Veja neste artigo qual é a importância do provedor de hospedagem para o sucesso de um negócio online e alguns itens que você deve observar na hora de contratar a empresa de hospedagem para instalar o seu site, blog ou loja virtual.
Veja neste artigo qual é a importância do provedor de hospedagem para o sucesso de um negócio online e alguns itens que você deve observar na hora de contratar a empresa de hospedagem para instalar o seu site, blog ou loja virtual.

A importância do provedor de hospedagem para seu negócio online

A importância do provedor de hospedagem para o seu site, blog ou loja virtual é um item crítico que muitas vezes é relegado a um segundo plano pelos novos empreendedores, acabando por trazer pesados prejuízos.

De nada adianta ter um site usando uma plataforma de se o provedor de hospedagem no qual ele está hospedado tem um baixo desempenho e não consegue suprir as demandas do sistema.

Destacar a importância do provedor de hospedagem pode parecer redundância em se tratando de um sistema tão crítico como o dos negócios online, onde dependemos exclusivamente do sistema para gerar receita, mas é impressionante o número de empreendedores que resolve economizar… justamente nisso!

Se o seu site é justamente o coração de qualquer operação de rentabilização online, por que não se preocupar igualmente com o serviço de hospedagem onde ele será instalado? Parece lógico não é? E é mesmo!

Essa é uma preocupação que não se restringe a sites que tem como principal receita os programas de marketing de afiliados. Sites institucionais, lojas virtuais e outros aplicativos web são tremendamente sacrificados quando o serviço de hospedagem não corresponde às expectativas.

Capacitação técnica da empresa

Como já disse anteriormente, a importância do provedor de hospedagem para um negócio online é tamanha que não faz o mínimo sentido fazer um investimento de peso em um ótimo site, com conteúdo de primeira categoria e depois ficar economizando centavos na hora da hospedagem do site. Em bom português, é economia porca.

Pequenas empresas de hospedagem dificilmente poderão das conta da demanda de um sistema online de de ponta. Se você monta um site ou blog com WordPress repleto de plugins de alta performance como o WooCommerce, por exemplo, terá um sistema robusto e por isso requer muito do provedor de hospedagem.

Hospedar páginas estáticas é uma coisa, mas sistemas elaborados que envolvem a comunicação com vários serviços externos como serviços de intermediação de pagamentos, segurança e uma série de sistemas acessórios é outra coisa completamente diferente e certamente não é para qualquer um.

Tradição no Segmento

Importância do provedor de hospedagem para seu negócio online
Importância do provedor de hospedagem para seu negócio

Provedores de hospedagem com tradição no setor certamente são os mais indicados, pois já possuem experiência no segmento e certamente já tem instalados todos os recursos necessários para a instalação de sistemas mais exigentes como templates sofisticadas, como as que encontramos na Theme Forest e sistemas integrados com intermediadores de pagamentos.

A importância do provedor de hospedagem no caso de lojas virtuais então, é ainda mais crítica. Sistemas sofisticados como o Magento Coomerce, por exemplo, não conseguem rodar em qualquer provedor. A bem da verdade, conseguir um bom provedor de hospedagem para Magento no Brasil é um verdadeiro desafio.

Os tipo de hospedagem do site

Outra coisa que você deve avaliar na hora de buscar uma hospedagem para o seu site é o tipo de hospedagem que estará escolhendo, pois não dá para fazer milagres. Uma coisa é a hospedagem de um site com, por exemplo, mil acessos dia, e outra coisa é um site com trinta mil acessos por dia.

Essa é uma situação onde a importância do provedor de hospedagem ser correto é fundamental. Não acredite em coisas do tipo “hospedagem ilimitada” e outros argumentos pega trouxa que existem por ai, pois ninguém faz milagres.

Para iniciar o seu negócio, você pode usar um plano de hospedagem compartilhado, onde o seu site estará compartilhando recursos com diversos outros sites. Na medida em que seu site for crescendo em número de acessos, é interessante migrar para uma solução em cloud, com VPS ou servidor dedicado.

Outra situação com a qual você precisa saber lidar são as revendas. Se você contrata a hospedagem direto com a empresa, essa pode solucionar qualquer problema de imediato. Já no caso da revenda, a empresa está simplesmente intermediando e revendendo o serviço prestado por outra e não tem controle algum sobre a questão técnica dos servidores.

Suporte ao usuário

Outra situação que deve ser analisada e demonstra a importância do provedor de hospedagem para o bom andamento dos negócios diz respeito ao suporte oferecido ao usuário. Se o sistema de suporte oferecido pelo provedor for deficiente você terá uma fonte interminável de aborrecimentos. Um provedor de hospedagem deve ter um sistema rápido e eficiente de atendimento e solução de possíveis problemas técnicos.

Um site de negócios não pode se dar ao luxo de ficar esperando 24, 48 horas por uma solução ou informação simples que pode resolvida através do painel de controle ou uma informação rápida dada por telefone.

Provedores que tem como ponto de partida para a solução de seus problemas a indicação de “abrir um chamado”, ou que os atendentes do suporte possuem um script de atendimento, que inevitavelmente acabam indicando que o problema está na sua aplicação, pode riscar do mapa

Preço do Serviço

A importância do provedor de hospedagem em comparação com o mercado em geral é inversamente proporcional ao seu preço. Uma das formas de identificar um bom provedor está justamente no preço. O preço de um bom serviço de hospedagem oscila entre 25 e 30 reais.

Qualquer coisa abaixo disso é para levantar sérias suspeitas em termos de qualidade, pois nesse setor não há como fazer mágica. Os salários são altos e os custos de manutenção, em sua maioria em dólar, também, portanto, não tem como inventar formulas mágicas e cobrar menos.

É claro que toda regra comporta algumas exceções, mas se dois ou mais itens acima citados se encaixarem no perfil do provedor que você pretende contratar você deve ficar preocupado. A indicação do desenvolvedor do sistema continua sendo a maneira mais pratica de evitar armadilhas e problemas futuros.

   Leia o artigo Qual O Melhor Provedor de Hospedagem Para Um Blog

Agora que você já tem uma boa ideia sobre a importância do provedor de hospedagem para o seu site, blog ou loja virtual, poderá escolher a empresa com mais tranquilidade. Mantenha-se atualizado sobre provedores de hospedagem e negócios online, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Rodrigo Lima

No votes yet.
Please wait...

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom artigo sobre a importância do provedor de hospedagem para um projeto, seja ele de blog, site ou loja virtual. Sem uma boa empresa de hospedagem de sites, a base do projeto online fica comprometido e dificilmente terá alguma chance de sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA