Veja neste artigo o que é financiamento coletivo e como essa forma de captação de recursos pode ajudar você a tirar sua boa ideia do papel, mesmo sem ter dinheiro para banca-lo. Como o crowdfunding pode ajudar o seu projeto a virar realidade.
Veja neste artigo o que é financiamento coletivo e como essa forma de captação de recursos pode ajudar você a tirar sua boa ideia do papel, mesmo sem ter dinheiro para banca-lo. Como o crowdfunding pode ajudar o seu projeto a virar realidade.

O que é financiamento coletivo e como ele pode ajudar a tirar sua ideia do papel

Se você tem uma boa ideia, saber o que é financiamento coletivo pode ser a informação que você precisava para concretizar o seu sonho, mesmo que você não tenha dinheiro para investir nele.

O modelo de Crowdfunding, nome pelo qual também é conhecido este modelo de financiamento, vem ganhando espaço no mundo inteiro e já é o responsável pelo nascimento de muitos negócios que o idealizador ou idealizadores, não tinham capital suficiente para montar.

Um dos casos mais conhecidos de financiamento coletivo de produtos foi o da alça que transforma o iPod Nano em um relógio de pulso, uma ideia simples e ao mesmo tempo genial. O projeto foi apresentado em um site especializado neste tipo de financiamento e recebeu doações de milhares de pessoas, levantando em pouco tempo o valor de U$ 1 milhão.

Por isso, saber o que é financiamento coletivo pode ser a grande saída para você que tem uma ideia inovadora, seja ela de produto ou serviço, no mundo físico ou virtual, conseguir o capital necessário para tirá-la do papel e transformar seu sonho em uma realidade.

Como funciona o financiamento coletivo

O modelo de financiamento coletivo é basicamente uma ação para captação de recursos para o desenvolvimento de um projeto, através de diversas fontes de financiamento. Essas fontes de financiamento podem ser pessoas interessadas em ver essa ideia transformada em realidade, para terem acesso ao produto ou serviço, investidores interessados em uma boa opção de investimento ou ambos.

O Crowdfunding, ou “vaquinha virtual” como é chamado quando esse tipo de financiamento é feito através de sites especializado na Internet, tem ajudado desde empreendedores que querem encontrar financiamento para suas ideias a artistas que buscam por apoiadores para seus projetos.

O processo, quando conduzido pela Internet, é muito simples e dividido em quatro etapas:

  • Elaboração da proposta e apresentação do projeto
  • Determinação do valor a ser conseguido através do financiamento coletivo
  • Divulgação do projeto através das mídias sociais e outros meios online
  • Avaliação dos resultados para saber se a iniciativa teve sucesso ou não

De maneira geral, o projeto é apresentado e uma meta de arrecadação estipulada, para que, uma vez atingida, o projeto seja viabilizado. No caso desta meta não ser atingida, o projeto não será financiado e o valor arrecadado retorna para os doadores.

Se você queria saber o que é financiamento coletivo e não acredita que seja tão simples assim, não fique surpreso, pois é justamente essa a ideia do negócio, um processo simples, rápido e eficiente.

Como criar um projeto de Crowdfunding

O que é financiamento coletivo e como ele funciona
O que é financiamento coletivo e como ele funciona

Agora que você já sabe o que é financiamento coletivo e como ele funciona, vamos ver como estruturar um projeto desses.

Em primeiro lugar, você precisa ter uma boa ideia, inovadora e original que empolgue o público e lhe pareça viável.

Não adianta ir para uma plataforma de financiamento coletivo para dizer que você quer montar um negócio, mas está sem dinheiro. Esse é o problema de milhões de brasileiros e para isso existem outras soluções.

A ideia de negócio precisa ser inovadora e ter apelo popular, pois é isso que faz com que as pessoas contribuam com o funcionamento do projeto e que investidores passem a acompanhar seu desenvolvimento. Se você apresentar um projeto que seja apenas um pouco mais do mesmo, a chance de sucesso é praticamente inexistente.

Definido o projeto, você precisa detalhá-lo para que as pessoas saibam exatamente do que você está falando. Criar um bom vídeo explicativo, com não mais que cinco minutos e de ótima qualidade é a melhor forma de fazer isso.

Sabendo o que é financiamento coletivo, o tipo de ideia viável para esse tipo de captação de recursos e o material para apresenta-lo, é hora de apresentar este projeto ao público, e a melhor forma de fazer isso é a Internet, através das plataformas de financiamento coletivo, sites especializados neste tipo de captação.

A mais conhecida delas é a Kickstarter, responsável pela viabilização de milhares de negócios nos últimos anos. É o lugar ideal para você fazer uma pesquisa e ver, em função dos projetos que estão atingindo suas metas de captação, se a sua ideia de negócio se adapta a esse modelo de captação de fundos.

Aqui no Brasil também já temos alguns sites especializados em crowdfunding, como o Juntos.com.vc, o Catarse.me, Kickante e Benfeitoria entre outros. É importante que você entre em cada um deles e veja quais são as condições e regras de cada um, pois elas pode variar bastante.

Agora que você já sabe o que é financiamento coletivo, o que acha de pensar nesta alternativa para transformar sua ideia em um negócio concreto. Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos relacionados ao empreendedorismo, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Rodrigo Lima

No votes yet.
Please wait...

1 COMENTÁRIO

  1. Muito legal. Não conhecia essa modalidade de financiamento. Pra quem realmente tem uma boa ideia, é muito válido.

DEIXE UMA RESPOSTA