Veja nesta matéria o desempenho dos números do franching no Brasil em 2016. Apesar de todo o cenário de crise, o crescimento do setor de franquias no Brasil continua firme, prevendo um ano de ótimos resultados se levarmos em conta a situação econômica do país.
Veja nesta matéria o desempenho dos números do franching no Brasil em 2016. Apesar de todo o cenário de crise, o crescimento do setor de franquias no Brasil continua firme, prevendo um ano de ótimos resultados se levarmos em conta a situação econômica do país.

Os números do franching no Brasil em 2016

Os números do franchising no Brasil em 2016 continuam a surpreender positivamente todos no mercado.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising – ABF, divulgados recentemente, o franchising brasileiro apresentou um crescimento de 8,8% no terceiro trimestre de 2016.

Este foi o maior crescimento do setor de franquias este ano e ao que parece não será o último dado positivo do setor.

No primeiro trimestre do ano o setor apresentou um crescimento nominal de 7,6% e no segundo trimestre este crescimento foi de 8,1%, como já havíamos noticiado aqui no site.

O faturamento do franchising brasileiro em 2016 no período de julho a setembro foi de R$ 38,836 bilhões, contra um faturamento de R$ 35,699 bilhões no mesmo período do ano anterior.

Apesar da crise econômica, o setor continua a crescer demonstrando a força do setor e sua tendência a resistir ao quadro adverso da economia.

Destaques dos números do franchising brasileiro em 2016

Alguns setores tiveram um comportamento bem acima da média do mercado, com destaque para os setores de serviços automotivos e saúde, beleza e lazer. Confira abaixo o desempenho por setores:

  • Setor de serviços automotivos – 20%
  • Setor de esporte, saúde, beleza e lazer – 13%
  • Setor de vestuário  e acessórios – 12%
  • Setor de comunicação, informática e eletrônicos – 12%
  • Setor de educação e treinamentos – 4%

Se fizermos uma análise dos números do franchising brasileiro levando em consideração os últimos 12 meses, o setor teve um crescimento nominal, não levando em conta a inflação no período, de 6,7%.

Analistas do mercado estão trabalhando com uma projeção para o crescimento do setor de franquias em 2016 na casa dos 6% a 8%, o que seria um desempenho memorável se levarmos em consideração todos os problemas enfrentados este ano.

Para Cristina Franco, presidente da ABF, “O franchising manteve a resiliência. Alguns setores sofreram muito com a crise, mas não vergaram”, afirmou ela. “Para o franqueado, houve aumento de custos e escassez do consumidor, além da queda acentuada no índice de confiança do consumidor. Isso impacta o varejo. Por isso, foi preciso manter a motivação nas redes”, diz Cristina.

Os fatores que vem incentivando o crescimento do franchising em 2016

Para o vice-presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, um dos fatores que mais colaborou para a manutenção de um bom desempenho do setor de franquias em 2016 foi o foco em processos.

“As marcas têm pensado em como administrar o negócio em situações adversas. Investiram em gestão, concentraram-se em resultados e acompanharam indicadores. Quando a retomada acontecer, estaremos bem preparados”, afirmou Altino.

Números do setor de franquias no Brasil em 2016

Crescimento do número de unidades franqueadas

Se formos analisar os últimos números do franchising brasileiro sob o ponto de vista do crescimento do número de unidades franqueadas, o desempenho também não foi ruim. Houve um incremento de 7,2% novas unidades abertas no terceiro trimestre quando comparado com igual período de 2015.

Entre julho e setembro deste ano, o número de lojas aumentou 3,7%. Nesse período, 1,4% das unidades fecharam. Como resultado, no final de setembro, haviam em operação 143.540 em todo o Brasil.

Segundo Cristina, os candidatos a franqueado ficaram mais criteriosos na crise econômica. “Nas épocas de bonança, vêm curiosos, pessoas menos preocupadas com a possibilidade de a empresa quebrar. Agora, é diferente. Do lado do franqueador, há uma maturidade maior. Ele já percebeu que a expansão exacerbada não é a tônica de um negócio sustentável.” afirmou ela.

Mantenha-se informado sobre os números do franchising no Brasil em 2016 assinando a Newsletter do Empreendedores Web.

Rating: 5.0. From 4 votes.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA