Confira nesta matéria quais são as principais tendências do setor de franquias em 2017 o que os empreendedores precisam estar atentos para se manterem atualizados e não deixarem passas as melhores oportunidades.
Confira nesta matéria quais são as principais tendências do setor de franquias em 2017 o que os empreendedores precisam estar atentos para se manterem atualizados e não deixarem passas as melhores oportunidades.

Tendências do setor de franquias em 2017

Final de ano chegando e as tendências do setor de franquias em 2017 já são bem claras. As A grande maioria das empresas do setor já estão com seus planos traçados para o próximo ano.

A crise econômica afetou de diversas maneiras o setor de franquias obrigando, entre outras coisas, a repensar alguns aspectos do modelo.

O crescimento do setor de franquias em 2016 foi bastante prejudicado pelo ambiente econômico adverso, mesmo assim. Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o ano não será dos piores.

Com a recuperação da economia brasileira, esperada para o próximo ano, o setor de franquias será um dos maiores beneficiados, e é necessário estar atendo as novas tendências do mercado.

Nossa equipe consultou diversos especialistas do setor e lista abaixo quais serão as principais tendências do setor de franquias em 2017, com o objetivo de facilitar a escolha dos novos empreendedores.

Modelos econômicos se manterão em alta

Uma das tendências do setor de franquias em 2017 é a continuidade no lançamento de modelos de franquias mais baratos, mirando nos empreendedores que possuem um capital menor para investir.

Muito embora o pior da crise econômica pareça já ter passado, o fato é que os investidores ainda estão muito ressabiados em relação ao futuro e por isso, menos propensos a fazerem investimentos de maior vulto.

Por isso, acreditamos que os modelos de franquia home based, quiosques e franquias de food truck continuarão em alta em 2017, como uma tentativa das marcas em oferecerem um formato entry level mais em conta.

Interiorização das redes

Outra das tendências do setor de franquias em 2017 que acreditamos que continuará a seguir os rumos em direção a interiorização de suas redes, um processo que já vem se desenrolando nos últimos dois anos.

A saturação de algumas praças, principalmente as localizadas nos grandes centros urbanos e o elevado valor ainda cobrado pelos pontos comerciais mais nobres, vem forçando as grandes marcas a buscarem novos mercados no interior do país.

Indiscutivelmente existem diversas vantagens das franquias em cidades pequenas e muitas marcas estão explorando este potencial e usando-o como argumento para incentivar os novos empreendedores a abrirem novas unidades nestas áreas.

Várias consultorias de franquias já estão colocando esta diretriz entre as mandatórias em seus projetos e por isso acreditamos que essa será uma tendência que continuará durante os próximos anos.

O apelo da alimentação saudável

Outra tendência que nos parece bem clara é o crescimento das franquias de alimentação saudável, com menus baseados em pratos feitos com produtos naturais e opções mais light, seguindo uma tendência mundial do setor.

Para Maria Paula, consultora do Grupo Spark, a “onda verde” está cada vez mais presente em todo mundo. “A procura por uma alimentação saudável já é uma tendência no mundo inteiro e vem modificando cardápios e até mesmo servindo como base para novas iniciativas no setor de franquias”.

Segundo Maria Paula essa não é uma moda passageira e sim uma das tendências do setor de franquias em 2017 que irá gerar muitas oportunidades, pois saber identificar essa demanda nas praças de alimentação de shoppings, por exemplo, será uma das boas alternativas de investimento.

Principais tendências de franquias em 2017

A aposta no ambiente digital

Em um mundo cada vez mais conectado como o que vivemos hoje, é praticamente impossível para um negócio negar a força da Internet e o comércio eletrônico. Por isso, é natural que uma das principais tendências do setor de franquias em 2017 seja a adoção do modelo de e-commerce.

Essa alternativa é bastante delicada já que envolve a administração de interesses que muitas vezes entram em conflito. O estabelecimento de territórios para as vendas online e formas de remuneração diferenciadas continua sendo um desafio para o setor.

Para a consultora Josiane Osório, diretora do Curso de E-commerce, as empresas deverão repensar o funcionamento de suas estratégias online. “O ingresso das empresas no ambiente do e-commerce deverá integrar todas as unidades, promovendo a distribuição de tarefas e também de resultados”, afirmou a consultora.

Segundo Josiane, os modelos de franquia e e-commerce não são excludentes, mas existem alguns cuidados na hora de montar o e-commerce de uma franquia que devem ser observados para evitar conflitos com os franqueados.

Marketing online

O marketing digital já faz parte da estratégia de divulgação de qualquer empresa moderna, mas o setor de franquias ainda encontra muita dificuldade em lidar com iniciativas isoladas dos franqueados, o que vem se tornando um ponto de conflito cada vez mais constante na relação franqueador/franqueado.

Com o crescimento da influência das redes sociais e a ênfase cada vez maior do marketing de busca em resultados locais, centralizar as ações de marketing online no branding, deixando as ações locais de lado, é uma verdadeira temeridade.

Para o consultor Alberto Valle, diretor da Academia do Marketing esse problema precisará ser resolvido. “As franquias deverão buscar uma solução padronizada para aplicação por todas as unidades da rede, evitando assim distorções que possam trazer algum tipo de dano a imagem da empresa”, afirmou o consultor.

A divulgação de franquias na Internet precisará passar por um processo de descentralização, onde os franqueados terão maior autonomia para o desenvolvimento e implementação de ações online customizadas em função das características regionais.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre as tendências do setor de franquias em 2017, o que acha de incorporar mais essas informações ao seu projeto? Mantenha-se atualizado sobre essa e outras questões referentes ao setor de franquias, assinando a nossa Newsletter.

Rating: 5.0. From 2 votes.
Please wait...

2 COMENTÁRIOS

  1. O modelo de franquia é uma das melhores opções para quem deseja iniciar seu próprio negócio, mas é preciso saber escolher muito bem.

  2. Ótimas dicas. Acredito que uma das principais tendências do setor de franquias em 2017 será justamente a adoção de modelos mais econômicos, pois na verdade está todo mundo preocupado em relação ao futuro, e como dito no artigo, não dá para fazer um investimento muito grande neste cenário.

DEIXE UMA RESPOSTA