Como escolher o produto ideal para vender na internet

Saber como escolher o produto ideal para vender na Internet é um dos maiores desafios que os novos empreendedores do e-commerce precisam vencer.

Muitas vezes, as opções ão tantas que no final os empreendedores acabam sem saber muito bem por qual caminho seguir. Você já passou por uma experiência dessas?

Essa dúvida sobre a escolha do nicho de mercado é tão comum que costumo receber dezenas de e-mails semanalmente em relação a esse assunto. Já escrevi alguns artigos sobre o tema, mas acho que sempre vale falar a respeito.

Dicas de como escolher o produto ideal para vender na Internet

Se você está em busca de saber como escolher o produto ideal para vender na internet, a lista abaixo será muito útil para você.

Com informações que retiramos de nossa seção de artigos sobre Negócios Online e também da seção sobre E-commerce, reunimos dicas para ajudar você a vender este desafio.

As dicas são bastante práticas e podem levá-lo a chegar mais rapidamente ao tão sonhado produto ideal. Confira abaixo!

1 – Analise os seus hobbies e paixões

Se você está na estaca zero e não faz nenhuma ideia de o que vender pela internet, sugiro que comece investigando alguns de seus hobbies. Pode ser que você tenha algum hábito ou paixão com potencial para se transformar em um negócio rentável.

Não seria ótimo trabalhar diariamente com aquilo que lhe traz prazer e satisfação?

Musculação, música, automobilismo, decoração, artesanato… Tudo isso pode virar um negócio. Pegue um papel e faça uma pequena lista com algumas das coisas que você gosta de fazer.

2 – Esse é um mercado potencialmente interessante?

Dentre os tópicos que você listou, um ou dois certamente chamarão mais a sua atenção — agora é a hora de conferir se esses nichos estão entre os que mais vendem no ecommerce brasileiro.

Atualmente, o top 10 de segmentos, segundo os números do e-commerce no primeiro semestre de 2017, segundo-se o critério de faturamento são:

  1. Telefonia/Celulares
  2. Eletrodomésticos
  3. Eletrônicos
  4. Informática
  5. Casa e decoração
  6. Moda e acessórios
  7. Saúde, cosméticos e perfumaria
  8. Esporte e lazer
  9. Alimentos e bebidas
  10. Acessórios automotivos

Seu nicho está entre esses? Excelente. Se não estiver, também não é motivo para desistir. Vamos continuar investigando.

3 – Encontrando um micro nicho

Um dos segredos de como escolher o produto ideal para vender na Internet é escolher um nicho de mercado no e-commerce. Perceba que, na lista acima, os tópicos são mercados e não micro nichos. Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que você precisa ser mais específico. De nada adianta criar um negócio para vender “Moda e acessórios”… Quais tipos de roupas serão comercializadas? Mais caras ou mais baratas? Para homens ou mulheres? Para crianças ou adultos?

Dentro de cada um desses nichos, existem diversos micro nichos, e é fundamental identificar o seu. Quanto mais segmentado for o seu negócio, mais fácil será a comunicação com os seus clientes. Pense nisso.

Alguns exemplos de micro nichos de mercado para explorar:

  • Nicho: Casa e Decoração
    Micro nicho: Móveis para home office
  • Nicho: Esportes e Lazer
    Micro nicho: Produtos para quem pratica surf
  • Nicho: Alimentos e Bebidas
    Micro nicho: Cervejas artesanais

4 – Será que existe demanda para esses produtos?

Outra dica para quem está em busca de saber como escolher o produto ideal para vender na Internet é descobrir se existe uma demanda significativa por este produto, a ponto de justificar e rentabilizar o negócio.

Olhando tudo de uma ótica mais comercial, precisamos entender agora se os produtos desse micro nicho possuem demanda. Para fazer isso, comece acessando o planejador de palavras-chave do Google.

Como escolher o melhor produto para vender na Internet

Através dele você consegue fazer, gratuitamente, pesquisas sobre diversos termos que são buscados no Google. A partir disso você entenderá melhor se os seus produtos já são buscados na internet, ou seja, se existe demanda real para eles.

Uma vez aberto o planejador, comece a buscar por termos do seu mercado. Por exemplo: “cerveja artesanal colorado”, “camisa social masculina”, “guitarra fender”, “marmitas congeladas em Campinas” etc.

Em relação ao volume de buscas, não existe um número ideal que estamos procurando — um produto com mais de 500 buscas mensais já mostra que tem boa demanda e talvez possa ser explorado!

5 – Algumas características do produto ideal para vender na Internet

Se todos os tópicos anteriores vêm confirmando a ideia de que o seu produto é um bom produto para o e-commerce, não se anime ainda… Antes você precisa ter certeza de que não terá complicações logísticas.

Você sabia que os Correios, transportadora utilizada por quase todos os e-commerces que estão começando, tem uma lista de produtos proibidos?

Pois é, se o seu produto for tóxico, perecível, volumoso ou pesado demais, ou ainda apresentar qualquer característica que é vetada pelos Correios, sua vida vai ficar bem complicada.

Isso porque, se quiser continuar com a ideia, terá que ir atrás de uma transportadora especializada, e isso geralmente tem um custo considerável.

Além de atributos físicos, como tamanho e peso favoráveis, também temos outras características de mercado que sempre caem muito bem em um negócio do varejo:

  • Concorrência equilibrada, nem muita e nem pouca
  • Recorrência, o cliente sempre precisa estar comprando novamente
  • Alto valor agregado
  • Baixo volume cúbico, economiza espaço de armazenamento
  • Exclusividade

6 – Esse produto é escalável?

Por último, quero que você pare um pouco para refletir: esse produto tem poder de escala? Pode suportar uma elevada demanda do mercado?

Estou perguntando isso porque de nada adianta ter uma demanda incrível para um produto incrível se, no final das contas, você só conseguir produzir uma peça por semana.

Isso pode acontecer se o seu produto for de fabricação própria, mas também pode ser um problema caso os seus fornecedores tenham dificuldade para manter esses produtos em estoque.

No primeiro caso, avalie a sua capacidade de produção e entenda quais recursos seriam necessários para aumentar esse volume caso a demanda cresça em seu e-commerce.

Já na segunda situação, busque sempre estar em contato com mais de um fornecedor. Não se torne um “refém” de nenhuma empresa de fornecimento.

Para se manter em dia a respeito de dicas sobre como escolher o produto ideal para vender na internet e outras relacionadas ao universo do e-commerce, assine a nossa Newsletter.

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