Veja qual a importância de elaborar um plano de negócios para uma produtora de eventos. Se você pretende montar uma produtora de eventos, deve em primeiro lugar elaborar um planejamento para que possa ter diretrizes para implementar o negócio.
Veja qual a importância de elaborar um plano de negócios para uma produtora de eventos. Se você pretende montar uma produtora de eventos, deve em primeiro lugar elaborar um planejamento para que possa ter diretrizes para implementar o negócio.

Plano de negócios é o primeiro passo para montar uma produtora de eventos

Como em qualquer outro tipo de negócio, antes mesmo de pensar em montar uma produtora de eventos é preciso fazer um planejamento cuidadoso de todas as etapas do projeto. É ele que servirá como bússola para os passos seguintes.

O primeiro passo para para montar uma produtora de eventos é definir os rumos do seu empreendimento e elaborar um plano de negócios, um documento escrito onde você irá estruturar as principais ideias e opções a serem analisadas para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada.

Neste planejamento, além de definir o ramo em que vai atuar, é preciso que você reúna uma série de informações fundamentais sobre o mercado, conhecer detalhadamente os objetivos que quer atingir e planejar o que vai ser colocado em prática.

É uma ilusão achar que montar uma empresa de eventos seja uma coisa fácil. Existem muitos detalhes, verdadeiros “segredos do negócio”, que fazem toda a diferença entre um empreendimento de sucesos e um fracasso retumbante.

Pesquisa preliminar

Plano de negócios para montar uma produtora de eventos
Plano de negócios para montar uma produtora de eventos

O início do processo se dá através de um levantamento de dados em órgãos de pesquisa e de apoio às empresas, como o IBGE e o SEBRAE. Por meio dessas informações é possível conhecer ao máximo o universo que cerca o setor e alinhar seus objetivos com a realidade do mercado.

Feita esta pesquisa, é hora de definir em que setor você irá atuar. Se você estiver começando o negócio, dificilmente terá know-how para encarar a pridução de grandes eventos, portanto, trace metas realistas e de acordo com a sua capacidade de organização, para ir construindo uma reputação no mercado e então poder pensar em um voar mais alto.

No Curso de Planejamento e Organização de Eventos, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Antônio Máximo Borba, afirma , que “para montar um plano de negócios, é preciso conhecer o ramo de atividade, o mercado consumidor, fornecedor, e concorrente.”

Definir os serviços que a sua produtora de eventos irá oferecer e a escala destes serviços é fundamental para poder determinar os recursos que serão necessários.

Outros itens importantes no planejamento de uma empresa de eventos

Também fazem parte desse documento a análise da localização da empresa; o conhecimento das técnicas de marketing e do processo operacional.

Outros itens fundamentais é uma boa projeção do volume de vendas e serviços; uma estimativa da necessidade de pessoal; e a análise financeira ajudam a estimar o resultado e o capital necessário para começar o negócio.

Na pesquisa de mercado, não se esqueça de investigar o número de empresas de eventos na mesma cidade ou área em que pretende atuar, bem como o número de eventos no quais essas estão envolvidas.

Se você for montar uma produtora de eventos lembre-se sempre de, em primeiro lugar colocar todos os passos no papel, para só depois partir para a etapa operacional. Mantenha-se informado sobre outras dicas para a produç´~ao de eventos e empreendedorismo, assinando nosso Boletim Informativo.

CPT - Centro de Produções Técnicas

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1 COMENTÁRIO

  1. Falo a partir de Angola, gostaria é ter mais informações sobre este assunto, promoção de eventos; tenho um Centro cultural que ainda falta muito para atingir o que eu desejo, é um projecto onde pretendo ter desde a promoção de eventos, formação em musica, pintura, decoração etc; pelo que gostaria entrar em contacto para que se possível me passar a experiencia ou mesmo parceria.

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