Uma das características dos empreendedores vitoriosos é não ter o sucesso como meta e sim como um estilo de vida. Veja como eles encaram o sucesso e como isso se reflete em suas realizações.
Uma das características dos empreendedores vitoriosos é não ter o sucesso como meta e sim como um estilo de vida. Veja como eles encaram o sucesso e como isso se reflete em suas realizações.

Sucesso não deve ser uma meta mas sim um estilo de vida

Quando você encontra um empreendedor bem sucedido, realizado e próspero, talvez você fique inclinado a achar que a vida dele sempre foi assim, que ele é um cara de sorte, e que as coisas simplesmente “aconteceram” para ele.

Muitas pessoas, menos “inspiradas”, por assim dizer, são capazes de dizer que para esse empreendedor as coisas são “fáceis”, pois ele deu muita “sorte”.

Inveja a parte, na maioria das vezes não existe nada mais longe da realidade do que esse tipo de pensamento. A prosperidade não surgiu do nada e bateu à porta destes empreendedores. Ela na maioria das vezes foi construída ao longo do tempo e a custa de muito trabalho e esforço.

Muitos desses empreendedores vieram do nada e foram criando o seu caminho ao topo do mundo empresarial através de muita persistência, trabalho árduo e vontade de vencer. O admirável é que mesmo tendo atingido o sucesso, eles não param.

Não estou dizendo que o sucesso seja sempre um caminho super tortuoso e que seja preciso sofrer muito para atingi-lo. O que querendo dizer é que o sucesso não ´[e uma meta, mas sim um estilo de vida.

A rotina de enfrentar desafios

Os empreendedores de sucesso não acordam em um determinado dia e dizem “Uau! Eu construí tudo isso!” e depois relaxam e vivem uma vida tranquila e luxuosa. Na maioria dos casos ele até que constatam o seu sucesso, mas nem por isso param.

É quase um padrão e por isso digo que o sucesso não é uma meta e sim um estilo de vida. Para esses empreendedores e executivos, a verdadeira razão de viver é vencer desafios e transformar projetos em novas conquistas, sonhos em realidade.

Os exemplos são muitos e alguns bem conhecidos. Steve Jobs, Jack Ma da Alibaba, Howard Schultz da Starbucks, Jeff Bezos e muitos outros são a comprovação de que quando se transforma o sucesso em um estilo de vida, as coisas acontecem.

O que faz desses empreendedores uma história de sucesso

Se você analisar a história dessas pessoas que transformaram o sucesso em um estilo de vida, verá que elas possuem alguns pontos em comum e acho que esses pontos são os verdadeiros blocos que constroem a “fortaleza” que eles criaram.

Ser um executivo de sucesso não é apenas uma questão de hábitos, inspiração, técnicas de produtividade pessoal, inteligência emocional e tantos outros fatores tão discutidos em sites sobre empreendedorismo tão discutidos em sites e blogs sobre o assunto.

O sucesso dessas referências do mundo dos negócios é muito mais sobre experiências pessoais e uma série de características que acabam por criar um caminho em que vencer desafios e transformas ideias em negócios concretos de sucesso.

A experiência de vencer as adversidades

Um traço comum entre vários empreendedores e executivos de sucesso é terem, em algum momento de suas vidas, enfrentado adversidades. Passar por esta experiência e vencer faz com que essas pessoas desenvolvam um espírito competitivo e a tenacidade necessária para vencer os desafios que se apresentam em suas vidas.

Não existe treinamento melhor para um empreendedor de sucesso do que sobreviver a momentos difíceis. A superação das dificuldades acaba por se incorporar ao seu jeito de viver e transforma os novos desafios em obstáculos bem mais fáceis de serem superados.

Acreditar que são pessoas especiais

Uma característica comum aos grandes empreendedores é que eles acreditam piamente que são pessoas especiais. Nada de arrogância neste pensamento, mas sim a percepção de que eles têm algo de especial para compartilhar com o mundo.

Os empreendedores de sucesso jogam por regras próprias e não se submetem ao senso comum. Para eles não importa muito a forma com que as pessoas acham que as coisas devem ser feitas, mas sim a solução que eles encontraram para resolver o problema.

É se baseando nessa crença que essas pessoas muitas vezes realizam o que todas as outras dizem ser impossível ser feito. Se ver como uma pessoa especial é uma profecia que auto cumpre, é um destino que você mesmo constrói.

Pessoas inteligentes e confiantes em seus instintos

Você pode até discordar, mas todos os empreendedores e executivos de sucesso que eu conheço, são pessoas inteligentes e habilidosas. Mais que isso, são pessoas que sempre confiam em seus instintos na hora de tomar decisões.

Muita gente confunde inteligência com formação acadêmica. É claro que ela é importante, mas o fato é que existem inteligências que são natas e que proporcionam a esses empreendedores, uma visão especial sobre alguns setores do conhecimento humano.

É claro que um empreendedor de sucesso sempre busca se cercar dos melhores talentos que puder encontrar e sempre dá ouvidos a eles na hora das grandes decisões, mas o instinto sempre terá seu lugar no tabuleiro das decisões.

Ser apaixonado pelo que faz

É de entendimento comum que os empreendedores de sucesso sempre são pessoas apaixonadas pelo que fazem. Essa é uma regra de ouro que não falha e considero um fator essencial para o sucesso seja em que atividade for.

Quando falo que o sucesso não é uma questão de meta e sim um estilo de vida, muito disso vem dessa verdadeira obsessão por buscar a inovação, por fazer diferente e fazer a diferença através do lançamento de conceitos, produtos e serviços inovadores.

A paixão pelo o que você faz ajuda a superar obstáculos, nos dá força nos momentos difíceis e irriga nosso cérebro com soluções criativas. A explicação para toda essa forma vem de uma palavra muito conhecida: Amor. O sucesso é atraído pelas pessoas se têm amor pelo que fazem.

Se o sucesso é apenas uma meta em sua vida, dificilmente você conseguirá atingi-la, pois falta um elemento essencial para o sucesso, assumi-lo como um estilo de vida. Se o que move você é realizar um excelente trabalho fazendo o que você gosta de fazer, o sucesso inevitavelmente virá.

Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos relacionados ao empreendedorismo, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, consultor de marketing digital e empreendedor

No votes yet.
Please wait...

2 COMENTÁRIOS

  1. Sou chaveiro e trabalho também como barbeiro. Fiz o curso de cabeleireiro por dois anos. Comprei um terreno para desenvolver estas duas profissões . Construí na frente deste terreno uma barbearia e depois saí do local que trabalhava como chaveiro pagando aluguel e construí a uma loja de chaveiro ao lado da barbearia no próprio terreno onde resido atualmente com a família. O terreno é de doze de frente por quarenta de fundo, na época tinha uma casa em que moro atualmente. Um local bem situado, próximo de uma madeireira. Hoje tenho minha clientela nos dois comercio…corto cabelo e faço chaves. Na época meus familiares foram contra, mas sempre acreditei no potencial da zona e hoje toco os dois sem auxiliares. Em um municípios mais pobre da grande capital, Porto alegre. Valeu!

DEIXE UMA RESPOSTA