PUBLICIDADE

 

Pontos que mudarão sua visão sobre plano de negócios

 

Pontos que mudarão sua visão sobre plano de negócios

Por que fazer um plano de negócios? Essa pergunta é bastante abrangente e podemos ter respostas positivas e negativas.

Fazer um plano de negócios ajuda você como empreendedor a ter um objetivo claro e alinhado. Sem um plano ou usando o modelo de negócio de algo “parecido” com o seu negócio, não é suficiente.

Planejar apesar de cansativo pode fazer toda a diferença no desenvolvimento da sua empresa.

Por isso, fizemos a lista com 5 pontos essenciais que deverão entrar como argumentos na hora que você precisar tomar uma decisão em relação ao planejamento.

Bons resultados e a longo prazo

O plano de negócios não é necessário apenas para assegurar o financiamento na fase inicial da empresa, mas sim, é uma ajuda importante para manter o controle e gerir de maneira eficaz todo seu negócio.

Ao colocar seus pensamentos e ideias no plano você garantirá resultados a longo prazo. Fazer um plano de negócios não significa necessariamente que você fará uma vez e nunca mais olhará para ele.

É importante definir e manter o controle do que você tem como objetivo, é trabalhar com métricas e juntar todos os recursos necessários (sabendo exatamente quais são eles) para atingir sua meta.

Ao compreender isso, você verá que o plano de negócios é muito mais do que um simples trabalho para garantir um financiamento de banco, mas algo para colocar no dia a dia da sua empresa e incluir na sua carga de trabalho como tarefa: Manter o plano de negócios atualizado!

Assistência financeira

Empresas enfrentam diversas decisões financeiras durante o curso de sua ‘vida’, desde o começo. Muitas vezes, oportunidades não podem ser financiadas com o fluxo de caixa, e o empreendedor deve procurar um empréstimo externo.

No entanto, apesar do fato de que o mercado de financiamento é altamente competitivo, todos os potenciais credores exigem o acesso a recentes declarações de renda, lucros e perdas da empresa, juntamente com um plano de negócios. Simples: O plano de negócios ajuda os investidores a compreenderem o histórico e mostra uma previsão do futuro.

Ação!

Um plano de negócios ajuda a empresa a avaliar oportunidades e se comprometer com uma determinada meta. Ao se comprometer com o plano, o empreendedor ficará alinhado para se concentrar em atividades-chave.

O plano pode atribuir metas a indivíduos específicos, ajudar na gestão e monitorar o progresso. Uma vez escrito, um plano pode ser disseminado rapidamente com seus sócios ou colaboradores, garantindo uma forma fácil e completa de compartilhar o objetivo da empresa ou de algum projeto.

Gerenciamento completo

A gestão cuidadosa do fluxo de caixa é um requisito fundamental para todas as empresas. A razão é simples: Muitas empresas não sobrevivem nem 6 meses. Não porque não são rentáveis, mas porque tornam-se insolventes (ou seja, incapaz de pagar dívidas na data de vencimento).

Por isso é necessário ter em mente que se o seu negócio só vende à vista, você deve manter o controle do caixa depositando a renda imediatamente. Mas se você vende a crédito terá que se programar para receber os pagamentos no futuro. Planejar tudo isso garantirá a previsão desses tipos de problema.

Tudo uma estratégia

Ter o controle das suas finanças e dos detalhes da sua empresa, significa ter uma estratégia na manga. Decisões de investimento podem ser tomadas no presente com um olho no futuro através de um plano de negócios bem feito.

Avaliar uma empresa que está apenas começando pode ser difícil e subjetivo. Por isso, um plano bem escrito irá destacar claramente as oportunidades tanto para os investidores quanto para o próprio empreendedor, dando tranquilidade necessária e maior controle para seguir em frente com os negócios.

  Leia também o artigo Como Fazer Um Plano de Negócios

O plano de negócios é uma ferramenta fundamental para qualquer tipo de empresa, por isso investir em um planejamento de qualidade é investir no sucesso do negócio. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Diana Morgado, Country Manager da SmartBusinessPlan

Pontos que mudarão sua visão sobre plano de negócios
4.5 (90%) 4 votos

você pode gostar também