InícioEmpreendedorismoRiscos Que Todo Empreendedor Precisa Correr

Riscos Que Todo Empreendedor Precisa Correr

Existem alguns riscos que todo empreendedor precisa correr, independentemente do tipo de negócio ou setor de atuação. São riscos inerentes ao simples fato de você ser um empreendedor, ou você estava achando que empreender não tem riscos? Conheça estes riscos e prepare-se para enfrenta-los!

Riscos que todo empreendedor precisa correr

Para ter seu próprio negócio, existem alguns riscos que o empreendedor precisa correr, querendo ou não.

É claro, que muitos outros riscos podem ser eliminados, mas alguns fazem parte do jogo, não há como evitar.

Empreender é quase sinônimo de assumir riscos. Para montar o seu próprio negócio, você tem que colocar a sua carreira, finanças pessoais e até mesmo sua tranquilidade em jogo.

Para a maioria das pessoas, a perspectiva de tomar suas próprias decisões e ser responsável pelo seu próprio destino vale a pena, mas sabemos também que para perder o medo de abrir seu próprio negócio é preciso estar ciente de onde você está se metendo.

De qualquer forma existem riscos que todo empreendedor precisa correr, são os chamados riscos sistêmicos do negócio.

Esse é um desafio que você tem que encarar de frente e não há o que você faça que possa eliminá-los.

1 – O risco de abandonar seu salário fixo

O primeiro e mais evidente dos riscos que o empreendedor precisa correr é abandonar a tranquilidade de um salário fixo.

É claro que você pode conciliar o seu emprego com um negócio próprio durante um tempo, mas o rompimento dos laços de trabalho será inevitável.

Para a maioria dos empreendedores, iniciar o seu próprio negócio é uma decisão arriscada. Não basta bater na mesa e dizer Eu quero montar meu próprio negócio! e pronto, está tudo resolvido.

Não há nenhuma garantia de renda pessoal, principalmente nos primeiros meses ou até anos do negócio, além disso, você estará tão atarefado, que não terá como garantir uma fonte alternativa de receita.

Riscos Que Todo Empreendedor Precisa Correr

2 – Risco de perda de capital próprio

Com as taxas de juros praticadas atualmente no Brasil, abrir um negócio com capital originário de empréstimos bancários é simplesmente suicídio. Melhor nem pensar.

Por isso, prepare-se para investir uma boa dose de capital próprio em seu negócio e assumir os riscos dessa decisão.

É claro que você não precisa, e nem deve investir toda a sua poupança no negócio que está iniciando, mas mesmo investido apenas parte, o fato é que em caso de fracasso você terá reduzido seu colchão de segurança para situações de crise.

Este é um risco que você pode diluir encontrando um sócio para a empreitada, mas mesmo assim ele continuará existindo.

3 – A perda de tempo pessoal

O empreendedorismo cobra o seu preço, portanto, prepare-se para investir muitas horas de trabalho duro para transformar sua empresa em um caso de sucesso.

Entre os riscos que todo empreendedor precisa correr está o de não conseguir aguentar essa carga de trabalho e desistir.

É claro os resultados de um empreendimento bem sucedido, na maioria das vezes, paga com folga todo esse sacrifício, mas você precisa estar ciente desse cenário e preparado para assumir este estilo de vida.

4 – O risco do fluxo de caixa

Outro dos riscos que o empreendedor precisa correr é o do comportamento inesperado do fluxo de caixa.

Mesmo que você disponha de uma linha de crédito para garantir o seu fluxo de caixa, o que como já disse anteriormente, no caso brasileiro é bastante arriscado, o risco desse caixa sair do controle é sempre uma preocupação.

Controle de perto esse fluxo para não ser surpreendido pelo colapso repentino do caixa e ter que tomar uma decisão em cima da hora, muita das vezes, com termos de negociação, como taxas de juros, nada favoráveis ao seu negócio.

Esse é um risco inerente a qualquer negócio, portanto, esteja preparado para enfrentar esse desafio.

5 – O risco de expectativas não se confirmarem

Independentemente da quantidade de pesquisas que você promova antes do lançamento do seu produto ou serviço, há sempre a possibilidade de no final, você não agradar, da forma que esperava.

Não importa o quanto a pesquisa que você faz ou quantos testes você completa, você nunca será capaz de estimar o interesse popular em seu negócio com perfeita precisão.

Busque validar sua ideia de negócio e se cercar de tudo que possa garantir o seu sucesso.

O público é bastante imprevisível, e mesmo com toda a tecnologia e ferramentas de pesquisa com as quais podemos contar hoje em dia, há sempre o risco de você estar superestimando o interesse pelo seu produto ou serviço, e em função disso, suas projeções estarem completamente furadas.

6 – Confiar em um funcionário chave

Quando você começa um negócio, você não terá uma equipe completa de funcionários que trabalham para você.

Em vez disso, você provavelmente vai ter um grupo pequeno e coeso de pessoas que trabalham incansavelmente juntos em um esforço para fazer as coisas funcionarem.

Entre os riscos que você deverá assumir está o de depositar uma grande confiança, especialmente se eles têm habilidades especiais que são difíceis de encontrar e estão dispostos a começar a trabalhar com um salário menor do que o praticado pelo mercado.

Por exemplo, se você contratar um único, principal desenvolvedor experiente para trabalhar em seu produto ao longo de alguns meses, você precisa ter absoluta confiança na sua capacidade de fazer o trabalho no tempo.

Encare os riscos que todo empreendedor precisa correr

Não estou dizendo que o medo dos riscos deva afastar você da direção de ter seu próprio negócio e conquistar sua independência financeira.

Eles na verdade são apenas obstáculos no meio desse caminho que você terá que superar.

Como disse anteriormente existem riscos que todo empreendedor precisa correr, seja no início ou até mesmo quando o projeto já está maduro.

Ser empreendedor é correr riscos e não há como evitar. A vantagem é que você agora já os conhece e por isso está mais capacitado a vencê-los.

Por Rodrigo Lima

Outros em Empreendedorismo

Máquina de assar espetinhos de churrasco Imagine uma máquina de assar espetinhos de churrasco que permita a você uma produção muito maior de espetinhos que os meios tradicionais usados até agora. Essa é a proposta da máquina Churrasqueira de Espetinhos Churras...

Mais Lidas na Seção

Buscar no Site

Últimas Publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here