Neste artigo discutimos as vantagens e desvantagens das franquias em casa. Muita gente se anima com as vantagens das franquias em casa anunciadas pelos franqueadores, mas se esquecem que toda moeda tem dois lados. Conheça também as desvantagens das franquias em casa e o que fazer para não cair em armadilhas.
Neste artigo discutimos as vantagens e desvantagens das franquias em casa. Muita gente se anima com as vantagens das franquias em casa anunciadas pelos franqueadores, mas se esquece que toda moeda tem dois lados. Conheça também as desvantagens das franquias em casa e o que fazer para não cair em armadilhas.

As vantagens das franquias em casa e também suas desvantagens

Para o pequeno empreendedor, as vantagens das franquias em casa fazem muita diferença na hora de escolher que tipo de negócio montar.

As franquias home-based, ou microfranquias, como são conhecidas no Brasil, oferecem condições para empreendedores que mesmo com pouco capital desejam entrar no universo do franchising.

Uma das principais vantagens das franquias em casa está justamente no baixo investimento inicial, já que ao montar uma franquia em casa, você não precisa fazer investimentos em aquisição de ponto comercial, aluguel do estabelecimento e outros, que no final encarecem o projeto. Além disso, por se tratar de um negócio pequeno, o custo operacional é bem menor.

É preciso analisar com cuidado as propostas das franquias em casa

As vantagens das franquias em casa. Conheça as vantagens de ter uma franquia no formato home based.
Conheça as vantagens das franquias em casa

A primeira vista pode parecer tudo uma maravilha, mas o fato é que se você não estiver atendo, as tão anunciadas vantagens podem acabar se convertendo em uma bela dor de cabeça mais a frente.

Em função do baixo investimento necessário para abrir uma franquia doméstica, ela pode acabar atraindo empreendedores que não estão qualificados o suficiente para tocar o negócio.

Muitos franqueadores, percebendo a facilidade para comercialização de franquias de baixo investimento inicial, passaram a trabalhar pensando em quantidade de franqueados e não na qualidade destes parceiros. O resultado são histórias de insucesso e em alguns casos, até mesmo o desgaste da imagem da marca. A sedução das franquias baratas nesse caso atrapalha.

E quais as dificuldades das franquias em casa?

Um dos maiores problemas, do ponto de vista de quem está pensando em transformar sua empresa em uma franquia, é abaixa qualificação dos candidatos. O fato do candidato a franqueado dispor do capital necessário para iniciar o negócio, não o qualifica automaticamente a ser um parceiro da franquia. É preciso ter atitude empreendedora para que o negócio dê certo.

As desvantagens das franquias em casa, do ponto de vista de quem deseja adquirir uma franquia começam pelo treinamento. Em função da urgência em abrir o negócio, imposta pela própria dinâmica da operação, muitas empresas não oferecem o treinamento adequado aos seus novos franqueados.

O resultado é que já existe muita insatisfação no Reclame Aqui em relação a algumas franquias em casa e muitos processos em andamento. Aqui mesmo em nosso site, na área de comentários de artigos sobre franquias, não é raro você encontrar franqueados insatisfeitos.

Disciplina e liderança

Outro grande problema com as franquias em casa é que muitos dos candidatos a franqueados não possuem disciplina adequada para trabalhar em casa, o que simplesmente inviabiliza o negócio.

Como já falamos discutimos aqui em nosso site, trabalhar em um home office exige disciplina, e diferentemente do trabalho em uma estrutura implantada em um ponto comercial normal, a falta de disciplina pode fazer com que o empreendedor acabe negligenciando seus negócios.

Outro problema diz respeito a organização do trabalho. Algumas franquias em casa, principalmente as franquias de limpeza e conservação, exigem que você tenha funcionários e o gerenciamento de pessoal exige liderança e organização. Para alguns empreendedores é difícil fazer o gerenciamento de pessoal trabalhando em casa.

O problema do modelo de franquia

Finalizando, devemos analisar também a estrutura do negócios de franquias home-based e a responsabilidade do franqueador. De uma forma geral, essas franquias são estruturadas em um modelo de pirâmide, onde o franqueador designa master-franqueados, que são os responsáveis diretos pela concessão das licenças para os novos empreendedores.

Do jeito que a coisa vem sendo conduzida por algumas franquias no Brasil, no final das contas, o franqueador original e os master-franqueados acabam garantindo seu lucro em função da elevada quantidade de licenças vendidas, em detrimento da qualidade dos franqueados, e os franqueados finais nem sempre conseguem atingir seus objetivos comerciais.

Como nas moedas as franquias em casa também tem duas faces. As vantagens de uma franquia em casa são muitas, mas dependendo do ângulo que se olhe, as desvantagens das franquias em casa também acabam aparecendo. Mantenha-se informado sobre franquias assinando nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

3 COMENTÁRIOS

  1. A questão de ser um franqueado Home Base está também baseado no modelo de franquia que se compra . Não acredito em franquia que tenha taxa de royalties fixa , pois desta forma o franqueador não tem compromisso com o crescimento do franqueado. Nos EUA, o lugar onde o franchising é mais desenvolvido no mundo este tipo de negócio é chamado de Busines Opportunity e tem até COF , mas não é franquia. Agora é a hora de separar alhos de bugalhos ….Como disse o ditado…abs

  2. Há várias alternativas de ganhar dinheiro Online, Uma das que considero mais fácil é a través do Marketing Multinível. Onde você Ganha Dinheiro apenas Divulgando Produtos e Serviços…

  3. Hoje ficou muito fácil, trabalhar em casa com Pequenos negócios e que gera bons lucros.

DEIXE UMA RESPOSTA