Conseguir uma renda extra na Internet é o sonho de muita gente que deseja reforçar o orçamento ou então dar início a uma nova atividade profissional. Ganhar um dinheiro extra na Internet é possível, mas ao contrário do que muita gente pensa, exige dedicação.
Conseguir uma renda extra na Internet é o sonho de muita gente que deseja reforçar o orçamento ou então dar início a uma nova atividade profissional. Ganhar um dinheiro extra na Internet é possível, mas ao contrário do que muita gente pensa, exige dedicação.

Renda extra na Internet é possível, mas exige trabalho

Muita gente quer saber como conseguir renda extra na Internet, uma opção cada vez mais comum em tempos de como total como os que vivemos hoje em dia.

O grande problema é que as pessoas acham que ganhar dinheiro na Internet é fácil e que não vai exigir esforço ou conhecimento técnico algum.

Conseguir uma renda extra na Internet é sim possível e muita gente já tem nisso uma bela complementação salarial, isso quando não se transforma na principal fonte de receita.

O universo online é rico em oportunidades de negócios. Do e-commerce ao marketing digital, passando pela criação de blogs e marketing de afiliados, existe um mundo de oportunidades e basta ter disposição e algum conhecimento técnico para participar desse mercado.

Os mitos sobre renda extra na Internet

Como ganhar uma renda extra na Internet e evitar algumas armadilhas
Como ganhar uma renda extra na Internet e evitar algumas armadilhas muito comuns por ai e podem lhe trazer prejuízos

O triste é que existem algumas pessoas que caem em verdadeiros golpes que são praticados pela Internet.

Pirâmides, fórmulas milagrosas, métodos infalíveis e esquemas secretos são oferecidos em profusão via e-mail, redes sociais e até mesmo em alguns sites. Veja mais detalhes neste artigo.

Sejamos coerentes. Se você descobrisse uma maneira incrível de garantir uma renda extra pela Internet, venderia por ai por qualquer R$ 200?

Será que você iria querer trocentos caras disputando o mercado com você ou iria faturar essa grana toda sozinho? Não faz sentido, concorda?

Pois bem, toda vez que você ver ou ouvir ou ler alguma coisa do tipo: Ganhar dinheiro fácil na Internet, construir um império online sem fazer força, ou virar um milionário digital sem investir nada, tenha certeza; é uma roubada. Isso simplesmente não existe. O único lugar onde o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário.

Como ganhar uma renda extra na Internet

Vamos falar sério agora. De que forma você pode ganhar uma renda extra na Internet? A boa notícia é que você pode fazer isso de várias formas, precisando apenas identificar aquela que mais se adapta às suas habilidades e disposição de tempo.

Não existe nenhuma formula mágica, esquema ou método infalível. Ganhar dinheiro na Internet é apenas uma questão de trabalho, afinidade e criatividade.

Em primeiro lugar você precisa descobrir de que forma você quer gerar essa renda extra na Internet.

  • Oferecendo serviços como freelancer
  • Oferecendo consultoria online em uma determinada área
  • Criando um blog e ganhando dinheiro com afiliados – Veja artigo
  • Criando infoprodutos para vender na Internet – Veja artigo
  • Trabalhando com o Google AdSense e suas aplicações – Veja artigo
  • Adquirindo uma franquia de marketing digital – Veja artigo
  • Vendendo produtos pela Internet em uma loja virtual – Veja artigo
  • Criando e veiculando vídeos no YouTube – Veja artigo
  • Oferecendo cursos online – Veja artigo
  • Criando sites para pequenas e médias empresas
  • Administrando as redes sociais de uma empresa ou pessoa

Nossa! A lista é interminável. Em nossa seção de artigos sobre negócios online você encontra diversas opções, e todas elas viáveis. Nada de fórmulas ou “sistemas” automáticos de geração de renda pela Internet. Só trabalhos sérios e reais.

Qual o segredo para garantir uma renda extra pela Internet

Se você está esperando uma receita mágica para ganhar dinheiro na Internet, vou lhe dar a minha. Faça o que você é realmente apaixonado(a) e domina. Se você sabe fabricar bijuterias, monte uma loja virtual ou então crie um curso para ensinar outras pessoas.

Se você gosta de escrever e domina um assunto, crie um site ou blog nesse segmento e ganhe dinheiro com programas de afiliados como AdSense e outros. Outra opção é escrever um e-book ou criar um curso online sobre isso.

Não importa o que você vá fazer, o importante é que esse trabalho seja forjado na sua paixão pela coisa. O trabalho no mundo digital, muitas vezes é extenuante, e sem paixão, não há como torna-lo perfeito, ou próximo disso.

Outra coisa sobre gerar uma renda extra na Internet, é que isso nunca acaba, no máximo está pronto. A dinâmica do ambiente online obriga você a estar sempre se atualizando, o que adiciona um pouco mais de trabalho à coisa, mas ao mesmo tempo a torna mais desafiante.

Como começar

Como ganhar um dinheiro extra pela Internet
Como começar a ganhar um dinheiro extra pela Internet

Em primeiro lugar, defina o que você realmente quer fazer, quanto tempo você tem para se dedicar a isso e o quanto você pode investir nessa empreitada. Investimento? Isso mesmo. Não dá para ganhar dinheiro na Internet sem um mínimo de investimento.

Seja no registro de um domínio (seu endereço na Internet) ou na compra de um software para produção do seu produto digital ou cursos na área do marketing digital, sempre haverá um investimento. Isso é caro? Não. Na maioria das vezes você gastará bem menos do que imagina.

O segundo passo é validar sua ideia de negócio. Será que o que você acha que agradará ao seu público-alvo é realmente viável? Será que sua proposta de produto ou serviço será bem aceita pelo público. Veja mais neste artigo sobre Como Validar Uma Ideia de Negócio.

Em terceiro lugar, planeje o que você vais fazer. A parte operacional é sempre mais sedutora do que a etapa de planejamento, mas sem um roteiro do que você irá fazer, suas chances de ter sucesso no mundo online serão muito reduzida, da mesma forma que ocorre no mundo físico.

Em quanto tempo garanto uma renda extra pela Internet?

Não é imediato. Como em qualquer outro negócio, existe sempre um prazo de maturação do negócio. Nenhum blog começa ganhando fortunas no AdSense da noite para o dia. Da mesma forma, você não irá faturar milhões na sua loja virtual no primeiro mês. Leia o artigo Como Ganhar Dinheiro Com AdSense.

Quando você decidir trabalhar em casa pela Internet, a primeira coisa que você deve fazer é um pacto de perseverança. Os resultados surgem em função do seu aprendizado, otimização de processos e aperfeiçoamento que a própria prática proporciona. É esse desenvolvimento todo que acaba levando você ao sucesso.

Dizer exatamente em quanto tempo seu negócio irá começar a dar retorno é difícil e vai depender muito do tipo de negócio, blog, YouTube, e-books, cursos online e etc…, mas como média nesse mercado, eu diria uns seis meses.

Para se manter atualizado(a) sobre como ganhar uma renda extra pela Internet, e outras ideias de negócios lucrativos na Internet, convidamos você a assinar nosso Boletim Informativo.

Avalie este artigo