A retomada do crescimento na economia brasileira já parece para muitos empreendedores, uma hipótese bem provável para o ano que vem. Veja neste artigo alguns pontos da discussão sobre o futuro próximo da economia no Brasil.
A retomada do crescimento na economia brasileira já parece para muitos empreendedores, uma hipótese bem provável para o ano que vem. Veja neste artigo alguns pontos da discussão sobre o futuro próximo da economia no Brasil.

A retomada do crescimento na economia brasileira

Muito se fala ultimamente sobre a retomada do crescimento na economia brasileira e quanto isso irá ocorrer. Para alguns, já atingimos o “fundo do poço”, e para outros, “o buraco é mais embaixo”.

O fato é que, se adotarmos uma visão realista do atual cenário econômico, podemos sim, de forma isenta, dizer que existem alguns sinais animadores.

Digo isso com muita tranquilidade, pois quando falei aqui mesmo no Empreendedores Web sobre a chegada da crise econômica brasileira e fui duramente criticado por alguns ingênuos, que viam um mar de rosas pela frente, não tive medo de me expor. Eram apenas dados frios.

Falar agora sobre a retomada do crescimento na economia brasileira também me deixa bem à vontade, pois são os mesmos dados frios e simples, que me mostram um horizonte bem mais promissor para nossa economia.

Não vou me estender muito na discussão ideológica ou conceitual, pois para quem tem espírito empreendedor como eu e você, isso é a mais absoluta perda de tempo. Nosso negócio não é ideologia, mas sim a geração de riqueza e emprego no país.

O cenário para a retomada do crescimento da economia  do Brasil

Um dos principais fatores para o enfraquecimento da nossa economia nos últimos três anos foi a falta de confiança do empresariado, que viu, em alguns casos, apoiou, o país ser tomado por uma administração incompetente e corrupta.

Com isso, todos os projetos de investimento e expansão foram colocados na prateleira, sem data para serem revistos, já que não sabíamos se iríamos cair em um processo similar ao ocorrido na Venezuela ou se o país acordaria para o caos iminente.

Com o afastamento definitivo da quadrilha que tomou conta do Planalto, a retomada do crescimento da economia brasileira parece ser mais viável, e os diversos agentes econômicos começam a rever suas projeções e pensar na retomada de investimentos.

Esse movimento não se dá apenas entre os agentes econômicos nacionais, mas também investidores estrangeiros, que pisaram no freio diante da incerteza política, agora irão rever suas estratégias, após o afastamento definitivo de Dilma.

Organismos internacionais, como o FMI, já falam em um crescimento da economia brasileira em 2017, mesmo que tímido, se levarmos em consideração os indicadores anteriores.

Entre os fatores que nos levam a acreditar em um cenário favorável à economia nacional em 2017:

  • As commodities básicas começaram a se valorizar desde o início deste ano, o que pode ajudar em muito a retomada da economia brasileira, já que grande parte das nossas exportações estão relacionadas a esses produtos;
  • A capacidade ociosa da indústria está em patamares jamais vistos e basta uma pequena melhora no cenário econômico, para que as fábricas voltem a produzir, gerando mais emprego e renda;
  • Muitos dos projetos do novo governo, como o das privatizações de alguns setores e incentivos a obras estruturais, são fortes geradores de oportunidades e vagas de trabalho, o que certamente irá ajudar a retomada do crescimento;
  • O fator incerteza, que corrói qualquer economia, vai aos poucos se dissipando e a confiança no crescimento volta às mesas de discussões de muitos empresários brasileiros.

Uma retomada mais lenta do que gostaríamos

É claro que estamos ansiosos para sair da maior recessão dos últimos anos, mas é necessário administrar as expectativas de forma realista. A retomada do crescimento na economia brasileira não será sem remédios amargos e nem ocorrerá da noite para o dia.

Serão necessárias algumas medidas amargas para conter a sangria das contas públicas, utilizadas nos últimos anos como forma de promover as políticas populistas do PT e abastecer os cofres do partido e seus apaniguados.

Cortes efetivos – ainda não vistos até o momento, são imperiosos e precisam ser feitos o mais rápido possível e de preferência, amarrando o orçamento para os próximos anos, para que tenhamos um cenário econômico mais estável.

A notícia ruim é que o aumento de impostos está na pauta das medidas a serem tomadas pelo governo Temer. Por isso, é necessário se preparar para más notícias já nas próximas semanas.

O estrago feito pela gestão petista bolivariana foi muito grande. Como os interesses que norteavam as ações do governo não eram econômicos e sim ideológicos, principalmente na gestão Dilma, a infraestrutura nacional está sucateada.

Como a retomada do crescimento da economia nacional passa obrigatoriamente pela recuperação de estradas, portos, aeroportos e energia, é de se esperar uma certa demora na melhoria destes itens.

A grande vantagem é que não estando mais condicionadas a conchavos e esquemas de corrupção, estas obras poderão ser iniciadas rapidamente, através de privatizações e concessões, o que funcionará como fator gerador de emprego e renda.

O reaquecimento da economia brasileira

O empreendedorismo no novo cenário econômico

Para nós empreendedores, a retomada do crescimento na economia brasileira é a notícia que todos nós estávamos esperando ouvir.

Ao contrário do que pregam os partidos da esquerda populista, os empreendedores brasileiros não têm o prazer mórbido de demitir seus funcionários. Quem gosta de demissões são grupos políticos que vivem da miséria alheia.

O empresariado brasileiro também não possui uma paixão masoquista de ver seus negócios sendo sucateados por uma gestão governamental temerária. Montar um negócio e fazê-lo crescer, nos custa muito trabalho e sacrifício, coisa que a “esquerda caviar” brasileira desconhece.

A atual situação econômica do Brasil é frustrante para qualquer empreendedor que deseja montar ou expandir seu negócio. Por isso, se o novo governo tiver um compromisso sério com a retomada da economia nacional, certamente contará com o apoio de todos os empreendedores brasileiros.

Falar hoje sobre a retomada do crescimento na economia brasileira é algo que me deixa extremamente satisfeito, pois gosto muito mais de falar de luz do que falar de trevas, e isso estava se tornando uma rotina em nossa seção de artigos sobre economia.

Mantenha-se informado sobre outros aspectos e rumos da retomada do crescimento na economia brasileira e outros assuntos ligados à economia nacional e empreendedorismo, assinando nossa Newsletter.

Salvar

No votes yet.
Please wait...

1 COMENTÁRIO

  1. Ótimo artigo sobre a retomada do crescimento da economia no Brasil, bastante esclarecedor, vou começar a seguir mais esse site!!! Muito Obrigada !!! 😀

DEIXE UMA RESPOSTA