Conheça alguns negócios que crescem em tempos de crise. Mesmo em um cenário econômico desfavorável, existem alguns segmentos que acabam crescendo. Veja neste artigo alguns tipos de negócios que apresentam um bom desempenho em tempos de crise.
Conheça alguns negócios que crescem em tempos de crise. Mesmo em um cenário econômico desfavorável, existem alguns segmentos que acabam crescendo. Veja neste artigo alguns tipos de negócios que apresentam um bom desempenho em tempos de crise.

Negócios que crescem em tempos de crise – Veja algumas opções

Se você busca por negócios que crescem em tempos de crise, nossa equipe já se antecipou e fez uma pesquisa para ajudar àqueles empreendedores que não se deixam abater diante da previsão de tempos difíceis.

A crise econômica de 2016, que nós já havíamos antecipado desde o início do segundo semestre, já está ai. Basta acompanhar os jornais, revistas e noticiários na TV. Mas isso não significa que você não deve pensar em abrir seu negócio próprio.

Negócios que crescem em tempos de crise. Veja uma lista de alguns negócios que apresentam crescimento em tempos de crise econômica
Dicas de negócios que crescem em tempos de crise

Existem muitos tipos de negócios que crescem em tempos de crise, e se você estiver preparado, um ambiente econômico que pode parecer desfavorável, pode acabar lhe proporcionando ótimas opções de investimento.

Historicamente, os momentos de dificuldades econômicas tem sido o berço de ótimos negócios. Enquanto está todo mundo desanimado e se deixando levar pelo derrotismo, alguns empreendedores identificam oportunidades para começar seus negócios.

Se a crise econômica de 2016 é inevitável, vamos então nos preparar para descobrir quais são os segmentos que irão apresentar as melhores oportunidades de crescimento, apesar do ambiente econômico desfavorável.

Quais são os segmentos que costumam crescer em tempos de crise

A equipe do Empreendedores Web fez um retrospecto do desempenho de diversos setores ligados ao pequeno e médio empreendedor, que em situações de crises econômicas anteriores apresentaram um ótimo desempenho.

Com a crise as pessoas estão a voltar a usufruir de serviços mais básicos e a retornar a hábitos antigos que nos últimos tempos foram perdendo utilizadores e negócios. Esta é a altura certa para criar um negócio numa destas áreas.

Consertos e reparos em roupas

Em tempos de crise, muita gente prefere fazer pequenos reparos em roupas do que comprar uma nova e comprometer o orçamento. É cada vez maior o número de empresas de pequenos reparos em roupas que são abertas em todo o país.

Esse tipo de negócio, que em tempos de fartura tem como foco apenas pequenos ajustes de roupas, em tempos de crise se volta para a conservação do vestuário. Por isso, entre os diversos negócios que crescem em tempos de crise, essa é a nossa primeira sugestão.

Consertos e reparos de calçados

Mandar consertar o sapato no sapateiro não faz mais parte da rotina de muita gente, mas em tempos de crise, isso certamente vai voltar. O motivo é o mesmo que mencionamos para o conserto de roupas, economia e contenção de despesas.

Se você já possui uma sapataria, prepare-se para um bom aumento no movimento, pois a onda consumista de jogar fora sapatos e tênis com pequenos problemas, provavelmente acabará logo. Mias um dos negócios que devem crescer em crescem em tempos de crise.

Revenda de carros usados

Com o dinheiro ficando curto e o crédito escasseando, muita gente, ao invés de comprar um carro novo, vai recorrer ao bom e velho carro de segunda mão e ai surge mais uma ideia de negócio que deve crescer muito em uma situação de crise econômica.

No caso brasileiro, como muita gente comprou carro a prestação, pode ser que a coisa fique muito feia e as pessoas tenham que se desfazer desses carros financiados, criando um verdadeiro oceano de ótimas oportunidades de negócio a preços bem convidativos.

Oficinas mecânicas

Com a redução do crédito para a aquisição de um carro novo e o fantasma do desemprego que afugenta as pessoas das prestações de um financiamento, o reparo do carro que já possui é a melhor opção para quem quer manter o seu carro e não correr riscos.

Entre os negócios que devem crescer em meio à crise que se aproxima, as oficinas mecânicas ocupam lugar de destaque a exemplo do que aconteceu durante a recente crise econômica europeia. Portanto, se você já atua no setor ou está em busca de uma boa oportunidade de negócio, fica a indicação.

Loja de bicicletas

Com o iminente aumento brutal dos preços da gasolina e derivados, é possível que muita gente troque pequenos trajetos que anteriormente eram feitos de carro, por uma boa e saudável pedalada, para contribuir com a redução dos gastos domésticos.

Aqui no Empreendedores Web já tivemos chance de analisar a questão de como montar uma loja de bicicletas e agora, sugerimos que além da venda de bicicletas, o empreendedor agregue também os serviços de reparo. Para quem já está no ramos, prepare-se para bons momentos em 2015.

Food Trucks

A moda dos Food Trucks começou em Nova Yorke em função da crise de 2008 e chegou em São Paulo, de onde está se espalhando para todo o Brasil. Embora seja relativamente novo esse é uma das nossas apostas sobre negócios que crescem em tempos de crise.

O raciocínio é bem simples. Como uma das características dos food trucks é justamente oferecer boa comida a um preço baixo, muitas pessoas irão recorrer aos food trucks como forma de economizar. É o tipo de negócio a ser avaliado com carinho. Aqui mesmo no site temos um artigo sobre Como Montar Um Food Truck.

Reformas de apartamentos

Restrição ao crédito e medo de não conseguir honrar as parcelas de um financiamento fazem a combinação perfeita para a prosperidade do segmento de pequenas obras e reparos em casa e apartamentos. Em uma situação de crise você pode poupar em tudo, mas a preservação da casa própria não se pode deixar de ser feita, inclusive, para preservar o patrimônio já adquirido.

Nesse segmento você tem duas opções, ou monta sua própria empresa de reformas, ou então, opta por uma franquia nesta área como a Dr. Resolve e outras disponíveis no mercado. Seja do jeito que for, esse é mais um exemplo de negócios que crescem em tempos de crise.

Não é porque, ao que tudo indica, teremos tempos difíceis pela frente, que você deve refrear seu espírito empreendedor. Muito pelo contrário, em momentos de crise surgem ótimas oportunidades de negócios. O importante é se preparar para a crise, para não ser pego de surpresa.

Deixamos aqui nossas sugestões de negócios que crescem em tempos de crise para inspirar nossos leitores. E você? Teria alguma outra sugestão? Deixe se comentário e assine nosso Boletim Informativo.

Negócios que crescem em tempos de crise
4.8 (95%) 4 votos