Quem nunca disse ou pensou um dia: Quero montar meu próprio negócio? Neste artigo discutimos alguns itens que você deve levar em consideração na hora de decidir sobre abrir seu negócio próprio.
Quem nunca disse ou pensou um dia: Quero montar meu próprio negócio? Neste artigo discutimos alguns itens que você deve levar em consideração na hora de decidir sobre abrir seu negócio próprio.

Quero montar meu próprio negócio

Quantas vezes você já não se pegou pensando: Quero montar meu próprio negócio! Talvez muitas. E o que na verdade impede você de investir nessa ideia?

Na maioria das vezes as pessoas desistem de montar um negócio próprio simplesmente por não saber por onde começar a caminhada.

Outras vezes o grande obstáculo é o medo natural de partir para uma empreitada deste vulto, uma reação normal para que compreende a dimensão dessa decisão.

O fato é que quando você diz quero montar meu próprio negócio, imediatamente um sem número de dúvidas começam a aparecer e muitas vezes isso desestimula os novos empreendedores.

Como o objetivo principal do Empreendedores Web é incentivar o empreendedorismo através da informação, pesquisamos e fizemos um pequeno roteiro para orientar que está passando por esse momento de definição.

Pela nossa experiência adquirida através de conversas com empreendedores, análises de casos, comentários em nosso site a experiência da nossa própria equipe, dividimos esse roteiro em cinco itens:

  • Será que empreender é para você?
  • Que tipo de negócio montar?
  • O quanto de dinheiro será preciso?
  • Onde buscar suporte?

Se a ideia de que “quero montar meu próprio negócio” bateu na sua cabeça, aqui está o roteiro para o início dessa jornada!

Você tem o perfil para montar o seu próprio negócio?

A decisão de montar o seu próprio negócio, diferentemente do que muita gente imagina, é algo muito sério e precisa ser muito bem analisada. Em primeiro lugar você deve fazer uma autoanálise e verificar se você realmente tem o perfil empreendedor para atingir os seus objetivos.

Como já dissemos em um artigo anterior, abrir o seu próprio negócio não é uma obrigação e muito menos é para qualquer pessoa. Muita gente acha que trabalhar para outra pessoa ou empresa não é louvável. Puro engano. É louvável sim e muita gente que trabalha como colaborador em uma grande corporação, as vezes acaba sendo um péssimo empreendedor.

Pot isso, antes de tudo, verifique se você realmente tem o perfil empreendedor, se está disposto a enfrentar os mega desafios resultantes dessa decisão e se terá a paciência necessário para arcar com o ônus antes de usufruir do bônus.

Empreender não é apenas dizer eu quero montar o meu próprio negócio, é estar preparado para isso e ter as características para enfrentar esse desafio.

Que tipo de negócio devo montar?

Quero montar meu próprio negócio. E agora? Por onde seguir?
Quero montar meu próprio negócio. E agora?

Essa, para mim, é a resposta mais fácil: Monte um negócio pelo qual você seja apaixonado e domine os conhecimentos necessários para transformá-lo em um produto de sucesso.

Sem paixão é muito difícil criar um negócio promissor, e sem o conhecimento técnico necessário para isso é praticamente impossível.

Quando você diz quero montar um negócio próprio, deve avaliar se existe algo pelo qual seja realmente apaixonado ao ponto de superar todas as adversidades naturais da criação e gestão de uma empresa, e que o impulsione a oferecer um produto ou serviço diferenciado pelo carinho e paixão que você dedica.

Montar um negócio, pura e simplesmente pelo retorno financeiro que ele pode trazer, na maioria das vezes não funciona muito bem, seja do ponto de vista comercial ou da própria satisfação pessoal.

O quanto de dinheiro será preciso?

Essa é uma outra questão que você precisa pensar bastante. Não se trata única e exclusivamente de dizer eu quero montar o meu próprio negócio. É preciso saber se você tem ou não dinheiro para concretizar esse sonho.

No momento atual, a melhor opção é montar seu negócio com recursos próprio, pois pegar dinheiro em banco, com as taxas de juros atuais, é simplesmente loucura. Por isso, a melhor situação é ter os recursos para montar o negócio.

Outra opção é buscar um sócio que possa entrar com capital junto com você. Nesse caso é preciso se certificar que esse sócio vai realmente agregar valor ao negócio, além é claro, de entrar com o dinheiro. Sociedade é como casamento, portanto, pense bem.

   Leio o artigo Como Escolher Um Sócio

Onde buscar suporte?

Em primeiro lugar, pesquise exaustivamente na Internet em sites especializados na área onde você deseja investir e colha o máximo possível de informações para dimensionar o que você deseja montar.

Feito isso, é hora de buscar auxílio profissional. O melhor lugar para isso é sem sombra de dúvidas o Sebrae, que possui uma vasta experiência neste tipo de orientação e pode lhe ajudar com consultores e ainda uma vasta biblioteca cobrindo diversos tipos de negócios.

Quando você decide “Quero montar meu próprio negócio!” você está dando um passo importante na sua vida e portanto, precisa medir passo a passo suas ações. Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

Por Rodrigo Lima

No votes yet.
Please wait...

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de montar um negocio em casa como sou cozinheira queria começar vendendo comida caseira por onde eu começo

DEIXE UMA RESPOSTA