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As vantagens de um quiosque de franquia

As vantagens de um quiosque de franquia

As vantagens de um quiosque de franquia tem chamado atenção dos novos empreendedores para esta opção de negócio que vem se tornando cada vez mais comum nos shopping centers de todo o Brasil.

Há menos de dez anos atrás, os quiosques eram raros nos shopping centers brasileiros, até que os administradores desses empreendimentos se deram conta de que, num shopping, qualquer lugar, inclusive corredores, são áreas de compra.

Foi então que os quiosques de franquia passaram a figurar como uma boa opção para novos empreendedores, e passaram a ser vistos também em outros espaços públicos, como estações de metrô e outros.

A descoberta dos administradores coincidiu com a necessidade dos donos de franquias, que puderam lançar mão de um novo modelo de negócio, agregar um outro canal de distribuição e ter mais uma fonte de divulgação da marca.

As vantagens de um quiosque de franquia
Conheça as vantagens de um quiosque de franquia

Para o candidato a franqueado, uma das maiores vantagens de um quiosque de franquia foi o surgimento de uma nova oportunidade de custo menor e retomo mais rápido. O resultado disso tudo é que hoje não há um grande shopping que não tenha pelo menos um ou dois quiosques de franquia.

A principal vantagem de um quiosque de franquia é a sua localização. Pelo fato de o negócio estar instalado no meio do corredor, por onde passam todos os possíveis clientes de um shopping center, o quiosque de franquia tem maior chance de chamar atenção.

Segundo o diretor de cursos e eventos da Associação Brasileira de Franchising, João Batista, esse formato de negócio tem mesmo o diferencial da alta visibilidade, da facilidade de acesso e, portanto, da larga captação do cliente. “Está no meio do corredor e tem quatro frentes, quando tem balcões, para atender o cliente. Isso tende a promover um desempenho melhor que de uma loja convencional”, explica Baptista.

O baixo custo dos quiosques de franquia

Uma das vantagens de um quiosque de franquia é seu menor custo de implementação do negócio. Para a fixação de um quiosque de franquia não é necessário o pagamento de luvas – preço cobrado pelo shopping aos lojistas convencionais – somente um contrato de adesão e aluguel.

O custo mais baixo das franquias de quiosque explica-se porque, em geral, essas unidades tem uma área de 4 a 18 metros e exige menos infraestrutura e menor volume de estoque. Mas Baptista aponta que não é uma regra que o investimento seja menor – depende do negócio.

Com esses dois fatores importantes, o do provável menor custo inicial e o da localização adequada, o resultado pode ser bem rentável para quem escolhe esse tipo de empreendimento. “Por estar em um local de grande visibilidade, o giro de comercialização pode ser maior, promovendo, então, o rápido retomo do investimento”, informa Baptista. Porém, como em qualquer negócio, é essencial que o investidor faça a boa escolha do produto e uma cuidadosa análise de mercado.

“Existem alguns produtos que não se encaixam no modelo de quiosque, seja pelo espaço reduzido, ou pela dispersão de cheiros, ou ainda por se tratar de produtos caros”, aponta Baptista.

Outra grande preocupação para qual é necessário estar atento é em relação ao contrato com os shoppings. Em geral, por se tratar de um estabelecimento que se localiza na área comum, os donos de quiosque podem não ter contratos de longo prazo.

Em média, esse prazo fica entre três e seis meses, renováveis ou não. “Essa falta de compromisso, prevista em contrato, promove a insegurança e o risco de se perder todo o investimento”, revela Baptista.

Bijuteria móvel – Quiosques de franquia de artigos femininos

Para a Morana, franquia de artigos femininos (bijuterias finas e outros acessórios) controlada pelo grupo Vivace (dono também da franquia Jin Jin, de comida chinesa), o quiosque é um excelente formato de negócio para entrar em mercados ainda não explorados.

De acordo com Eduardo Morita, diretor de marketing do grupo, o quiosque da franquia é uma estratégia de aproveitamento de espaço com a promoção de produtos, marcas ou serviços. “Criamos o formato de quiosque há nove meses e já temos seis pontos e mais um em montagem.

Por enquanto, os donos dos quiosques já são franqueados de lojas convencionais. Mas estamos desenvolvendo uma estratégia para entrar em cidades com população entre 80 mil e 200 mil habitantes por meio desse formato”, revela Morita.

Ele ainda destaca que, no caso de um quiosque não ter o contrato renovado com um shopping, a Morana garante o reposicionamento do negócio em outro ponto.

Guloseima ambulante

O empreendedor Johnnie Baptista decidiu investir em um quiosque da Nutty Bavarian, rede que vende nozes, castanhas e amêndoas em saquinhos, como se fossem pipoca, em 1999. Investiu, junto com uma sócia, US$ 10 mil na época para montar um carrinho da rede no Shopping Center Norte, um dos de maior movimento em São Paulo.

Por estar situado à porta principal de entrada do shopping e contar com a vantagem do produto “chamar” os clientes pelo cheiro, o negócio de Baptista teve o retomo do investimento em seis meses. Para ele, ex-industrial, não foi fácil se adaptar ao varejo.

“Quem pensa que o quiosque, por ser um pequeno negócio, não necessita de esforço e dedicação, está enganado. Precisei aplicar meus conhecimentos em grandes negócios no carrinho”, conta.

Preocupado com a possível não renovação do contrato com o shopping, Baptista coordena seus funcionários para que a prestação do serviço seja sempre adequada aos preceitos do lugar. “Estamos muito expostos, é preciso cuidar da imagem do carrinho e oferecer um excelente serviço”, aponta o franqueado que consegue uma margem de 30% a 35% de lucro.

Ainda no segmento de alimentação temos diversos exemplo como o da Cacau Show que além do modelo de franquia em lojas, oferece a opção de quiosques. No segmento de perfumes e cosméticos, o Boticário e Contem 1g se destacam. As opções são bem variadas.

Quiosque da franquia de óculos em shoppings

Originalmente, a Chilli Beans, rede de franquias de óculos escuros, nasceu e se espalhou por várias localidades no formato de quiosque. Caíto Maia, diretor da empresa, conta que optou por ele pela visibilidade que oferece, o menor custo e a possibilidade de maior fixação da marca.

Hoje a empresa conta com 86 lojas franqueadas, sendo 57 quiosques. Para se montar um quiosque da Chilli Beans são necessários R$ 70 mil, aproximadamente, enquanto que para se ter uma loja convencional é preciso aplicar cerca de R$ 200 mil.

O retorno médio do investimento no quiosque leva cerca de um anos e dois meses. “Quem está começando com o quiosque pode sentir melhor o público daquele ponto. Outra vantagem das franquias de quiosques é que se o empreendedor não estiver satisfeito, e houver flexibilidade no shopping, o dono do quiosque pode pedir a mudança de lugar”, explica Caíto.

Agora que você já conhece as vantagens de um quiosque de franquia, o que acha de incluir esse modelo em sua lista de opções. Mantenha-se atualizado sobre franquias e outras opções de negócios, assinando nosso Boletim Informativo.

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