Veja nesta matéria o que é sistema de gestão e de forma ele pode ajudar sua empresa, deixando-a mais ágil e precisa, economizando tempo e recursos na gestão do dia a dia dos negócios.
Veja nesta matéria o que é sistema de gestão e de forma ele pode ajudar sua empresa, deixando-a mais ágil e precisa, economizando tempo e recursos na gestão do dia a dia dos negócios.

O que é sistema de gestão e quais são os seus benefícios

Todo empreendedor precisa saber o que é sistema de gestão, pois um dos fatores fundamentais para o sucesso em qualquer negócio é ter uma administração eficiente de pessoas, produtos e processos.

Empresas de todo o porte chegam a um ponto em que a administração precisa passar para uma etapa mais sofisticada, onde os processos internos são acompanhados de forma mais efetiva, evitando assim o desperdício de tempo e recursos.

Por isso é de suma importância que o empreendedor saiba o que é sistema de gestão, seus tipos e as diversas opções disponíveis no mercado, pois se quiser seguir em frente, será inevitável a adoção de um.

A equipe do Empreendedores Web pesquisou e traz aqui um guia para que você possa entender como funcionam os sistemas de gestão empresarial e como eles podem ajudar a sua empresa.

O que são sistemas de gestão e como eles funcionam

Um sistema de gestão é um software que ajuda você a administrar a sua empresa, gerenciando processos, automatizando processos e identificando pontos onde podemos implementar melhorias operacionais e financeiras.

A ideia principal de um sistema de gestão é automatizar ao máximo as diversas rotinas da empresa, buscando mais precisão em termos de números, evitando redundância de ações e reduzindo assim o tempo gasto no gerenciamento do negócio.

De um simples salão de beleza até uma fábrica que envolve diversas etapas de produção, se faz necessário termos em mãos os números exatos de cada etapa do processo, para que possamos gerenciar o negócio de forma eficiente.

São comuns os casos de empresas que mesmo tendo um ótimo produto ou serviço, acabam fracassando por não terem um controle efetivo de seus processos, por isso é tão importante que o empreendedor saiba exatamente o que é sistema de gestão e quais são as suas possibilidades de aplicação.

Os tipos de sistemas de gestão empresarial

De maneira geral, temos basicamente três tipos de sistemas de gestão empresarial:

  • ERP – Enterprise Resource Planning
  • CRM – Costumer Relationship Management
  • Sistemas de gestão vertical

Primeiro deles é o ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa, um software que tem como função o controle e acompanhamento dos recursos financeiros da empresa e também da parte fiscal.

O ERP é o responsável pelo acompanhamento de informações como o recebimento de receitas, o pagamento das diversas despesas e também os tributos que incidem durante as diversas etapas dos processos envolvidos.

Entre as vantagens mais evidentes da implementação de um sistema ERP é a maior confiabilidade dos dados, que passas a ser monitorados em tempo real, e a sensível diminuição do retrabalho, já que todas as informações são trabalhadas de forma integrada.

O que é sistema de gestão empresarial e como ele pode ajudar sua empresa
O que é sistema de gestão empresarial e como ele pode ajudar sua empresa

Outro sistema de gestão que merece destaque é o CRM, sigla para Costumer Relationship Management ou sistema de relacionamento com clientes.

A função desse sistema é justamente gerenciar os pontos de contatos com os clientes, função de extrema importância em um momento em que a fidelização de clientes está em evidência.

É comum vermos empresas colecionando contatos e listas dispersas e até mesmo conjuntos de cartões jogados em uma gaveta, que em sua forma bruta, não servem de absolutamente nada. O CRM busca organizar esses dados e criar um histórico de contatos com os clientes.

É importante que o empreendedor saiba o que é sistema de gestão para que possa identificar em áreas como a de gestão de clientes, por exemplo, opções que possam trazer eficiência para os dados coletados durante os diversos processos.

O terceiro grupo é conhecido como sistemas de gestão vertical, ou seja, softwares voltados para o gerenciamento de atividades específicas como salões de beleza, lojas de roupas, pizzarias, lanchonetes, hotéis e pousadas e outros tipos de negócios, que, por terem necessidades específicas, precisam de sistemas elaborados de forma a atender a essas demandas especiais.

Agora que você já sabe o que é sistema de gestão e quais suas principais modalidades, o que acha de incluí-lo em sua lista de prioridades, afinal, eficiência é o caminho certo para o sucesso. Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA