O que é liderança para você? De que forma você definiria o conceito de liderança nos dias de hoje? Veja neste artigo, que além de resultados, a definição de liderança no mundo moderno precisa incluir também a evolução da equipe de liderados em busca do bem estar comum.
O que é liderança para você? De que forma você definiria o conceito de liderança nos dias de hoje? Veja neste artigo, que além de resultados, a definição de liderança no mundo moderno precisa incluir também a evolução da equipe de liderados em busca do bem estar comum.

O que é Liderança – Indo além da definição

Você alguma vez já parou para definir o que é liderança? A expressão se tornou comum nos dias de hoje, mas na verdade pouquíssimas pessoas para defini-la.

Parece que virou moda falar em liderança. Seja no ambiente empreendedor, corporativo, político ou mesmo pessoal, a palavra vem coberta de uma aura de valor que deixa a todos encantados.

Em textos sobre vagas de empregos, liderança é uma palavra certa. Em discussões sobre empreendedorismo, a tal da liderança também surge como característica fundamental para o sucesso. Em suma, parece ser a única saída para tudo!

Mas afinal de contas, o que liderança de verdade? Será que existe apenas um tipo de liderança ou ela se manifesta de maneiras diferentes em função de determinadas situações com as quais as pessoas se deparam.

Definindo o conceito de liderança

Se formos partir para a solução mais simples para esse enigma, bastaria consultar o bom e velho Google e a resposta, segundo a Wikipédia seria:

Liderança é a condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar, e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Ainda do ponto de vista meramente conceitual, a definição de liderança ainda a classifica em três tipos distintos:

  • Liderança Autocrática – Nesta classificação, o líder foca suas ações única e exclusivamente em suas tarefas previamente determinadas. Neste tipo de liderança, que também é conhecida como liderança autoritária, o líder toma decisões individuais, ignorando a opinião de seus liderados.
  • Liderança Democrática – Nesse tipo de liderança, também chamada de liderança participativa, ou também consultiva, as ações têm como foco as pessoas que compõem o grupo e há a participação dos liderados na tomada de decisões.
  • Liderança Liberal – Esse é um tipo de liderança extremamente avançado e somente possível em grupos extremamente amadurecidos. Nela, o grupo não precisa da supervisão de seu líder, ficando os seguidores livres para conduzir seus projetos tendo o poder delegado pelo líder.

Do ponto de vista conceitual, a definição e classificação é aceitável, mas como identificar esse conceito em situações e pessoas. O que é liderança no dia a dia? O que está além do conceito de liderança.

Indo além do conceito de liderança

O que é liderança nos dias de hoje
O que é liderança nos dias de hoje

Definido o que é liderança, vamos discutir de que forma ela é percebida hoje em dia, principalmente no mundo corporativo e sob o aspecto do empreendedorismo.

Em um mundo extremamente competitivo como o que vivemos hoje, a definição de liderança pode ser simplificada e traduzida apenas como Resultados.

Isso até pode parecer uma definição simplista, mas na verdade o resultado engloba todos os conceitos anteriores.

Independentemente do tipo de liderança exercida, Autocrática, Democrática ou Liberal, no final das contas somos sempre cobrados em função de resultados pois é isso que as empresas e sociedade buscam.

Dessa forma, precisamos estender o conceito de resultados para uma dimensão maior do que simplesmente números ou lucro. Entender o que é liderança é também entender o que são resultados para podermos trabalhar com uma dimensão bem maior do que simplesmente números.

Como vimos anteriormente, a Liderança Liberal seria o estado mais avançado desse processo, mas é muito raro conseguirmos atingir este patamar, pois ele exige um amadurecimento extremo do grupo envolvido, líder e liderados.

Neste estágio, os liderados já estão em um nível tal, que o papel do líder é meramente de planejamento estratégico. Aí vem o aspecto curioso do processo. Para atingir este estado de amadurecimento, é preciso que os participantes também sejam, de certa forma líderes, só que em uma escala mais restrita.

Os benefícios de uma Liderança Liberal ou até mesmo a Liderança Democrática, vão muito além dos resultados para a empresa ou sociedade. Esses benefícios incluem a satisfação dos elementos envolvidos nas ações, por poderem participar de forma ativa e contribuir de maneira estratégica para o resultado final.

Foi-se o tempo onde quando éramos perguntados sobre o que é liderança, a resposta imediata era “saber mandar”. Hoje em dia, liderar é saber construir uma equipe. Essa é uma das principais características de um líder moderno. Por isso, o coaching de liderança ganha cada vez mais força entre os executivos.

Quando se discute o que é liderança, devemos sempre olhar para além do conceito e verificarmos as questões realmente práticas, para podermos definir o verdadeiro líder. Mantenha-se atualizado sobre essa e outras questões relativas a liderança, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Rodrigo Lima

No votes yet.
Please wait...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA