Veja qual é a receita para abrir um negócio próprio de sucesso e quais são os ingredientes para isso. Saiba como dosar cada um desses ingredientes para garantir o sucesso do seu empreendimento e evitar que a receita desande.
Veja qual é a receita para abrir um negócio próprio de sucesso e quais são os ingredientes para isso. Saiba como dosar cada um desses ingredientes para garantir o sucesso do seu empreendimento e evitar que a receita desande.

A receita para abrir um negócio próprio

Você saberia dizer qual é a receita para abrir um negócio de sucesso? O Sebrae divulgou um vídeo simples e educativo, onde compara o processo de abertura de uma empresa a tarefa de cozinhar, você precisa seguir a receita de sucesso para poder chegar lá. Achar que basta apenas ter uma boa ideia e o dinheiro para investir é um grande erro, comum aos novos empreendedores.

A receita para abrir um negócio de próprio precisa ser seguida à risca, pois caso contrário, a coisa desanda. Algumas perguntas que você deve fazer logo de cara é:

  • Quanto custa para abrir o negócio
  • Qual será o capital de giro necessário para tocar o negócio
  • Quais os equipamentos que você terá que comprar
  • Onde buscar capacitação profissional

Você precisará saber a quantidade certa de cada um destes ingredientes para que a coisa funcione. Vejamos então alguns pontos importantes que você deve levar em consideração.

Localização do negócio

Um dos principais ingredientes da receita para abrir um negócio de sucesso é saber escolher a localização. A escolha do ponto comercial afeta diversos aspectos do negócio como o capital necessário para abrir o negócio, fluxo de visitantes e consequentemente o seu faturamento.

Portanto, dedique o tempo que for necessário para a escolha da localização do seu negócio, pois esta decisão é de suma importância para o sucesso da sua empreitada.

Instalações

Outro ingrediente a ser analisado são as instalações que serão necessárias para montar o negócio. Em alguns casos você além do investimento no ponto precisará  também fazer algumas reformas para se enquadrar às necessidades do negócio. No caso de franquias, por exemplo, precisará se enquadrar nos padrões exigidos pelo franqueador.

Na sua receita para abrir um negócio de sucesso, não erre a mão no ingrediente “Custo de Instalações” que você terá que incorrer nessa etapa, para não desandar.

Pessoal

Seus funcionários são ingredientes importantes na receita para abrir um negócio próprio de sucesso
Seus funcionários são ingredientes importantes na receita para abrir um negócio próprio de sucesso

Infelizmente um dos principais ingredientes para abrir um negócio de sucesso é muitas vezes negligenciado pelos empreendedores: o quadro de pessoal e sua capacitação.

Em seu planejamento não deixe de levar em consideração o número de colaboradores que você irá precisar para tocar o negócio tanto no início quanto no decorrer da operação.

É claro que em um primeiro momento você deve contar com uma equipe reduzida, mas mesmo assim é preciso planejar e principalmente dar atenção à qualificação técnica de seus funcionários.

Além disso, é preciso também levar em consideração a capacitação da sua equipe. Em um mercado competitivo como o que vivemos, uma das formas de criar um diferencial competitivo é justamente a boa formação profissional de seus colaboradores.

Marketing

O marketing é outro ingrediente que precisa ser muito bem usado. De nada adiantará ter um ótimo negócio se as pessoas não sabem que ele existe. Você precisará alocar recursos e traçar uma estratégia para a divulgação da sua empresa, pois sem isso, a sua receita irá desandar.

Não se esqueça de pensar também na divulgação da empresa pela Internet, pois este é o meio mais influente no momento, principalmente para quem tem um orçamento apertado. Não se iluda com a história de que tudo na Internet é barato. Existem custos sim, e você deve estar preparado para eles.

Legislação

Por fim, você deve deve levar em consideração também as questões que envolvem a legislação. Conhecer questões regulatórias é importante para que você possa iniciar seu negócio sem problemas com os órgãos reguladores, como prefeitura, secretaria de saúde pública, meio ambiente e outros.

As questões relativas a impostos e taxas também são importantes, principalmente em um país como o Brasil, onde o sistema tributário é tão complexo e repleto de armadilhas, que se não forem evitadas, podem até mesmo inviabilizar o seu negócio.

 

 

Agora que você já tem uma ideia da receita para abrir um negócio próprio de sucesso, convidamos a navegar por nosso site e descobrir entre as diversas ideias de negócios que apresentamos, qual deles se encaixa melhor no seu perfil empreendedor. Mantenha-se informado assinando nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA