Veja nesta matéria qual é o passo a passo para escolher uma franquia. Fizemos um roteiro completo para quem deseja acertar na escolha de uma franquia e faça uma opção mais segura na hora de abrir o seu negócio.
Veja nesta matéria qual é o passo a passo para escolher uma franquia. Fizemos um roteiro completo para quem deseja acertar na escolha de uma franquia e faça uma opção mais segura na hora de abrir o seu negócio.

Passo a passo para a escolha de uma franquia

A equipe do Empreendedores Web elaborou um passo a passo para a escolha de uma franquia, já que muitos dos nossos leitores nos escreveram dizendo que se sentem meio perdidos na hora de começar sua pesquisa.

O processo de escolha de uma franquia não é tão simples como algumas pessoas acham. Não se trata apenas de se empolgar com o negócio e embarcar na empreitada. É preciso analisar diversos aspectos do negócio e planejar muito.

Para facilitar o processo decisório, nossa equipe pesquisou e elaborou um passo a passo para a escolha de uma franquia, baseado em diversas publicações feitas em nosso site, que você usar como referência na hora de abrir o seu negócio.

Encontre um segmento com o qual você se identifique

O primeiro item do nosso passo a passo para a escolha de uma franquia é escolher muito bem o setor em que você deseja atual. Lembre-se que você está entrando em uma empreitada que irá requerer muita dedicação e esforço, portanto é necessário que o setor tenha uma boa perspectiva futura.

Um grande erro que vem sendo cometido nos últimos anos pelos novos empreendedores do segmento de franchising, é se apaixonarem por um tipos de “franquia da moda” e depois, quando já é tarde demais, descobrirem que o setor não tem uma boa perspectiva de crescimento a médio/longo prazo ou então, que o mercado está saturado.

Quais são as perspectivas para o segmento

Conheça o passo a passo para a escolha de uma franquia
Conheça o passo a passo para a escolha de uma franquia

Outro ponto importante é analisar quais são as perspectivas de crescimento e renovação do setor. Será que o setor vem apresentando um bom crescimento nos últimos anos?

O modelo de negócio é de fácil cópia ou possui características e técnicas específicas. Quais são as barreiras de entrada?

Se o setor que você escolher possui vários concorrentes, pesquise para saber se o mercado não estaria saturado e os concorrentes estão envolvidos em uma verdadeira guerra de preços para garantir sua participação. Setores em tal situação tendem a apresentar margens muito apertadas.

Qual o conceito da marca?

Outro ponto do nosso passo a passo para a escolha de uma franquia é investigar a marca. Muitas vezes, o principal argumento de venda da franquia, principalmente as mais novas, é que lá fora ela é um sucesso. Isso não é garantia nenhuma de que esse sucesso se repetirá por aqui.

Outra dica é pesquisar pela Internet o que é falado sobre a marca. Visite sites especializados em franquias e negócios, fóruns de discussão, artigos sobre a marca e outras referências. Um bom referencial é o site Reclame Aqui, que pode dar uma dimensão de franqueados insatisfeitos.

Franquia ou startup

Dê preferência a marcas já bem estabelecidas e com um bom conceito no mercado. Muitas franquias, principalmente as novas, são lançadas de forma precipitada, sem que seus processos e métodos estejam bem detalhados e sedimentados.

São o que chamamos de startups em forma de franquia, ou seja, a ideia é boa, mas o produto e os processos ainda não estão maduros o suficiente para fazerem parte de uma franquia de verdade. Nestes casos, você estará comprando muito mais uma ideia do que uma franquia propriamente dita.

Busque informações com franqueados

Outra etapa que não poderia faltar em nosso passo a passo para a escolha de uma franquia é o contato com franqueados ou ex franqueados. Busque saber com eles qual o conceito que eles tem do negócio, do suporte dado pelo franqueador e as realidade financeira do negócio.

É interessante também questionar o franqueador sobre os planos de expansão da marca e verifique se ela tem ou não estrutura suficiente para implementar esses planos. Não se iluda com previsões milagrosas, principalmente em um ambiente de crise como o atua, pois elas podem não se concretizar.

Analise a concorrência e o ambiente

Outro item importante do passo a passo para a escolha de uma franquia é analisar a concorrência que você irá enfrentar e o mercado disponível. Se você já tem uma ideia de onde pretende instalar a sua franquia, verifique se existe algum concorrente no mesmo segmento nas proximidades, pois isso pode significar problemas para você.

Outra dica importante é conhecer muito bem os hábitos do público da região e verificar se este público bate com o público alvo da franquia que você pretende adquirir. É preciso que haja uma compatibilidade plena, caso contrário, suas despesas com o marketing podem fazer seus custos explodirem.

Análise do ponto e suporte do franqueador

Um item crucial para determinar a viabilidade do negócio é a questão da localização. De nada adianta um bom negócio em um péssimo lugar. Por melhor que seja o negócio, se estiver mal localizado, a coisa simplesmente não anda.

Se for alugar um imóvel, em primeiro lugar, negocie bem o valor do aluguel, principalmente agora, em meio à crise que está aí, é fácil conseguir um bom desconto. O valor do aluguel deve ficar entre 10% a 15% do faturamento previsto para o negócio.

   Leia o artigo Como Escolher o Ponto Comercial Para Sua Franquia

Faça contas e mais contas

Outro item que não poderia ficar de fora do nosso passo a passo para escolher uma franquia é a questão dos cálculos. Faça um planejamento detalhado de todas as despesas em que irá incorrer, taxa de franquia, despesas operacionais, capital de giro e inclua sempre uma provisão de 10% a 20% para despesas imprevistas, principalmente na fase de instalação.

Tente sempre escolher uma franquia cujo projeto caiba no seu orçamento. É claro que você pode recorrer a um financiamento para criar sua franquia, mas em tempos de juros altos, isso é bastante arriscado, por isso, é melhor evitar.

O segredo do negócio é buscar informações nos mais variados locais possíveis. Visite o site da Associação Brasileira do Franchising, o Sebrae outras fontes de informações para complementar sua pesquisa.

Agora que você já tem o passo a passo para a escolha de uma franquia, é só se organizar e começar a análise. Mantenha-se atualizado sobre o investimento em franquias e outras oportunidades de negócios, assinando nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA