Veja qual a importância do processo de apuração de resultado financeiro nas pequenas e médias empresas e ferramentas que podem ajudar você a vencer este desafio.

Uma empresa vive de resultado e não de vendas

Os empreendedores em geral dedicam atenção especial ao processo principal da empresa, concentrando-se em prestar um bom serviço a seus clientes e assim conseguindo melhores vendas.

Apesar de fazerem o melhor na atividade principal o mesmo não acontece quando se trata das atividades de apoio administrativo. Por exemplo, em uma empresa de pequeno ou médio porte, são pouquíssimas vezes que encontramos um processo de apuração de resultado feito por meio de técnicas apropriada de apuração de lucro.

Com isto, vislumbramos algumas vezes empresas lucrativas com dificuldade financeira, e também, empresas aumentando suas vendas porém diminuindo o seu lucro, ou seja, “ganhando menos com vendas maiores”, o pior dos mundos.

Isso parece um contra senso, contudo é mais comum do que podemos imaginar. As vezes concentramos todos os esforços para aumentar vendas como: aumento dos descontos, investimentos em propaganda, ações de marketing, mais vendedores, maiores volumes de compras para conseguir descontos com os fornecedores, elevando assim os gastos a um patamar tão alto que, mesmo com um volume maior de venda, o resultado diminui.

A partir desta constatação, o que presenciamos são os seguintes comentários: “Algo de errado está acontecendo!! Não é possível!! Onde está o dinheiro?!” Isso são sinais reais da falta de uma prática de gestão financeira, e principalmente de apuração de resultado.

Solucionando o problema

A solução para esse problema está na implantação de uma gestão financeira de qualidade, no qual passa pela avaliação da estrutura; treinamento da equipe; uso de software específico que facilite o processo de apuração de resultado; tudo isso, rigorosamente apoiado nas melhores práticas de gestão financeira.

Não devemos cometer um erro primário achando que gestão financeira se faz com um simples controle de receita e despesa. Uma gestão financeira de qualidade irá demandar uma disciplina financeira apoiada em técnica.

Portanto o empresário deve fazer uma averiguação na qualidade de sua gestão financeira, a fim de agir, se necessário, na melhoria da gestão financeira. Ele assim poderá acabar com o sentimento de que há alguma coisa errada nas finanças da empresa

Uma das ferramentas para atingir este objetivo é o  InFinance, um software web completo de planejamento e controle financeiro que permite gerir as finanças de pequenas/médias empresas e suas filiais de forma eficaz e sem complicações.

Por Ricardo Rocha Faria, diretor e consultor financeiro da VitalJob Software

No votes yet.
Please wait...

2 COMENTÁRIOS

  1. Ótima reflexão. Gestão financeira deveria ser matéria obrigatória desde a escola… infelizmente isso não acontece e muitas pessoas acabam perdendo muito dinheiro mesmo tendo ótimos serviços e produtos! Abraços

  2. Ótima reflexão. Gestão financeira deveria ser matéria obrigatória desde a escola… infelizmente isso não acontece e muitas pessoas acabam perdendo muito dinheiro mesmo tendo ótimos serviços e produtos! Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA