A ilusão sobre programas de afiliados e a realidade

Hoje vou lançar a discussão sobre a ilusão sobre programas de afiliados, uma armadilha que tem levado diversos empreendedores digitais a sofrerem severas perdas, tanto de tempo quanto de dinheiro.

Nos últimos tempos, temos visto diversas propostas na Internet para ganhar dinheiro fácil e rapidamente, criando negócios online baseados em programas de afiliados.

Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que negócios baseados em programas de afiliados podem ser realmente muito lucrativos. Esse é um modelo de negócio que faz parte de muitas empresas online.

O que questiono é a facilidade e rapidez de resultados que muitos dos “Gurus do Dinheiro Rápido” apresentam em seus cursos com “soluções matadoras” para ficar rico da noite para o dia criando um negócio online baseado em programas de afiliados.

Para quem está em uma situação onde a criação de um negócio na Internet, com o baixo investimento que esses ditos Gurus apresentam, pode ser a solução para seus problemas financeiros, a proposta parece irresistível. O problema é que a coisa não funciona da exata maneira como é apresentada.

Uma história sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados

A ilusão sobre programas de afiliados começa pela forma como este modelo de negócio é apresentado. Em webinars detalhadamente programados e diga-se passagem, muito bem estruturados, o incauto é apresentado a um método “inovador” para ganhar dinheiro na Internet com programas de afiliados.

Nesse vídeo aparece um cara bem falante, que garante que você poderá ganhar muito, muito, mas muito dinheiro mesmo se dedicar a sua vida a montar um negócio online com programas de afiliados.

O script é um velho conhecido dos profissionais de marketing. Ele se apresenta de uma maneira informal e depois vai mostrando a você como a vida dele mudou depois que ele começou a trabalhar com programas de afiliados.

Ilusão com programas de afiliados

Depois disso ele geralmente conta uma história triste de como ele estava sem dinheiro, sem esperanças até que desenvolveu um método para ganhar dinheiro com programas de afiliados que ele irá compartilhar, pelo menos os primeiros passos, com você.

Pronto, a ilusão sobre programas de afiliados já foi plantada. Pelo discurso do cara e sues “testemunhos” você já começa a acreditar que esse negócio é a salvação para as suas necessidades e que não pode perder essa oportunidade.

Propagando a ilusão sobre programas de afiliados

Dando continuidade à essa conversa fácil, o Guru do Dinheiro Fácil diz a você que ele desenvolveu um sistema único que pode garantir a você ganhos diários em que você tenha que fazer nada por isso. Para deixar a coisa mais palatável, ele resolve chamar isso de “ganhos passivos” para adotar uma linguagem mais técnica.

No final da história, você acaba convencido que esse tal “Guru dos Negócios Online” realmente tem a solução para os seus problemas. Pronto. Você foi envolvido na ilusão dos programas de afiliados de ganho fácil, rápido e sem nenhum esforço.

O que não te contam sobre os programas de afiliados

Devo confessar que muito do que esses gurus falam, em termos de técnicas são práticas comuns no mercado de marketing online. O problema é o que eles não falam.

Em primeiro lugar, eles vendem uma solução fácil e sistematizada para ganhar dinheiro online, o que simplesmente não existe. Eles falam em funis de conversão e páginas de captura como se isso fosse o Santo Graal dos lucros na Internet, o que não são.

Para ganhar dinheiro com programas de afiliados você precisa dominar técnicas de marketing digital que vão muito além de funis de conversão e squeeze pages. É preciso entender o marketing digital como um todo.

O que a grande maioria dos “Gurus dos Programas de Afiliados” não contam é que eles têm uma grande experiência em marketing online e que por isso conseguem divulgar seus cursos contando com ferramentas e técnicas que você nem imagina que existem, e que obviamente eles também não vão te ensinar a usar.

O resultado é que ao participar deste esquema, você no máximo consegue ser um camelô dos cursos promovidos por estes pretensos gurus, pois no final, eles vão acabar convencendo você que além de comprar o curso deles, você deverá também divulgá-lo e se contentar com uma comissão.

A verdadeira decepção com programas de afiliados vem não pelo negócio em si, que diga-se de passagem, quando bem tocado é bastante lucrativo. A decepção vem das falsas expectativas criadas por estes falsos gurus que prometem o que não podem entregar.

O que é preciso para ganhar dinheiro com programas de afiliados

Fugindo da ilusão dos programas de afiliados e das fórmulas matadora de como ganhar dinheiro sem fazer nada, vamos falar sério sobre esse modelo de negócio online.

A primeira coisa é que para ganhar dinheiro com programas de afiliados, seja através do Google AdSense ou outros como os disponibilizados pela plataforma Lomadee, você precisa escolher um nicho de mercado para concentrar o foco do seu site.

Trabalhar com nichos de mercado deixa a sua vida muito mais fácil em termos de exposição, principalmente no marketing de busca, a principal fonte de conversão para a maioria dos negócios online.

O segundo passo é garantir um volume de acessos monstruoso para o seu site, seja através de ferramentas de busca ou divulgação nas redes sociais. O percentual de conversões em programas de afiliados é em média inferior a 1% do tráfego que você gera para o seu site, com exceção do Google AdSense.

Para garantir esse volume violento de acessos ao seu site será necessário que você aplique as técnicas de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca. Você acredita que pelo simples fato de criar um site irá gerar tráfego para ela do nada?

O terceiro passo é garantir uma ampla gama de opções de programas de afiliados em seu site, contrariando a lenga-lenga de vários dos tais gurus de programas de afilados, que dizem que você deve se concentrar na venda dos produtos deles. Você imagina o porquê?

Uma das ilusões sobre programas de afiliados é a de que apenas um produto pode garantir a consistência e viabilidade financeira de um site. A realidade mostra que quanto mais programas de afiliados você tiver em seu site, desde que devidamente contextualizados com o seu tema, melhor.

O quarto e talvez um dos maiores segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados é investir em capacitação técnica, estudando marketing digital, suas ferramentas e plataformas de conteúdo, como o WordPress.

Por fim, mais uma vez fugindo das ilusões sobre ganhar dinheiro com programas de afiliados, é preciso encarar este negócio como o é, ou seja, uma forma de ganhar dinheiro que exige técnica e dedicação diária. Para ganhar dinheiro na Internet nos dias de hoje, é necessário ser profissional.

Aqui em nosso site temos diversas dicas sobre programas de afiliados baseadas em questões técnicas e não em ilusões. Para começar, recomendamos que você leia o artigo Como Ganhar Dinheiro Com Programas de Afiliados.

Excluindo a ilusão sobre programas de afiliados você poderá montar um negócio online em bases sólidas e não em função de lendas sobre ficar rico de uma hora para outra no ambiente online. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Rodrigo Lima

A ilusão sobre programas de afiliados
4.8 (95.65%) 46 votos