Veja neste artigo como decidir sobre qual o melhor provedor de hospedagem para um blog. Quais são os parâmetros que realmente importam na hora de escolher um serviço de hospedagem para o seu blog, site ou loja virtual.
Veja neste artigo como decidir sobre qual o melhor provedor de hospedagem para um blog. Quais são os parâmetros que realmente importam na hora de escolher um serviço de hospedagem para o seu blog, site ou loja virtual.

Qual o melhor provedor de hospedagem para um blog

Se você quer saber qual o melhor provedor de hospedagem para um blog, é sinal que já entendeu que manter um blog em hospedagem gratuita não é a melhor opção.

Para quem está iniciando no mundo dos blogs, uma hospedagem gratuita é até válida, mas para quem deseja partir para um projeto melhor elaborado, fundamental pára o sucesso de um blog, simplesmente não funciona.

Blogs hospedados no Blogger e WordPress, por exemplo, até que funcionam direitinho, mas você não terá nem 10% dos recursos de um blog em domínio próprio.

Quando você já está no ponto de se questionar sobre qual o melhor provedor de hospedagem para um blog, é sinal de que está querendo um pouco mais, partir para um novo patamar em termos de recursos.

É justamente sobre isso que iremos falar neste artigo. Quais são os parâmetros para escolher um bom provedor de hospedagem para o seu blog ou site. O que é mito e o que é verdade em meio a tanta propaganda por aí.

Qual a importância do provedor para o sucesso de um blog

Antes de discutirmos quais são os principais pontos a serem levados em consideração na hora de decidir qual é o melhor serviço de hospedagem para um blog, é importante vermos qual é a importância do provedor para o sucesso de um blog.

Qual o melhor provedor de hospedagem para um blog
Qual o melhor provedor de hospedagem para um blog

Em primeiro lugar, o provedor de hospedagem é o verdadeiro alicerce do seu projeto, portanto contratar qualquer serviço, sem levar em conta os fatores que apresentaremos aqui, pode comprometer todo o funcionamento do seu blog, site ou loja virtual.

Um provedor de hospedagem de baixo desempenho, que a todo momento deixa o seu blog fora do ar e que tem um suporte que ao invés de ajudar o usuário, tem como principal função se eximir de responsabilidades, simplesmente não pode fazer parte do seu projeto.

Além de todos estes problemas, um provedor de hospedagem fraco, acaba até mesmo prejudicando seu posicionamento nas ferramentas de busca, como o Google, pois lentidão no carregamento de páginas e sites fora do ar contam negativamente na sua avaliação e posicionamento nas páginas de respostas.

   Leia o artigo A Importância do Provedor de Hospedagem

Fatores a levar em consideração na escolha de um provedor de hospedagem:

  • Propaganda não significa eficiência
  • Volume de tráfego do seu blog
  • Recursos técnicos necessários
  • Relação custo/benefício
  • Qualidade do suporte

Vamos então analisar cada um destes itens, para ver o que um bom provedor de hospedagem deve oferecer em seu plano, para que seu blog ou site funcione perfeitamente.

Provedores de hospedagem não são todos iguais

Embora para quem esteja começando a arranhar o mundo da blogagem profissional, o que talvez seja o seu caso, todos os provedores de hospedagem pareçam iguais, na verdade existem diferenças abissais entre eles.

Não é porque um determinado serviço de hospedagem se auto denomina o melhor de todos, que você deve acreditar nisso e cair de cabeça e contratar imediatamente.

O marketing sempre enaltece as qualidades do serviço, mas a vida real, o dia a dia do uso é que revela as virtudes e defeitos. Por isso, pesquise a experiência de outros usuários antes de fechar o negócio.

Qual o melhor plano de hospedagem para um blog

Outra dúvida que está por trás do questionamento sobre qual o melhor provedor de hospedagem para um blog, é qual o melhor plano de hospedagem disponível.

Para quem está iniciando, uma hospedagem compartilhada é mais que suficiente. Em um bom serviço de hospedagem, até vinte mil acessos diários você consegue, ou deveria conseguir, manter o blog no ar sem problemas de indisponibilidade de acesso. Acima disso, a história é diferente.

Se o seu blog começar a gerar um tráfego mais pesado, aí é hora de pensar seriamente em uma hospedagem em Cloud, onde você terá muito mais recursos de máquina para aguentar esse tráfego pesado.

Não se trata apenas de saber qual o melhor provedor de hospedagem para um blog, mas sim, quais são as necessidades técnicas que esse blog exige para se manter em funcionamento. Com o crescimento do volume de tráfego, é importante fazer uma reavaliação dessas necessidades.

Se for o caso de fazer um upgrade para uma hospedagem Cloud, não se sinta refém do seu provedor de hospedagem atual. Negocie com ele preços e condições. O mercado está difícil para todo mundo, e por isso mesmo, se o provedor for inflexível, mude de provedor.

Quanto de espaço no servidor você precisará

Esse é outro fator a ser levado em consideração na hora de determinar o melhor provedor de hospedagem para o seu caso.

Qual o melhor serviço de hospedagem para um blog
Qual o melhor serviço de hospedagem para um blog

Se você for trabalhar com arquivos muito pesados como vídeos hospedados no próprio servidor, por exemplo, você precisará de uma capacidade de armazenamento maior.

O ideal nesse caso, seria trabalhar com os vídeos  armazenados no YouTube ou Vimeo, mas se não for o seu caso, busque um plano mais robusto sob esse aspecto.

Se o seu blog utilizar muitas fotos, como no caso dos blogs de moda, por exemplo, é recomendável também ter um plano com capacidade de armazenamento maior. Imagens sempre carregam muito o servidor.

Se o seu blog for hospedar também um e-commerce montado com o WordPress, a questão do espaço é crítica, além de outros detalhes e exigências técnicas que um provedor de hospedagem para lojas virtuais precisa oferecer.

O suporte ao usuário é fundamental

Acredito que o ponto mais crítico na hora de decidir qual o melhor provedor de hospedagem para um blog seja o suporte ao usuário que é oferecido pela empresa.

É claro que na hora do marketing todo mundo garante ter o melhor suporte do mundo, mas quando chega a hora do “vamos ver”, muitas empresas deixam muito a desejar.

A coisa mais comum é, ao se entrar em contato para o atendimento em função do site estar fora do ar, o atendente, obedecendo a um script pé estabelecido, arranjar um jeito de dizer que o problema está no seu blog e não no provedor.

Uma boa dica, é verificar o histórico da empresa no Reclame Aqui, para ter uma ideia dos problemas que outros usuários estão tendo com o suporte. Se a coisa parecer “tensa”, com desculpas infindáveis, busque outro provedor.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre qual o melhor provedor de hospedagem para um blog, deixe seu comentário, pois nossos leitores e equipe técnica poderão ajuda-lo a esclarecer outros pontos. Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

Por Rodrigo Lima

No votes yet.
Please wait...

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Flávio

    O melhor plano de hospedagem para um site ou blog vai depender muito das necessidades do projeto, conforme dito no texto.

    Um grande abraço e sucesso!

    Equipe Empreendedores Web

DEIXE UMA RESPOSTA