Conheça algumas redes sociais com foco em empreendedores. Troque ideias sobre empreendedorismo em redes sociais especializadas para empreendedores.
Conheça algumas redes sociais com foco em empreendedores. Troque ideias sobre empreendedorismo em redes sociais especializadas para empreendedores.

Conheça as redes sociais para empreendedores

Redes sociais para empreendedores. Conheça algumas redes sociais voltadas para empreendedores.
Algumas Redes Sociais Para Empreendedores

As redes sociais para empreendedores vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo inteiro e um número cada vez maior de adeptos.

Para discutir assuntos relacionados aos negócios ou aproximas empreendedores e investidores, elas cresce e começam a funcionar como fonte de informação para quem deseja montar seu próprio negócio.

No Brasil ainda temos poucas redes sociais para empreendedores, mas a tendência é que as redes estrangeiras, percebendo o potencial do nosso mercado acabem criando versões também em português.

Principais redes sociais para empreendedores

A equipe do Empreendedores Web pesquisou e lista aqui as principais redes sociais voltadas para o público empreendedor. Confira!

LinkedIn

O LinkedIn é sem sobra de dúvida a rede social corporativa mais famosa do mundo e atualmente reúne mais de 250 milhões de profissionais e empresas. Embora seja vista por muita gente como um lugar para que está a procura de emprego, o LinkedIn é também um grande ambiente de negócios e contatos para empreendedores.

O LinkedIn talvez seja a rede social corporativa que oferece o maior número de ferramentas interessantes para empreendedores, já que o marketing corporativo no LinkedIn entrou de vez para a pauta de prioridades desta rede.

Alguns grupos de discussão como o “On Startups”, que conta com mais de 54 mil membros, se caracterizam como o recurso mais conhecido de marketing corporativo e construção de um bom networking no LinkedIn. Mas não existe apenas este. Veja outros grupos no LinkedIn interessantes para empreendedores:

  • LinkedIn Answers – Funciona como um fórum de perguntas e respostas
  • Creative Portfolio Display – Este grupo Oferece a opção de divulgação de portfólios
  • LinkedIn Corporate Solutions – Destinado à empresas de headhunter, que otimiza buscas e gerencia perfis

Como você pode ver, é uma rede completa, tanto para quem busca desenvolvimento profissional quanto para empreendedores.

Young Entrepreneur

A Young Entrepreneur é um excelente ponto de partida para empreendedores jovens, curiosos e entusiastas do mercado empresarial. Esta é uma rede social para empreendedores que assemelha-se a um fórum de discussão, com tópicos como e-commerce, marketing e franchising, entre muitos outros. Além do fórum principal, há também bibliotecas de artigos, vídeos, infográficos interativos e blogs.

StartupNation

Entre todas as redes sociais para empreendedores pesquisadas, constatamos que a produção de conteúdo relevante é o grande trunfo da StartupNation, um item que é Negligenciado na maioria das redes sociais para empreendedores. Com artigos, fóruns, blogs, seminários e podcasts, os usuários podem adquirir bastante informação para tomar melhores decisões de negócio.

O site oferece ainda uma série de “competições”, como o já tradicional concurso Dorm-Based 20, que premia startups surgidas em universidades, e competições de elevador pitch – a apresentação da empresa no menor tempo possível, entre 30 segundos e 2 minutos.

A comunidade é composta tanto por novos empreendedores como por empresários estabilizados, que contribuem com a geração de conteúdo por meio de experiências práticas.

Perfect Business

Mais simples que as outras redes, o Perfect Business reúne conteúdo relevante em uma comunidade de clientes em potencial, prováveis parceiros de negócios e investidores em diversos segmentos.

Ideal para construir um bom network corporativo, esta rede social para empreendedores também tem parcerias com plataformas de referência como Entrepreneur e Virgin Money, e disponibiliza recursos como um construtor de planos de negócios, vídeos de empreendedores de sucesso, bibliotecas de artigos, e até um centro de investidores.

Há a possibilidade de cadastrar-se com perfis gratuitos e o tipo “gold”, com uma mensalidade que garante um acesso mais amplo a todos os recursos do portal.

PartnerUp

O foco da PartnerUp são empreendedores que estejam buscando recursos e pessoas para oportunidades de negócios. Qualquer um pode participar, e nela é possível pedir ou oferecer conselhos, encontrar escritórios comerciais disponíveis para aluguel e prestadores de serviços para seu negócio.

O grande diferencial desta rede social é o programa de negócios imobiliários MoveUpSM, que auxilia profissionais com dificuldade na busca por um escritório físico para alocar seus negócios.

A PartnerUp também oferece um espaço para pequenos e médios empresários anunciarem seus serviços à comunidade e de chat entre empreendedores.

The Funded

O The Funded é uma comunidade on-line de empreendedores que pesquisam, classificam e comentam fundos de investimento. Nela o usuário pode visualizar e compartilhar exemplos de contratos, comentários e dicas para auxiliar outros usuários na busca por um bom investidor, assim como discutir a operação de uma empresa com quem já desenvolveu seu negócio próprio.

Ao tornar-se membro (é necessário cadastrar-se para aproveitar todas as ferramentas oferecidas), você tem acesso a perfis detalhados de fundos de investimento, com especialidades e padrões, investimentos de referência e critérios de investimentos, além de dados de contato de fundos de capital de risco.

Perfect Business

Mais simples que as outras redes, o Perfect Business reúne conteúdo relevante em uma comunidade de clientes em potencial, prováveis parceiros de negócios e investidores em diversos segmentos.

Ideal para construir um bom network corporativo, esta rede também tem parcerias com plataformas de referência como Entrepreneur e Virgin Money, e disponibiliza recursos como um construtor de planos de negócios, vídeos de empreendedores de sucesso, bibliotecas de artigos, e até um centro de investidores.

Há a possibilidade de cadastrar-se com perfis gratuitos e o tipo “gold”, com uma mensalidade que garante um acesso mais amplo a todos os recursos do portal.

Cofoundr

A rede social Cofoundr reúne formadores de opinião, entre empreendedores, programadores, web designers, investidores e executivos de sucesso. Ao contrário da maioria das redes sociais, o Cofoundr é estritamente privado, e o usuário sequer visualiza outros perfis e informações se não for membro registrado.

Um fato interessante, que acaba segmentando o grupo de usuários do Cofoundr, é a necessidade de um e-mail universitário ou corporativo válido, o que significa que estudantes de ensino médio ou usuários mais jovens e/ou desempregados não são aceitos.

O primeiro passo é cadastrar-se, depois é necessário especificar sua habilidades e experiências profissionais e o perfil de pessoas com quem você deseja interagir. Em seguida, você está apto a postar suas ideias nos fóruns de discussão e iniciar seu network.

Biznik

Para quem considera redes sociais corporativas algo formal e engessado, o Biznik pode ser uma boa pedida. Eles mesmos se posicionam como uma rede social “não cansativa”, afirmando que ali o usuário não encontrará seus familiares e amigos, mas parceiros que possam ser proveitosos no desenvolvimento de seu negócio.

A comunidade é composta por freelancers, CEOs e, sobretudo, profissionais autônomos. Como poucas outras redes sociais, é um ambiente mais voltado ao compartilhamento de ideias do que à divulgação de currículos.

É obrigatório que todos os membros se cadastrem com dados verdadeiros, e a equipe do Biznik de fato monitora e revisa perfis para garantir essa política, conforme avisado já na primeira frase legível de sua homepage.

Eles trabalham com três “níveis” de perfis, entre “basic” (gratuito), “active” e “supporting” (estes com custos mensais, sendo que o último garante mais visibilidade).

  • Conheça o Biznik

Empreendemia

Não poderíamos finalizar este artigo sem mencionar a Empreendemia, uma autêntica rede social brasileira com foco nos empreendedores. Atualmente a rede já reúne mais de 30 mil empresas e é um exemplo de sucesso de redes sociais para empreendedores no Brasil.

No Empreendemia você pode criar sua vitrine de produtos e serviços, entrar em contato com possíveis clientes e fornecedores e fazer novos negócios em um ambiente web bem organizado e de fácil navegação.

E você? Conhece outras redes sociais para empreendedores que deveria estar aqui? Deixe sua indicação.

5.00 avg. rating (96% score) - 5 votes

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito Legal Alberto!

    Este post nos mostra que, apesar do LinkedIn ser muito útil, ele não é o único.
    Sempre vi o LinkedIn como rede social de funcionário de empresas e não como rede para empreendedores. Descobrir que há redes socias específicas para empreendedores e fantástico.

    Parabéns pelo artigo!

  2. Muito interessante a matéria sobre redes sociais para empreendedores. Ter contato com outros empreendedores é importante para ampliar nossos horizontes e discutir ideias.

DEIXE UMA RESPOSTA