Veja nesta matéria quais são as principais tendências de franquias em 2017, um ano em que analistas esperam a manutenção do crescimento do setor e modificações nas estratégias das marcas. Confira as principais tendências do franchising em 2017 aqui!
Veja nesta matéria quais são as principais tendências de franquias em 2017, um ano em que analistas esperam a manutenção do crescimento do setor e modificações nas estratégias das marcas. Confira as principais tendências do franchising em 2017 aqui!

Tendências de franquias em 2017 – As principais tendências do franchising brasileiro

Chegando o final de ano nosso assunto hoje são as principais tendências de franquias em 2017, pois já está mais do que na hora de começar a planejar os investimentos do ano que vem.

Pelos últimos dados coletados, o crescimento do setor de franquias em 2016 deverá ficar em torno de 8%, segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Em um ano super difícil como foi o de 2016, quando a economia projeta uma retração de mais de 3%, esse desempenho pode ser considerado excepcional.

Para Beto Filho, presidente da ABF-Rio, as perspectivas para 2017 são boas, já que as primeiras projeções indicam que o crescimento do setor de franquias em 2017 repita o número deste ano, o que deixaria o setor em uma posição bastante confortável.

Portanto, se você está planejando abrir uma franquia no próximo ano, deve começar a dar os primeiros passos, avaliando o seu perfil empreendedor e pesquisando os setores que são de seu interesse.

É certo que não será um ano fácil e o empreendedor deverá ser ainda mais cauteloso tanto na escolha das melhores opções de franquias em 2017, quanto na hora de escolher com qual marca irá trabalhar.

Principais tendências de franquias em 2017

Nossa equipe pesquisou e buscou a opinião de alguns analistas do mercado a apresenta abaixo, as principais tendências do mercado de franquias em 2017.

Analise cada opção e veja quais delas melhor se enquadra em seu perfil empreendedor e orçamento disponível.

Modelos de franquias mais baratas

Ultimamente temos visto um movimento no sentido das marcas oferecerem modelos de franquias de menor valor inicial. Essa é uma estratégia que se intensificou bastante nos últimos meses em função da crise econômica.

Acreditamos que uma das tendências de franquias em 2017 seja uma continuação deste movimento com um número cada vez maior de marcas oferecendo essas versões mais em conta, como forma de se adaptar aos tempos de dinheiro curto.

As microfranquias estão conquistando um número cada vez maior de empreendedores. Muitas pessoas que perderam seus empregos buscam esse modelo de franquia, justamente por exigir um capital inicial menor, que pode vir até mesmo do pagamento de rescisões trabalhistas.

Mais opções de franquias de quiosques

Segundo a linha apresentada anteriormente, de busca por modelos de franquias de menor investimento inicial, uma das tendências de franquias em 2017 é o aumento no número de marcas que disponibilizam a opção de quiosques de franquia.

Instalados em pontos de grande circulação de pessoas como corredores de shoppings, estações de metrô, terminais rodoviários e aeroportos, os franqueados desse modelo conseguem resultados extremamente interessantes.

Nos últimos tempos temos visto algumas marcas que só trabalhavam com o modelo de lojas, se reinventando e criando versões em quiosques que atendem a pontos que não eram explorados anteriormente.

Franquias do setor de alimentação

O setor de alimentação continua sendo um dos preferidos dos empreendedores brasileiros e segundo os números sobre o crescimento do setor de franquias em 2016, é o setor que apresenta o maior faturamento no franchising brasileiro.

Embora o segmento de fast food seja o que vem apresentando o maior crescimento nos últimos anos, vemos uma nítida mudança nesta área, com um número cada vez maior de marcas se voltando para o segmento de franquias de alimentação saudável.

O consumidor está cada vez mais interessado em uma alimentação com menos conservantes e produtos industrializados, o que vem criando espaço para até mesmo marcas já consolidadas e uma linha junk food, pensem e alterar seus mix de produtos, voltando-se para a alimentação saudável.

Outra tendência do franchising em 2017 é o aumento de marcas com foco no mercado de delivery. Baseadas em aplicativos próprios ou de terceiros, como o iFood e outros, este é um mercado que promete seguir firme e forte em 2017.

Franquias no setor de beleza e saúde

Embora o setor de franquias de beleza e saúde tenha também sofrido com a crise, em termos de tendências de franquias para 2017 ele ainda continua sendo uma ótima opção para quem deseja iniciar um negócio nesta área.

As pessoas têm feito diversos cortes em seus orçamentos domésticos, mais as despesas com beleza e saúde sempre são as últimas a serem cortadas, e quando o são, passam por restrições menores do que outras áreas da economia doméstica.

Diversos analistas, não só do setor de franquias, são unanimes em afirmar que em momentos de crise, as pessoas tendem a investir em tratamentos de beleza e fitness, até mesmo como uma forma de aumentar sua autoestima.

Franquias de reformas e manutenção

Outra aposta forte em termos de tendências do franchising em 2017 são as franquias voltadas para a manutenção e reparo, nos segmentos de roupas, carros e imóveis. Isso se deve ao fato de que com a crise econômica as pessoas estarem mais propensas a reformar e conservar, do que adquirir novos produtos.

Nessa área, as franquias de reparos e renovação de vestuário estarão em um forte viés de alta, já que um número cada vez maior de pessoas busca por dar lima sobrevida a calças jeans e outras peças de vestuário, como forma de cortar gastos domésticos.

As franquias do setor automotivo também devem ganhar um novo impulso em 2017, já que por se tratar de um produto de valor elevado, a compra de um carro novo foi para os últimos lugares da lista de prioridades das pessoas. Com isso, os serviços de manutenção automotiva é que saem ganhando.

Como você pode constatar, em nossa lista de tendências de franquias em 2017, temos na verdade um verdadeiro caminho das pedras para quem deseja investir nesse setor. Analise seu perfil empreendedor e toque em frente! Mantenha-se atualizado assinando o nosso Boletim Informativo.

Por Maria Paula, editora do Guia de Franquias Brasil

Clique aqui e conheça o Guia de Franquias Brasil

Tendências de franquias em 2017
5 (100%) 21 votos