessoalmente eu ainda acho que vale a pena investir em Bitcoins, mas é claro que depois de um rally de alta como esse, talvez seja o momento de esperar por algum tipo de correção.

Sinceramente estamos em um momento em que eu particularmente acredito estarmos passando por uma bolha especulativa, mas a médio longo prazo, obviamente, dependendo do seu perfil de investimentos, o mercado ainda é bom.

Como você pode ver, o mercado de Bitcoins pode até ser realmente promissor, mas de qualquer maneira precisamos estar sempre atentos a fatos, que pelo menos a curto prazo, possam promover o estouro da bolha das Bitcoins. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle

O estouro da bolha das Bitcoins
4.6 (92%) 10 votos

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho que o estoura da bolha dos Bitcoins está mais perto do que se imagina. Tem muita gente se iludindo com a alta da cotação nos últimos meses e achando que essa coisa não vai parar mais. Já vi essa história antes.

    • Olá Carlos

      Tem muita gente achando isso também, mas e se na verdade não houver uma bolha especulativa no Bitcoin e sim apenas uma escassez da moeda?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here