Veja nesta matéria alguns motivos para empreender que podem levar você ao fracasso. Se vai abrir um negócio, faça pelos motivos corretos. Empreender por questões como vaidade ou idealismo é o caminho certo para a derrota. Confira algumas destas situações.
Veja nesta matéria alguns motivos para empreender que podem levar você ao fracasso. Se vai abrir um negócio, faça pelos motivos corretos. Empreender por questões como vaidade ou idealismo é o caminho certo para a derrota. Confira algumas destas situações.

Motivos para empreender que podem levar você ao fracasso

Acredite, existem alguns motivos para empreender que podem levar você ao fracasso, e sabemos que a maioria das pessoas as vezes nem se dá conta disso.

A glamourização do empreendedorismo incute algumas noções bem erradas na cabeça de algumas pessoas, que acabam se iludindo com o cenário, e as vezes, se lançando no empreendedorismo, pelos motivos errados.

Nos últimos anos, filmes como O Aviador, falando sobre a vida de Howard Hughes, A Rede Social sobre Mark Zuckerberg e Steve Jobs têm colocado cultura das startups no centro das atenções. Não é nenhuma surpresa que tantas pessoas estão pensando em mergulhar de cabeça no oceano do empreendedorismo.

Infelizmente, no entanto, estes retratos chamativos de empreendedorismo, podem motivar algumas pessoas a iniciar um negócio para as razões erradas. E, começando com o pé esquerdo, esses empresários podem vir a tropeçar e falhar em seus empreendimentos.

Mas isso não precisa acontecer com você. Antes de começar o seu negócio, faça uma autoanálise e para evitar o fracasso, certifique-se que você não está se lançando no empreendedorismo, pelos seguintes motivos abaixo relacionados.

Empreender para se tornar um milionário

A possibilidade de ganhar muito dinheiro atrai muita gente para o empreendedorismo, mas se este for o seu único objetivo, talvez você esteja começando o negócio com o pé trocado e provavelmente não atingirá este objetivo.

Os seus clientes não estão nem um pouco interessados em deixar você rico. Seus clientes estão interessados no valor que você oferece agregado ao seu produto ou serviço. Portanto dedique-se a isso, ao invés de ter o dinheiro como prioridade.

Empreender para criar a renda passiva

Outro dos motivos para empreender que podem levar você ao fracasso é a busca por uma renda passiva, ou seja, ganhar dinheiro no “modo automático” como muitos picaretas vem anunciando nos últimos tempos por aí.

A não ser que você tenha ganho uma herança, e a administre muito bem, nenhum empreendimento vai ser realmente passivo, pois qualquer atividade exigirá de você trabalho e dedicação. Fora isso é sonho puro ou então conto da carochinha.

Cansado de trabalhar para outra pessoa

Outro dos motivos para empreender que podem levar você ao fracasso é aquela história de “Estou cansado de trabalhar para os outros”. É claro que ao se tornar dono do seu próprio negócio você terá mais autonomia, mas você sempre terá que prestar contas a alguém.

Sejam seus clientes, às tendências do mercado, sócios, investidores e até mesmo o governo, sempre haverá alguém cobrando alguma coisa, portanto, se o seu motivo para empreender é esse, esqueça!

Fugir do trabalho duro

Esse também é genial e engana muita gente. Se o motivo que leva você a empreender é fugir do trabalho duro, sinto muito em informar, mas como dono ou dona do seu próprio negócio você irá trabalhar muito mais, e até mesmo, em algumas ocasiões, sentir falta de uma carteira assinada e um horário de 9 às 18.

Pense que, pelo menos no início, você terá que ser multitarefa e, como se diz popularmente “jogar nas onze posições”. É claro que depois você pode contratar colaboradores para auxiliá-lo, mas mesmo assim, você terá que trabalhar muito duro para montar um negócio de sucesso.

Empreender para provar que você pode

Em alguns casos, pessoas muito bem sucedidas em seus empregos, ficam achando que ainda falta alguma coisa e que ainda não conseguiram o suficiente. Querem fazer algo mais, basicamente para provar que podem fazer e também serem bem sucedidas.

A realidade mostra que independentemente de sucesso ou não, montar um negócio dificilmente irá resolver o seu problema de insegurança, muito pelo contrário, pode até piorar. Se você vai empreender só para mostrar que pode fazer, o melhor caminho é uma terapia, e não a abertura de um negócio.

Abrir uma empresa em função de uma paixão

É claro que a maioria das pessoas gostaria de largar o seu trabalho para se dedicar a uma coisa pela qual tem paixão, 110% do seu tempo. Embora seja possível construir um negócio em torno de suas paixões, a abertura de um negócio não pode se basear única e exclusivamente neste fator.

Geralmente, no início de um negócio, os empresários tendem a passar a maior parte do tempo envolvidos com vendas e marketing, e muito pouco tempo fazendo o trabalho que realmente gostam. Se isso não soa como algo que você gostaria de experimentar, encontrar um emprego na área que você ama pode ser uma opção melhor do que começar um negócio.

Empreender para mudar o mundo

Como diz o ditado, antes de mudar o mundo, você tem que pagar o aluguel. Muito poucas empresas de sucesso começam com tais objetivos como resolver um problema enorme mundo.

Empreendimentos bem sucedidos, apesar das aparências, começam com um mercado específico e com o objetivo de resolver um problema central. Esse é o caminho s ser seguido se você deseja alcançar o sucesso empresarial. Não se preocupe, você vai chegar ao estágio de mudar o mundo em breve.

No final, é importante lembrar que um negócio de sucesso é conseguido através de uma enorme geração de valor.

Suas motivações pessoais devem ser totalmente substituídas pelo objetivo de resolver um problema doloroso para os seus clientes e mercado. Uma vez que esta questão esteja bem definida e alinhada, as possibilidades de sucesso são ilimitadas.

Empreender para se tornar um CEO famoso de uma startup

Focar o seu trajeto pelo mundo do empreendedorismo, no quesito da fama, é uma maneira infalível para fracassar, assim como não atingir a fama tão desejada.

Se as suas métricas de sucesso incluem a atenção da mídia, você vai estar fora do negócio logo após seu primeiro comunicado de imprensa. Assim como dinheiro, fama segue uma pessoa que gera enorme valor para os outros, e não aqueles que a procuram.

Como você pode ver, a lista de motivos para empreender que podem levar você ao fracasso é extensa, e se deixar atrair por um desses motivos pode ser fatal. Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA