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O que vender no e-commerce

Veja neste artigo o que vender no e-commerce. Uma série de dicas para quem deseja montar uma loja virtual, mas ainda não tem uma boa ideia sobre que tipo de produto vender. Vale a pena conferir!!!

O que vender no e-commerce – Resolva esta primeira questão

É natural que muitos empreendedores se perguntem o que vender no e-commerce, afinal de contas, esse é o primeiro passo para quem deseja montar uma loja virtual, um segmento que vem apresentando taxas de crescimento anual de 25% nos últimos anos, e mesmo em tempos de crise não dá sinal de cansaço.

Com um desempenho desses, o e-commerce é presença obrigatória de qualquer lista de opções de empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio e a opção pela criação de uma loja virtual é uma alternativa que vem conquistando a preferência de muita gente.

O maior problema esta justamente na dúvida sobre o que vender no e-commerce. Em um segmento tão abrangente, muitas vezes o empreendedor se sente perdido, ou então é levado a acreditar em falsas ideias que acabam se revelando péssimas ideias de negócio.

Tenha calma, pois não há motivos para desespero, pois através de uma análise fria do mercado você poderá determinar com bastante precisão o que vender em sua loja virtual. Como em qualquer negócio, o segredo está em planejar com cuidado.

1 – Como descobrir o que vender no e-commerce

A proposta neste artigo não é a de te dizer o que vender no e-commerce, já que isso seria extremamente vago, mas sim analisar alguns aspectos do comércio eletrônico que podem indicar a você qual caminho seguir.

Não é uma questão de ser egoísta ou querer esconder o jogo, é simplesmente uma questão de sinceridade.

Nenhuma agência especializada em e-commerce pode te dizer vai te dizer o que você deve ou não vender na Internet, mas sim orientar no sentido de que tipo de produto seria o mais indicado no seu caso.

2 – Esqueça mitos e lendas sobre e-commerce

O primeiro passo para quem deseja saber o que vender no e-commerce, é conhecer a realidade do mundo das vendas pela Internet.

Durante todos esses anos foram construídas muitas lendas sobre lojas virtuais, mas que muitas vezes levam as pessoas a premissas erradas.

Ter uma loja virtual não significa ter menos trabalho ou fazer fortuna da noite para o dia, principalmente em um cenário tão competitivo como o que vivemos hoje em dia.

O e-commerce nada mais é do que vender através de um canal diferente do mundo físico. Na prática, dá o mesmo trabalho que uma loja física. A carga de trabalho é a mesma, ou talvez maior. Somente os custos são menores.

3 – O planejamento é a chave do sucesso no e-commerce

Não há mais espaço para amadorismo no e-commerce brasileiro. O comércio eletrônico está cada vez mais profissional é técnico, portanto, planejamento é uma etapa fundamental para montar uma loja virtual de sucesso.

Para ter uma ideia do que você vai precisar na empreitada, nada melhor do que um planejamento bem estruturado para dar um rumo às suas ações.

A elaboração de um plano de negócios é um dos primeiros passos para o sucesso do negócio.

Por isso, antes de pensar em o que vender pela Internet, pense em como vou vender pela Internet.

O que vender na Internet

4 – Foque nos nichos de mercado do comércio eletrônico

De tão antiga, essa máxima já está virando até clichê, mas não custa nada lembrar. Quem tem juízo não compra briga com os grandes players do varejo virtual.

Isso é simplesmente suicídio empresarial. Você dificilmente conseguirá ter uma vantagem competitiva sobre eles.

Os nichos de mercado são a melhor porta de entrada para o novo empreendedor digital. A baixa competitividade nestes mercados, transforma os nichos em verdadeiros paraísos para os novos empreendedores.

No livro A Cauda Longa, considerado um livro obrigatório para quem deseja entender os nichos de mercado, Chris Anderson mostra que qualquer pequena parte de um nicho na Internet, representa milhares de consumidores.

O cenário ideal é aliar a presença em nichos de mercado com produtos de alto valor agregado, pois essa é uma fórmula clássica do sucesso no e-commerce.

[icon name=icon-hand-right]  Leia o artigo As Vantagens do E-commerce de Nicho

5 – Características físicas dos produtos

Outra questão importante na hora de decidir o que vender no e-commerce é em relação às características físicas dos produtos. Essa é bem mais fácil de resolver.

  • Produtos pequenos e leves – Trabalhando com esse tipo de mercadoria você evita problemas com armazenagem e poderá praticar um frete bem barato. Se você não necessita de um galpão muito grande para armazenar seus produtos, seus custos operacionais serão menores.
  • Produtos de alto valor agregado – Outra característica clássica de bons produtos para vender na Internet. Com esse tipo de produto você terá um ticket médio alto na loja, o que dissolve o valor do investimento em marketing, por exemplo.
  • Produtos não comoditizáveis – Trabalhar com produtos exclusivos ou que encontram baixa concorrência facilita na hora de destacar o seu e-commerce de outras lojas virtuais. Vender o que todo mundo também vende é uma das armadilhas do comércio eletrônico.

6 – Crie uma Estratégia do Oceano Azul

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre faço questão de incentivar os participantes a criarem Oceanos Azuis para suas operações online.

Dar um pouco mais do mesmo é uma fórmula que não dá mais certo há muito sempre. O modelo de cópia? Esse nem pensar.

Crie um produto diferenciado, um ambiente negocial diferenciado, uma proposta nova ou então reinvente todo o segmento, como fez o Cirque du Soleil. Talvez o grande desafio não seja o de saber o que vender no e-commerce, mas sim, como vender.

[icon name=icon-hand-right]  Leia o artigo Estratégia do Oceano Azul no E-commerce

Espero ter dado um caminho para você que está em busca de saber o que vender no e-commerce, pois sei que essa é a primeira grande barreira para quem deseja entrar nesse segmento.

Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário e terei prazer em lhe ajudar. Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

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