Nem sempre ser o mais barato é a melhor opção para o seu negócio. Veja nesta matéria que, as vezes, vale muito mais a pena ser o melhor do que ser a opção mais barata do mercado. A qualidade pode vencer a barreira do preço.
Nem sempre ser o mais barato é a melhor opção para o seu negócio. Veja nesta matéria que, as vezes, vale muito mais a pena ser o melhor do que ser a opção mais barata do mercado. A qualidade pode vencer a barreira do preço.

Não seja o mais barato, seja o melhor

Uma preocupação constante de alguns empreendedores é como o seu preço se situa em relação aos preços da concorrência. Depois de pesquisar um pouco eles descobrem que seus concorrentes estão levando os preços para o seu patamar mais baixo, mesmo com o sacrifício das suas margens de lucro.

É claro que ser uma opção mais em conta, é uma ótima estratégia para quem está começando, mas você precisa estar atento a alguns pontos, antes de fazer disso sua pedra fundamental.

O livro Estratégia do Oceano Azul aborda esta questão com maestria logo no início da leitura, quando mostra como o Cirque du Soleil criou um mercado totalmente diferenciado no setor de entretenimento e ao mesmo tempo eliminou toda e qualquer concorrência possível.

Você não está sozinho neste jogo

No processo de precificação de produtos e serviços, as novas empresas precisam estar cientes de que podem sim ser uma opção mais barata para o público, mas não podem esquecer, que independentemente de quão barato podem oferecer seus produtos, seus concorrentes podem resolver acompanhar esse preço baixo.

As marcas já estabelecidas e geralmente com mais capital em caixa, muitas vezes estão dispostas a perder um pouco de dinheiro no curto prazo, mas tirar o novo concorrente do mercado. Por isso, evite entrar nessa guerra de preços e ao invés disso, ofereça algo melhor do que eles.

No comércio eletrônico vemos isso com frequência, principalmente em lojas que, ao invés de aproveitarem as vantagens do e-commerce de nicho, se arriscam e partem para a competição com os grandes players.

O consumidor está disposto a pagar mais por qualidade

Não seja o mais barato, seja o melhor no seu setor
Não seja o mais barato, seja o melhor no seu setor

O preço não é o único fator levado em conta na hora de optar por um determinado produto ou serviço. Nos dias de hoje, o consumidor leva cada vez mais a questão da qualidade na hora de se decidir. Portanto, não dá para ir pelo caminho do preço e deixar de lado a qualidade.

Muitos empreendedores na hora de desenvolverem seu modelo de negócio, colocam a questão do preço como parâmetro e acabam se tornando reféns desse aspecto do negócio, muitas vezes sacrificando até mesmo a qualidade.

Além disso, essa amarra acaba bloqueando a oportunidade do desenvolvimento de produtos diferenciados e inovadores. Muitas vezes, o segredo do sucesso é justamente este, um produto mais caro, mas de melhor qualidade e diferente dos outros que já estão no mercado.

Escala nem sempre é um bom negócio

Alguns empreendedores acreditam que vendendo um volume maior com uma margem de lucro menor, pode ser a melhor opção para o seu negócio, o que chamamos de economia de escala. essa fórmula funciona em algumas situações, mas uma das alternativas para um negócio de sucesso pode ser justamente subverter esta regra.

Em alguns casos, é melhor trabalhar com um volume menor de vendas e ganhar mais por venda, do que buscar um volume cada vez maior, com uma margem de lucro reduzida. É preciso fazer muita conta para decidir o que é melhor para você e para o seu modelo de negócio.

Em alguns casos é mais interessante se voltar para um segmento do mercado que possua um valor de venda e margem de lucro maior, do que se concentrar na faixa inferior de preço. O mercado de produtos de luxo é um exemplo disso. Neste segmento, o volume de vendas é bem menor, mas em compensação, as margens são altíssimas.

Outra vantagem dessa estratégia é a redução de custos indiretos, já que para um volume menor de vendas, seus custos operacionais serão proporcionalmente menores, o que afeta a margem de lucro do produto.

Quando você estiver estruturando o seu negócio, tente se desvincular da questão do preço como balizador, porque nem sempre ser o mais barato do mercado é um bom negócio. Ser o melhor é bem mais importante. Cobrar um preço mais baixo e ser apenas “mais um” é uma estratégia que já está gasta. Ser o direferencial do mercado é o melhor caminho para quem deseja montar um negócio de sucesso.

Por Alberto Valle, empreendedor e diretor da Academia do Marketing

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Não seja o mais barato, seja o melhor
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