Qual o melhor investimento em 2015? Essa pergunta ronda a cabeça de milhares de empreendedores e pessoas físicas que desejam saber onde investir seu dinheiro. Nossa equipe conversou com especialistas sobre quais são os melhores investimentos de 2015.
Qual o melhor investimento em 2015? Essa pergunta ronda a cabeça de milhares de empreendedores e pessoas físicas que desejam saber onde investir seu dinheiro. Nossa equipe conversou com especialistas sobre quais são os melhores investimentos de 2015.

O melhor investimento em 2015 – O que levar em consideração

Descobrir qual é o melhor investimento em 2015 é o caminho certo para garantir sua estabilidade financeira, principalmente em um ano que promete ser pra lá de conturbado, não só para os empreendedores como também para qualquer brasileiro.

O cenário econômico é bem sombrio. A crise econômica de 2015, para a qual já vínhamos alertando nossos leitores desde o início do segundo semestre, parece agora mais evidente que nunca. Por isso, é preciso ter muita cautela em seus investimentos em 2015.

Determinar qual será o melhor investimento em 2015 não é tarefa fácil e depende muito da estratégia que cada um pretende adotar e o grau de risco que está disposto a correr. Uma estratégia conservadora, protegerá seu patrimônio, já uma estratégia mais audaciosa, apesar de ter um risco maior, poderá se revelar bastante lucrativa.

Um cenário nada animados para os investimentos em 2015

Para podermos determinar qual será o melhor investimento em 2015, precisamos em primeiro lugar entender o cenário que nos espera. A política econômica desastrada que o governo Dilma adotou nos últimos quatro anos levou o país a uma situação de estagnação.

A falta de investimentos em infraestrutura acabou com a competitividade da indústria nacional e o descontrole dos gastos do governo arrasaram com as finanças públicas. A atual situação econômica do Brasil é bem precária.

Agora no final de ano, o governo de uma hora para outra, parece que acordou, e mesmo que contrariado, resolveu lançar mão de uma equipe econômica que, por sua capacidade técnica, poderia tirar o país do buraco em que se encontra. A pergunta que não quer calar é: Será que os partidos políticos deixarão a equipe trabalhar?

Quais são as melhores opções de investimentos em 2015

Veja qual será o melhor investimento em 2015 no Brasil
Veja qual será o melhor investimento em 2015 no Brasil

Seja de que forma for uma coisa é certa, a inflação subirá ainda mais do que em 2015. Pelo discurso do governo nas últimas semanas, o teto da meta de inflação passou a ser o objetivo para 2015, quando na verdade deveria ser o centro da meta. Mesmo assim, diversos economistas duvidam que o teto seja cumprido.

Para trabalhar com um ambiente de inflação alta, a solução ortodoxa será praticar altas taxas de juros, a mesma estratégia que Dilma acusava o PSDB de utilizar, durante os debates na campanha presidencial. Ela agora parece convencida de que este é o caminho e já deu carta branca para as taxas nas nuvens.

Diante deste cenário, a melhor maneira de se preparar para a crise de 2015 será se proteger dessa alta da inflação e se beneficiar das altas taxas de juros. Com essa configuração, o melhor investimento em 2015 nos parece ser a renda fixa como:

  • CDBs
  • Fundos DI
  • Fundos de Crédito
  • Títulos do Tesouro – LTFs
  • Letras de Câmbio
  • LCAs
  • LCIs

Como adivinhar o que teremos em termos de inflação e política de juros é impossível, a melhor opção são os títulos pós-fixados, ou seja, aqueles em que as taxas sobem junto com os outros indicadores.

Embora o investimento em renda fixa seja a melhor aplicação de 2015, você deverá levar em consideração a regra básica de rentabilidade desse tipo de investimento que é a de que a rentabilidade é proporcional ao tempo da aplicação.

O dólar como investimento em 2015

O dólar também pode ser considerado um bom investimento em 2015, pois existem diversos fatores que apontam para uma valorização da moeda. Seja do ponto de vista da economia em si, seja pelos aspectos políticos, como escândalos e a própria fragilidade do governo que toma posse em janeiro, tudo caminha para um dólar forte em 2015.

O déficit em transações correntes brasileiro é superior ao investimento estrangeiro direto, nos deixando extremamente dependentes de capitais de curto prazo para fechar o balanço de pagamentos. Como esse capital é muito volátil, em caso de piora da situação brasileira ou problemas na economia mundial, ele iria embora com a mesma velocidade que chegou.

A política cambial também poderá ser usada para ajudar nas contas externas, o que levaria o Banco Central a deixar a cotação do dólar subir a vontade para proporcionar um melhor desempenho das exportações e com isso, melhorar o desempenho da balança comercial.

Muitos analistas e consultorias, como a Empiricus, já falam em um dólar a R$ 3,10 no curto prazo, isso, se nada der errado. Em caso de problemas institucionais, um dos grandes medos não econômicos de 2015, o céu é o limite. Diante dessas variáveis o melhor investimento de 2015 também pode ser o dólar.

Bolsa de valores?

Se você tem um perfil conservador, nossa recomendação é de passar longe dela. Pelo discurso do governo, o ano de 2015 já foi pro saco e eles trabalham com uma perspectiva de melhoria em 2016. Diante disso, a chance de crescimento da economia em 2015 é zero, e portanto o investimento em bolsa de valores não figuraria entre as melhores opções de investimento em 2015, pelo menos nos três primeiros trimestres.

Como você pode ver, em função do panorama sombrio delineado, o melhor investimento em 2015 será aquele que responder à elevada taxa de inflação e juros. Mantenha-se informado sobre investimentos e empreendedorismo assinando nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

2 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado pelo texto, irei recomendar seu site se alguém me questionar sobre esse tema. Atenciosamente Luiz Carlos Casante

  2. Bom dia !

    Para quem entende, gostaria de saber se o mercado hoje é bom para abrir um comércio de comida, coisas comuns que com alguns diferenciais dão certo. O que vocês acham? Exemplo uma boa pastelaria.

DEIXE UMA RESPOSTA