Saiba neste artigo o que é coaching e como essa técnica pode ajudar você ou sua empresa a superar barreiras, modificar hábitos e evoluir profissionalmente em busca de ganhos em produção, gerenciamento e até mesmo em qualidade de vida.
Saiba neste artigo o que é coaching e como essa técnica pode ajudar você ou sua empresa a superar barreiras, modificar hábitos e evoluir profissionalmente em busca de ganhos em produção, gerenciamento e até mesmo em qualidade de vida.

O que é Coaching e como as técnicas de coach podem lhe ajudar

Você sabe o que é coaching? Se não, pode estar perdendo boas oportunidades profissionais. Coaching é uma palavra que vem se tornando cada vez mais presente quando o assunto é carreira ou gestão empresarial.

A definição de coaching é literalmente treinamento, mas quando falamos em coaching estamos falando em uma metodologia que tem como objetivo ajudar a uma pessoa ou grupo de pessoas a realizarem uma mudança da maneira que ela quer e em direção ao objetivo que ela quiser.

Se você ainda não sabe exatamente o que é coaching e quais suas metodologias, podemos traçar uma primeira definição como sendo um treinamento que leva a uma mudança de posicionamento em estratégias pessoais para se alcançar as mais variadas metas possíveis, mas como vecê vera no decorrer deste artigo, o coaching envolve diversas dimensões do cotidiano de todos nós.

As origens do coaching

Veja o que é coaching e como essa técnica pode lhe ajudar no desenvolvimento profissional e empresarial.
Veja o que é coaching e como essa técnica pode lhe ajudar no desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial

As raízes da expressão coaching, tradicionalmente, tem sido associado com os esportes. Todo atleta de alto nível tem um coaching. Ultimamente, o coaching tornou-se aplicável a outras áreas, como negócios e outros aspectos da vida, bem como nos esportes.

Nos dias de hoje vem se tornando comum pessoas e empresas terem um coach para ajudar a atingir metas na vida, no trabalho e também nas gestão empresarial. Passamos por um momento onde as técnicas de coaching são empregadas como ferramenta de apoio ao desenvolvimento pessoal e também das empresas.

Para quem ainda não sabe o que é coaching, é necessário deixar claro que o coaching é um processo contínuo, não uma conversa eventual ou um acontecimento isolado. O líder coaching pode ser comparado a um maestro, que em alguns momentos trabalha com apenas com um integrante, em outros orienta todos à distância e, em outros, corta os vínculos para que possam se desenvolver em áreas completamente fora do seu escopo.

No processo de coaching você leva as pessoas a aprenderem e a treinarem regularmente, ajudando-as a canalizar sua paixão pela aprendizagem para as melhores oportunidades e harmonizar a participação delas e dos demais integrantes da organização.

Como funciona o coaching

O treinamento em coaching auxilia pessoas e empresas a se desenvolverem de forma mais rápida e eficiente produzindo resultados mais satisfatórios.

Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir um objetivo desejado pelo cliente. . O coach (motivador) apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ajudando a traçar as diversas metas que somadas levam o coachee (motivado) ao encontro ao objetivo estabelecido dentro do processo de coaching.  Wikipédia

A atividade de coaching trabalhada através da aplicação de um conjunto de técnicas próprias apoiadas por habilidades específicas e competências, além de padrões e princípios éticos fundamentais e bastante diferente de outras atividades similares, como mentoring, consultoria, ensino e treinamento, para citar alguns exemplos.

Coaching é algo mais focado no desenvolvimento do indivíduo e suas expertises. Ele visa contribuir para o aperfeiçoamento do aprendizado e amadurecimento emocional, tendo reflexos em diversas dimensões, como a melhoria dos processos decisórios, planejamento estratégico, designação de tarefas, entre outras.

A função do Coaching é ajudar as pessoas a mudarem na maneira que elas querem, ajudando-as a caminhar na direção do que elas querem ir. O coaching apoia a pessoa em todos os níveis do processo de tornar-se quem ela quer ser e ser o melhor que ela pode.

Os tipos de Coaching

O que é coaching e quais os seus tiposPodemos dividir o coaching em duas áreas, com objetivos bem diferenciados e metodologias próprias, a do Coaching Profissional e Coaching Pessoal.

O Coaching Pessoal é um processo focado em promover mudanças no âmbito da pessoa. É um processo indicado para pessoas que querem promover mudanças de hábito e comportamentos que possam estar limitando o desenvolvimento e aprimoramento do indivíduo em diversas áreas, tanto a pessoal quanto a empresarial. O Coaching Informal, como também é conhecida essa modalidade, diferencia-se pelo foco no desenvolvimento individual.

Já o Coaching Profissional é um processo onde o foco é a mudança na empresa ou em um grupo de colaboradores. O processo se desenvolve com um profissional de coaching, que aplicando técnicas, metodologia e ferramentas de coaching. O Coaching Profissional, também conhecido como Coaching Formal, deve ser feito por profissionais qualificados que promovem seções e encontros formais para a aplicação das técnicas.

Qual é a função do Coach

A função do coach atualmente é orientar as pessoas para que aprendam por si mesmo. Fornecer as armas para que se tornem desbravadoras do próprio desenvolvimento e isso é a essência do empreendedorismo. Ensinar as pessoas a extrair lições certas de suas experiências, a encontrar outras pessoas que possam ajudá-las e a obter seu próprio feedback e informações.

O coaching é mais uma ferramenta que o profissional possui para auxiliá-lo em sua luta pelo sucesso pessoal e empresarial. Em um cenário cada vez mais competitivo o coaching pode fazer a diferença.

Cursos de Coaching

Atualmente no Brasil, existem diversos cursos de coaching com foco nas mais diversas áreas. Para encontrar um que satisfaça às suas necessidades é interessante pesquisar bem e conversar com pessoas conhecidas que tenham participado.

Para escolher um boa curso de coaching é interessante conhecer a empresa que o organiza e o histórico de seus profissionais para garantir um bom aproveitamento.

Agora que você já sabe o que é coaching, o que acha de programar um treinamento em coaching? Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos relativos a coaching, assinando nosso Boletim Informativo.

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

4 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de mais informações sobre coaching ou seja mais literatura be como poderei ter ideia desse investimento para mim e minha empresa, estou falando de Salvador-Ba.

  2. O processo de coaching é muito benéfico para todos que desejam melhorar nos diversos âmbitos da vida.

    Recomendo muito!

DEIXE UMA RESPOSTA