Nem sempre ser o mais barato é a melhor opção para o seu negócio. Veja nesta matéria que, as vezes, vale muito mais a pena ser o melhor do que ser a opção mais barata do mercado. A qualidade pode vencer a barreira do preço.
Nem sempre ser o mais barato é a melhor opção para o seu negócio. Veja nesta matéria que, as vezes, vale muito mais a pena ser o melhor do que ser a opção mais barata do mercado. A qualidade pode vencer a barreira do preço.

Não seja o mais barato, seja o melhor

Uma preocupação constante de alguns empreendedores é como o seu preço se situa em relação aos preços da concorrência. Depois de pesquisar um pouco eles descobrem que seus concorrentes estão levando os preços para o seu patamar mais baixo, mesmo com o sacrifício das suas margens de lucro.

É claro que ser uma opção mais em conta, é uma ótima estratégia para quem está começando, mas você precisa estar atento a alguns pontos, antes de fazer disso sua pedra fundamental.

O livro Estratégia do Oceano Azul aborda esta questão com maestria logo no início da leitura, quando mostra como o Cirque du Soleil criou um mercado totalmente diferenciado no setor de entretenimento e ao mesmo tempo eliminou toda e qualquer concorrência possível.

Você não está sozinho neste jogo

No processo de precificação de produtos e serviços, as novas empresas precisam estar cientes de que podem sim ser uma opção mais barata para o público, mas não podem esquecer, que independentemente de quão barato podem oferecer seus produtos, seus concorrentes podem resolver acompanhar esse preço baixo.

As marcas já estabelecidas e geralmente com mais capital em caixa, muitas vezes estão dispostas a perder um pouco de dinheiro no curto prazo, mas tirar o novo concorrente do mercado. Por isso, evite entrar nessa guerra de preços e ao invés disso, ofereça algo melhor do que eles.

No comércio eletrônico vemos isso com frequência, principalmente em lojas que, ao invés de aproveitarem as vantagens do e-commerce de nicho, se arriscam e partem para a competição com os grandes players.

O consumidor está disposto a pagar mais por qualidade

Não seja o mais barato, seja o melhor no seu setor
Não seja o mais barato, seja o melhor no seu setor

O preço não é o único fator levado em conta na hora de optar por um determinado produto ou serviço. Nos dias de hoje, o consumidor leva cada vez mais a questão da qualidade na hora de se decidir. Portanto, não dá para ir pelo caminho do preço e deixar de lado a qualidade.

Muitos empreendedores na hora de desenvolverem seu modelo de negócio, colocam a questão do preço como parâmetro e acabam se tornando reféns desse aspecto do negócio, muitas vezes sacrificando até mesmo a qualidade.

Além disso, essa amarra acaba bloqueando a oportunidade do desenvolvimento de produtos diferenciados e inovadores. Muitas vezes, o segredo do sucesso é justamente este, um produto mais caro, mas de melhor qualidade e diferente dos outros que já estão no mercado.

Escala nem sempre é um bom negócio

Alguns empreendedores acreditam que vendendo um volume maior com uma margem de lucro menor, pode ser a melhor opção para o seu negócio, o que chamamos de economia de escala. essa fórmula funciona em algumas situações, mas uma das alternativas para um negócio de sucesso pode ser justamente subverter esta regra.

Em alguns casos, é melhor trabalhar com um volume menor de vendas e ganhar mais por venda, do que buscar um volume cada vez maior, com uma margem de lucro reduzida. É preciso fazer muita conta para decidir o que é melhor para você e para o seu modelo de negócio.

Em alguns casos é mais interessante se voltar para um segmento do mercado que possua um valor de venda e margem de lucro maior, do que se concentrar na faixa inferior de preço. O mercado de produtos de luxo é um exemplo disso. Neste segmento, o volume de vendas é bem menor, mas em compensação, as margens são altíssimas.

Outra vantagem dessa estratégia é a redução de custos indiretos, já que para um volume menor de vendas, seus custos operacionais serão proporcionalmente menores, o que afeta a margem de lucro do produto.

Quando você estiver estruturando o seu negócio, tente se desvincular da questão do preço como balizador, porque nem sempre ser o mais barato do mercado é um bom negócio. Ser o melhor é bem mais importante. Cobrar um preço mais baixo e ser apenas “mais um” é uma estratégia que já está gasta. Ser o direferencial do mercado é o melhor caminho para quem deseja montar um negócio de sucesso.

Por Alberto Valle, empreendedor e diretor da Academia do Marketing

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3 COMENTÁRIOS

  1. Sim, estou plenamente de acordo com esta posição, os dois caminhos que somente temos para seguir e simples, ou temos que ser o maior ou temos que ser o melhor, ser a maior e complicado não depende somente de nos e um contexto, mercado, pais, governo…, disponibilidade de recursos e muito mais, agora ser melhor depende somente de nos, ser melhor e um principio que deve ser aplicado na vida em todos os momentos possível até se tornar um habito..

  2. Excelente matéria, como sempre muito pontual os detalhes. Eu mesmo passei por uma situação nesse sentido de achar que vender em grande escala com preço baixo, minha margem seria melhor. Puro engano.

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