Conheça alguns negócios que crescem em tempos de crise. Mesmo em um cenário econômico desfavorável, existem alguns segmentos que acabam crescendo. Veja neste artigo alguns tipos de negócios que apresentam um bom desempenho em tempos de crise.
Conheça alguns negócios que crescem em tempos de crise. Mesmo em um cenário econômico desfavorável, existem alguns segmentos que acabam crescendo. Veja neste artigo alguns tipos de negócios que apresentam um bom desempenho em tempos de crise.

Negócios que crescem em tempos de crise – Veja algumas opções

Se você busca por negócios que crescem em tempos de crise, nossa equipe já se antecipou e fez uma pesquisa para ajudar àqueles empreendedores que não se deixam abater diante da previsão de tempos difíceis.

A crise econômica de 2016, que nós já havíamos antecipado desde o início do segundo semestre, já está ai. Basta acompanhar os jornais, revistas e noticiários na TV. Mas isso não significa que você não deve pensar em abrir seu negócio próprio.

Negócios que crescem em tempos de crise. Veja uma lista de alguns negócios que apresentam crescimento em tempos de crise econômica
Dicas de negócios que crescem em tempos de crise

Existem muitos tipos de negócios que crescem em tempos de crise, e se você estiver preparado, um ambiente econômico que pode parecer desfavorável, pode acabar lhe proporcionando ótimas opções de investimento.

Historicamente, os momentos de dificuldades econômicas tem sido o berço de ótimos negócios. Enquanto está todo mundo desanimado e se deixando levar pelo derrotismo, alguns empreendedores identificam oportunidades para começar seus negócios.

Se a crise econômica de 2016 é inevitável, vamos então nos preparar para descobrir quais são os segmentos que irão apresentar as melhores oportunidades de crescimento, apesar do ambiente econômico desfavorável.

Quais são os segmentos que costumam crescer em tempos de crise

A equipe do Empreendedores Web fez um retrospecto do desempenho de diversos setores ligados ao pequeno e médio empreendedor, que em situações de crises econômicas anteriores apresentaram um ótimo desempenho.

Com a crise as pessoas estão a voltar a usufruir de serviços mais básicos e a retornar a hábitos antigos que nos últimos tempos foram perdendo utilizadores e negócios. Esta é a altura certa para criar um negócio numa destas áreas.

Consertos e reparos em roupas

Em tempos de crise, muita gente prefere fazer pequenos reparos em roupas do que comprar uma nova e comprometer o orçamento. É cada vez maior o número de empresas de pequenos reparos em roupas que são abertas em todo o país.

Esse tipo de negócio, que em tempos de fartura tem como foco apenas pequenos ajustes de roupas, em tempos de crise se volta para a conservação do vestuário. Por isso, entre os diversos negócios que crescem em tempos de crise, essa é a nossa primeira sugestão.

Consertos e reparos de calçados

Mandar consertar o sapato no sapateiro não faz mais parte da rotina de muita gente, mas em tempos de crise, isso certamente vai voltar. O motivo é o mesmo que mencionamos para o conserto de roupas, economia e contenção de despesas.

Se você já possui uma sapataria, prepare-se para um bom aumento no movimento, pois a onda consumista de jogar fora sapatos e tênis com pequenos problemas, provavelmente acabará logo. Mias um dos negócios que devem crescer em crescem em tempos de crise.

Revenda de carros usados

Com o dinheiro ficando curto e o crédito escasseando, muita gente, ao invés de comprar um carro novo, vai recorrer ao bom e velho carro de segunda mão e ai surge mais uma ideia de negócio que deve crescer muito em uma situação de crise econômica.

No caso brasileiro, como muita gente comprou carro a prestação, pode ser que a coisa fique muito feia e as pessoas tenham que se desfazer desses carros financiados, criando um verdadeiro oceano de ótimas oportunidades de negócio a preços bem convidativos.

Oficinas mecânicas

Com a redução do crédito para a aquisição de um carro novo e o fantasma do desemprego que afugenta as pessoas das prestações de um financiamento, o reparo do carro que já possui é a melhor opção para quem quer manter o seu carro e não correr riscos.

Entre os negócios que devem crescer em meio à crise que se aproxima, as oficinas mecânicas ocupam lugar de destaque a exemplo do que aconteceu durante a recente crise econômica europeia. Portanto, se você já atua no setor ou está em busca de uma boa oportunidade de negócio, fica a indicação.

Loja de bicicletas

Com o iminente aumento brutal dos preços da gasolina e derivados, é possível que muita gente troque pequenos trajetos que anteriormente eram feitos de carro, por uma boa e saudável pedalada, para contribuir com a redução dos gastos domésticos.

Aqui no Empreendedores Web já tivemos chance de analisar a questão de como montar uma loja de bicicletas e agora, sugerimos que além da venda de bicicletas, o empreendedor agregue também os serviços de reparo. Para quem já está no ramos, prepare-se para bons momentos em 2015.

Food Trucks

A moda dos Food Trucks começou em Nova Yorke em função da crise de 2008 e chegou em São Paulo, de onde está se espalhando para todo o Brasil. Embora seja relativamente novo esse é uma das nossas apostas sobre negócios que crescem em tempos de crise.

O raciocínio é bem simples. Como uma das características dos food trucks é justamente oferecer boa comida a um preço baixo, muitas pessoas irão recorrer aos food trucks como forma de economizar. É o tipo de negócio a ser avaliado com carinho. Aqui mesmo no site temos um artigo sobre Como Montar Um Food Truck.

Reformas de apartamentos

Restrição ao crédito e medo de não conseguir honrar as parcelas de um financiamento fazem a combinação perfeita para a prosperidade do segmento de pequenas obras e reparos em casa e apartamentos. Em uma situação de crise você pode poupar em tudo, mas a preservação da casa própria não se pode deixar de ser feita, inclusive, para preservar o patrimônio já adquirido.

Nesse segmento você tem duas opções, ou monta sua própria empresa de reformas, ou então, opta por uma franquia nesta área como a Dr. Resolve e outras disponíveis no mercado. Seja do jeito que for, esse é mais um exemplo de negócios que crescem em tempos de crise.

Não é porque, ao que tudo indica, teremos tempos difíceis pela frente, que você deve refrear seu espírito empreendedor. Muito pelo contrário, em momentos de crise surgem ótimas oportunidades de negócios. O importante é se preparar para a crise, para não ser pego de surpresa.

Deixamos aqui nossas sugestões de negócios que crescem em tempos de crise para inspirar nossos leitores. E você? Teria alguma outra sugestão? Deixe se comentário e assine nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

41 COMENTÁRIOS

  1. E verdade a crise não e para todos alguns são beneficiados com a crise outro quebram. Gostei das dicas aqui abordados todos os negócios abordados realmente são negócios lucrativos em tempo de crise e muito bom saber de cada um deles obrigado por compartilha.

  2. Boa tarde.
    gostaria de saber se é momento para abrir um negócio nesta fase que estamos passando? quero trabalhar com frango assado è aconselhável

  3. Bom pessoal, sou um pequeno empresário no mercado de AUTO-PEÇAS, e quero dizer que hoje meu negocio tem crescido muito nos últimos anos, acredito que é o motivo é por conta da crise, pois se vocês forem analisar bem a situação econômica atual, percebe que as pessoas estão optando em compra carros usados, desta forma acabam gastando em concertos nesses carros, as vantagens para quem compra é a opção de compra um carro com o IPVA mais barato, VALOR baixo comparado com um novo, não é preciso levar o carro nas autorizadas onde os serviços custa até 300% mais caros que as oficinas comuns, acabam até comprado o carro AVISTA, desta forma não pagam juros abusivos aos bancos. Espero que eu tenha ajudado a quem pretende investir no mercado.

  4. Pra quem abriu uma loja de bolos no meu caso, mais esta tendo dificuldades pra manter-la qual conselho voces me dariam?

  5. Boa tarde a todos,primeiramente quero me identificar sou Marcos e tenho 26 anos.Bem gente todos nós nascemos com capacidade de fazer muitas coisas certo?Só que temos o dom ser melhor é uma cabe a nós identificar qual é li muitos comentários aqui e gostei das idéias de cada um,só que tem um pequeno probleminha,precisamos saber qual é a dificuldade que tem aonde moramos.para seu negócio da certo precisamos saber se não tem muito,pois se tiver vocês só vão aumentar a concorrência.então fica a dica quer montar seu próprio negócio foque em algo que não tenha ainda e que você seja bom em fazer!!

  6. O conceito dos food trucks aqui no Brasil é de “comida cara e de rua”. E muitos ainda dizem que se trata de comida gourmet, mas no final das contas nem é. Incluem algum ingrediente diferente na receita e dizem que é gourmet.

  7. Estou com pensamento de abrir uma boutique de roupas ! Acham boa ideia ?
    Estou para receber um dinheiro, e queria investir em algo!

  8. Uma oficina de moto junto com uma loja de peças e acessórios de moto, seria uma boa?

    Tenho um ponto próprio.

  9. Boa tarde,

    Tb, gostaria de saber;

    Empresa de segurança e monitoramento, seria uma boa ideia?

  10. Gostei muito das dicas sobre negócios que crescem mesmo em tempos de crise. O empreendedor tem que se dedicar e acreditar mesmo!

  11. Eu me tornei consultora de beleza Mary Kay e estou amando, pois é um mercado que não para.

  12. Olha,nesse momento de crise estou empregado
    não ganho muito mas dá para sobreviver,
    mas penso em abrir meu negocio propio,
    penso em loja de movéis,conheço alguns
    fornecedorres,e finais de semana trabalho em uma
    fabrica de sofá,queria alguma dica pois tenho medo de não
    da certo,ALGUEM POR FAVOR?

  13. O segredo em época de crise é não em investir em nada… guarde seu dinheiro e espere a crise passar.
    Se estiver de investir procure um negócio de baixo investimento. ATÉ 2017

  14. Ótimo post sobre os empreendimentos que tem maior possibilidade de dar certo. Creio eu que todo tipo de prestação de serviço que gere algum tipo de economia no orçamento das pessoas obterá bons resultados pois em tempo de crise a palavra em evidencia é economizar

  15. Olá, iniciei meu negocio próprio com vendas diretas dos produtos de beleza da empresa Mary Kay e foi a melhor coisa que poderia ter acontecido em minha vida, o investimento é baixo e os lucros são muito bons, o ramo de cosméticos é o que mais cresce no Brasil, mesmo em meio a esta crise. Quem quiser conhecer melhor a empresa, como se tornar consultora e como seguir carreira terei prazer em ajudar, quem quiser dar uma espiadinha no meu blog, fiquem a vontade, já poderão ter uma boa ideia e ver meu crescimento.

    vidarosamarykay.blogspot.com.br

    51 9658.2203
    lezinha_cl@hotmail.com

    Mary Kay, uma mulher pode !!!

  16. NA MINHA OPINIÃO EM TEMPOS DE CRISE A MELHOR OPÇÃO É SE CANDIDATAR A CARGO POLITICO MÁS FAÇA UM BOM MARKETING PARA SER ELEITO, OU PRESTAR CONCURSO PÚBLICO , SÓ ASSIM SEU GANHO ESTARÁ GARANTIDO.

  17. É aconselhável abrir qualquer negócio em 2016, só é preciso estudar bem o mercado, fazer um bom plano de negócios e um ótimo plano de marketing que tudo dará certo.

  18. Achei essa lista sobre negócios que crescem em tempos de crise bem interessante, parabéns pelo artigo

  19. Food truck é modinha no Brasil. Tudo muito caro!
    O tipo de lanche que VC só vai uma vez no mês e olhe lá.
    Na minha opinião, o que está em alta hoje em meio a crise, seria locação de louças e mobiliário para festas. O ramo de festa não para nunca. Sempre tem alguém fazendo festa no ano.

  20. Em meio a crise, os melhores tipos de negócios são os de alimentos, sendo que ninguém fica sem comer. Então abrir uma lanchonete ou um mini mercado seria uma boa opção. O ramo de transporte também é um grande negócio, sabendo-se que para que as mercadorias cheguem ao seu destino final, deve ser usado um meio de transporte. Outro ramo que consegue sobreviver em meio a crise também é do setor de peças automotivas, os carros sempre quebram um dia e será necessário fazer sua manutenção. Mas para que qualquer tipo de negócio der certo, é necessário estudar bem a ideia, e ter conhecimento na área, pensar nas possibilidades de darem certo ou errado, se perceber que vale a pena, vai em frente, porque o medo acaba impedindo muitas pessoas de ganharem dinheiro. Tem gente que falta ideia para investir, no meu caso falta dinheiro. rsrs

  21. Gostaria de saber se é aconselhável abrir um negócio para venda de bolo de pote e por onde devo começar?

  22. Boa noite,eu estou terminando um acurso de depilação e gostaria de pegas uma loja e montar meu espaço,eu gostaria muito de dicas de vc por favor.

  23. Gostaria de uma dica de vcs se possível, será que em meio a essa crise no Brasil daria pra investir em revendas de joias em ouro 18k. Desde já agradeço

  24. Boa tarde estou precisando de idéias de negócio online,estou grávida e tenho uma filha de 2 anos estou precisando ter um trabalho em casa mas não consigo uma ideia boa,se alguém puder ajudar desde já agradeço!!!

  25. Abrir um brechó é um bom negócio?, customização é um bom negócio?
    Tenho um brechó e quero melhorar os negócio, o devo fazer para atrair mais clientes?
    Atenciosamente.

  26. É aconselhável abrir seu próprio negócio ,do tipo vender chinelos e sandálias personalizadas,com fabricação própria.

  27. Olá gostaria de saber se er aconselhável, abrir seu próprio negócio comorando

  28. Em Fortaleza alguns comércios estão fechando as suas portas e o motivo é a falta de cientes gerado por está crise devastadora em que passa o nosso país. Gostaria de investir em uma loja virtual e queria saber se terei retorno.

  29. Boa tarde

    Quero saber que neste momento de crise é aconselhável abrir uma casa de caldos ou uma variedade de lanche.?Especialidade minha claro!!

    Obg
    Até mais

  30. Food truck não vao dar certo nunca aqui no Brasil. Fui em uma feira aqui na:minha cidade, Sorocaba SP, e os lanches estavam mais caros que comer no McDonalds. Aqui todo mundo quer tirar vantagem. Cachorro quente simples por R$ 15 reais absurdo

  31. gostaria de saber se é momento para abrir um negócio nesta fase que estamos passando?? e também como montar uma empresa de consultoria web no ramo de orçamentos de material para construção onde achar o melhor preço e a melhor negociação e passar para os clientes tudo montado como melhor preço.

    att

  32. Não concordo que revenda de carros usados esteja em alta em tempos de crise… basta acompanhar na TV: a crise chegou também para as montadoras, fazendo com que vendam carros novos com muitas promoções e atrativos… resultado: se for pra comprar carro, as pessoas pegam logo um 0km e as garagens de carros usados estão cheias!

  33. Qualquer ramo de especialização/ capacitação profissional, neste momento econômico, se torna mais oneroso. Haja vista que, o trabalho de Marketing e estruturação comercial de captação de alunos, vai ter que ser reforçado na sua micro região, provavelmente, você queira abrir uma franquia e conta com o apoio de marketing da mesma, que tem ótimas mídias, porém na terão efeito de curto prazo para sua captação.
    Diante do atual quadro econômico, mesmo após esforço contínuo de captação comercial, haverá um risco de inadimplência maior do que o previsto nos moldes do negócio, portanto, viabilidade, sempre há, mas tenha certeza que seu investimento inicial será maior para capacitação de sua força de vendas e marketing na sua micro região, alem de seu capital de giro ter que ser mais sólido para suportar o risco maior de inadimplência e os custos de manobras de recuperação de carteira.

    Romeu Bruno – Consultor Especializado em Gestão de Micro e Pequenas Empresas.

    romeu_rlb@outlook.com

  34. Acho que esqueceram de outro seguimento que está em crescimento de 20% ha cada ano, o e-commerce. Lojistas estão muito otimistas com este ano, mesmo com a crise muitos estão prevendo crescimento com uma média de 15% ou mais.

DEIXE UMA RESPOSTA