O marketing digital para pequenas empresas é uma realidade no Brasil e também uma solução para quem deseja divulgar sua empresa pela Internet e com isso conquistar novos clientes em um momento tão sensível como esse de crise pelo qual passamos.
O marketing digital para pequenas empresas é uma realidade no Brasil e também uma solução para quem deseja divulgar sua empresa pela Internet e com isso conquistar novos clientes em um momento tão sensível como esse de crise pelo qual passamos.

Marketing digital para pequenas empresas e suas possibilidades

O marketing digital para pequenas empresas é uma demanda cada vez maior em um ambiente social totalmente conectado onde estar no ambiente online é fundamental para o sucesso de um negócio.

Os últimos dados falam em oitenta milhões de Internautas no Brasil acessando a web através de desktops e um outro contingente de cinquenta milhões através de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Para as pequenas empresas criar ações de marketing digital não é uma questão de opção, mas sim uma imposição do mercado. Tanto é imposição, que uma empresa não pode pensar se deve ter ou não um site, isso é passado. Hoje é uma questão de sobrevivência.

O problema é que a questão do marketing digital para pequenas empresas ainda esbarra em alguns obstáculos, como a resistência de alguns empresários e muita falta de informação no que diz respeito a técnicas e custos.

As vantagens do marketing digital para pequenas empresas

Eu poderia escrever um artigo inteiro falando sobre as vantagens do marketing digital para pequenas empresas, mas vamos nos ater a alguns pontos que considero essenciais no cenário atual.

Em primeiro lugar, é importante abordar a questão do custo. O marketing digital tem um custo infinitamente inferior ao do marketing convencional, pois podemos atingir um público maior, melhor segmentado e mais identificado com nossos produtos e serviços, investindo bem menos do que em outros canais.

O segundo ponto a ser ressaltado é a incrível capacidade de segmentação do marketing digital. Ao contrário do marketing convencional, que trabalha com a comunicação de massa, em um verdadeiro “barata voa publicitário”, no marketing online trabalhamos com a segmentação do público-alvo.

Através das ferramentas de marketing digital podemos entregar nossa mensagem exclusivamente para um determinado público, selecionado pela ferramenta que utilizamos, como e-mail marketing, redes sociais ou banners em sites de conteúdo. Com isso, reduzimos os custos e melhoramos sensivelmente os resultados de campanha, maximizando os recursos investidos.

Por fim, o que considero uma das principais vantagens do marketing digital para pequenas empresas é a possibilidade de medirmos com precisão matemática, o retorno do investimento feito em cada ação.

É possível, através de relatórios específicos dos diversos canais de divulgação online, ou de ferramentas como o Google Analytics, saber exatamente qual foi o lucro gerado por cada campanha. Quer melhor do que isso?

Os obstáculos ao marketing digital nas pequenas empresas

Embora como exposto, o marketing digital para pequenas empresas oferece uma série de benefícios aos empreendedores, ainda é comum vermos vários empresários relutarem em adotá-lo e os motivos são vários.

O primeiro deles é a resistência natural como já comentamos anteriormente. Muita gente, em plena era da conectividade ainda acredita que imprimir milhares de panfletos, colaborando para o desmatamento e emporcalhando a cidade, seja a melhor e única forma de divulgar o seu negócio.

Como vimos anteriormente, as vantagens do marketing digital, apresentadas anteriormente colocam esse mito por terra abaixo.

Outra barreira que impede o marketing digital para pequenas empresas de se tornar uma realidade é de forma implementá-lo. Muita gente não sabe nem por onde começar. Portanto, vamos discutir duas soluções diferentes.

Desenvolvendo a equipe em sua própria empresa

A melhor opção para quem deseja incorporar o marketing online na estrutura da sua empresa é desenvolver sua própria equipe. No caso das pequenas empresas, essa tem sido uma solução cada vez mais adotada, em função da qualidade das campanhas geradas, e da redução de custos.

Opções de marketing digital para pequenas empresas. Veja neste artigo quais são as opções para as pequenas e médias empresas se inserirem no marketing digital.
Opções de marketing digital para pequenas empresas

A divulgação de uma empresa parte de um processo que envolve planejamento, execução e gestão, mas a essência de todos esses processos está no conhecimento do cliente, do público alvo que você deseja atingir.

Quem melhor para determinar esse público do que as pessoas que trabalham com ele há muito tempo?

Uma das principais etapas do processo de divulgação de uma empresa na Internet é justamente a criação da Persona de Marketing, consumidor típico que reúne as características de quem busca pelo seu produto ou serviço.

Para traçar esse perfil, é necessário acima de tudo conhecer bem o mercado em que a empresa atua, o que nem sempre as agências digitais conseguem captar em briefings e reuniões com a diretoria.

O pessoal que pode traçar o perfil exato de quem será a Persona alvo das suas campanhas está no próprio escritório da empresa e muitas vezes passa desapercebido.

A capacitação de pessoal próprio é a melhor alternativa para o pequeno e médio empresário, principalmente em função dos preços cobrados pelas agências digitais em função da crescente demanda por esse tipo de serviço.

Essa capacitação pode ser feita através de treinamentos oferecidos por escolas de marketing digital conceituadas no mercado, como a Academia do Marketing que oferece diversos treinamentos de marketing digital nos formatos presencial e também online.

Com uma equipe própria, que não precisa ser necessariamente grande, você corta os custos de intermediação, o que reduz sensivelmente seus investimentos em marketing online.

Terceirização do serviço de marketing digital

A outra opção de marketing digital para pequenas empresas é a terceirização do serviço para agências ou profissionais freelancers. Essas opções exigem mais cuidado, principalmente na hora da contratação, já que até mesmo em função do desconhecimento técnico pode reservar algumas armadilhas.

É claro que sem conhecer exatamente as ferramentas disponíveis para divulgação de uma empresa na internet, cria-se uma certa desconfiança de estar comprando gato por lebre, o que infelizmente, acontece muito aqui no Brasil.

A melhor opção nesse caso, em primeiro lugar é se inteirar sobre as opções disponíveis no estágio atual da tecnologia. Em segundo lugar é importante pesquisar sobre o serviço oferecido pela agência. Infelizmente, muitas agências digitais que se lançam no mercado, dede digitais só tem o nome. Resultado real que é bom, nada.

Questione sobre os relatórios de conversão que você irá receber. Como já dissemos em um artigo anterior, existe uma grande diferença entre investimento em marketing digital e gasto com marketing digital.

   Leia o artigo Marketing digital – Investimento ou Gasto

Outra providência sensata é pedir a agência uma lista de seus clientes, com dados de contato para que você possa conversas com alguns clientes e questionar sobre os resultados obtido.

Como você pode perceber, o marketing digital para pequenas empresas, não somente é viável, como também é uma ferramenta muito interessante para divulgação da sua empresa e geração de novos negócios, principalmente nestes tempos de crise.

Mantenha-se atualizado sobre opções de marketing digital para PMEs e outros assuntos relacionados ao marketing online, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

No votes yet.
Please wait...

7 COMENTÁRIOS

  1. Voce pode argumentar que nao tem uma estrategia de marketing digital simplesmente porque nao conhece as tecnicas e ferramentas necessarias para a divulgacao da sua empresa na Internet, mas isso nao e desculpa.

  2. Voce é Afiliado de produtos digitais e faz pouquissimas vendas ou nenhuma venda como afiliado? Tenho uma novidade para você. É assim que a coisa funciona mesmo. Você comprou um curso dos “Gurus” da grana fácil, dei dinheiros para eles e agora está fazendo papel de otário.

  3. Você trabalha com Produtos Digitais?

    Você é iniciante no Marketing Digital, eu tenho um grande desafio para você. Tente me convencer que ficar postando comentários nos sites dos outros é uma estratégia idiota que não ajuda em nada na divulgação do meu site e então eu paro.

  4. O marketing digital para pequenas e médias empresas precisa ser feito de forma responsável. Amadorismo? Não rola!

  5. Obrigado pelas informações sobre as opções de marketing digital para pequenas empresas. Andei meio perdido por aí com umas barcaças furadas, do tipo cursinho “matador” para gerar leads, mas agora percebi que o negócio certo é deixar essas fórmulas mágicas e levar a coisa realmente a sério.

    Valeu mesmo por terem me aberto os olhos!

  6. Parabéns pelo artigo sucesso eu tenho site que fala de como ter seu primeiro negocio 100% digital e trabalhando em casa venho tendo resultados !!

  7. Parabéns pelo artigo, me ajudou muito em minhas decisões em relação ao marketing de minha empresa. Um abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA