As franquias virtuais de baixo custo ganham espaço no mercado brasileiro em função do baixo investimento inicial e a possibilidade de serem montadas até mesmo em um home office. Conheça detalhes sobre as franquias virtuais de baixo investimento no Brasil.
As franquias virtuais de baixo custo ganham espaço no mercado brasileiro em função do baixo investimento inicial e a possibilidade de serem montadas até mesmo em um home office. Conheça detalhes sobre as franquias virtuais de baixo investimento no Brasil.

Franquias virtuais de baixo custo

O mercado brasileiro vive um momento de euforia para as franquias virtuais de baixo custo. Segundo o último relatório Webshoppers, realizado pela consultoria e-Bit, o total das vendas online no Brasil atingiu a marca de R$ 41,3 bilhões no ano passado.

É neste cenário que as franquias virtuais de baixo custo ganham cada vez mais terreno. O crescimento dos negócios online no ano passado foi de 15,3% e os profissionais do mercado apostam em um novo período de crescimento em 2016, apesar da crise.

Em um país com mais de 51,5 milhões de consumidores online, as franquias virtuais despontam como uma nova tendência de franchising, de olho nesse público que cresce ano após ano. Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, atualmente existem mais de 15 franquias de lojas virtuais cadastradas operando no país sem a necessidade de lojas físicas.

A variedade de serviços oferecidos pelas franquias virtuais é grande, como vendas de soluções em estratégia de marketing digital, turismo, guias de serviços, serviços de consultoria variados, oferta de emprego e venda de produtos eletrônicos. São franquias baratas e muito lucrativas que certamente devem constar do leque de opções dos novos empreendedores.

Como funcionam as franquias virtuais

As franquias virtuais seguem as mesmas regras as quais estão submetidas as redes de franquias tradicionais, e a franqueadora virtual também deve obedecer às diretrizes da Lei 8.955/94, bem como às práticas de mercado atuais na sua concessão e gestão do negócio.

A grande diferença das franquias virtuais de baixo custo é que para iniciá-las o investimento necessário é muito menor do que o necessário para abrir uma franquia física, já que não é preciso alugar um estabelecimento comercial ou manter uma grande equipe de colaboradores.

As franquias tradicionais geralmente necessitas de um alto valor de investimento inicial, enquanto as franquias virtuais precisam apenas de um capital que gira em torno de R$ 25 mil ou menos, o que torna o negócio bastante atraente.

Os cuidados ao adquirir uma franquia virtual de baixo custo

A boas opções das franquias virtuais de baixo custo
A boas opções das franquias virtuais de baixo custo no Brasil

Falar de um mercado onde o investimento inicial é baixo, o retorno é rápido e que fatura dezenas de bilhões por ano anima qualquer empreendedor que está em busca de uma oportunidade para montar seu negócio próprio, mas para montar uma franquia virtual é preciso tomar alguns cuidados.

É fundamental para qualquer empreendedor que esteja pensando em abrir uma franquia virtual, pesquisar e se informar sobre o tipo de suporte que a franquia oferece a seus franqueados, principalmente em um segmento tão sensível como o dos negócios online.

Os cuidados a serem tomados por quem deseja se tornar um franqueado virtual são os mesmos que em qualquer outro tipo de franquia, por isso é essencial que o interessado tenha todos os detalhes necessários que os auxiliem em sua tomada de decisão sobre essa opção de negócio.

Você precisa ficar atento principalmente no que diz respeito a como será feita a transferência de tecnologia para que não tenha que começar a trabalhar sem dominar todas as ferramentas disponíveis.

No caso específico das franquias virtuais, o franqueador ficar encarregado do funcionamento do processo. Nas franquias de loja virtuais, por exemplo, como não existem lojas físicas, o franqueador precisa organizar uma forma para que o franqueado comece a trabalhar com o mínimo de conhecimento das ferramentas e das estratégias de crescimento.

Converse com outras pessoas que tenham franquias virtuais

Outra dica para fazer uma boa escolha em termos de franquia virtual de baixo custo é conversar com membros da mesma rede. O futuro franqueado virtual deve conversar com os outros franqueados da rede e ter acesso a todo know-how e tecnologia desenvolvido pelo franqueador, através de processos e ferramentas desenvolvidos pela rede.

Da mesma forma que ocorre no mundo físico, também no caso das franquias virtuais, é responsabilidade do franqueador, escolher muito bem seus parceiros. É preciso que o franqueador esteja atento às transformações do mercado e tentar reunir a melhor equipe possível de franqueados, para preservar a integridade da marca e seu conceito junto aos consumidores.

Todo o processo de construção de redes de franquia no ambiente digital é uma coisa ainda muito nova, que carece de experiência prática para que, então, possam ser criados novos conceitos. Mesmo assim, as franquia virtuais são vistas como uma boa indicação de negócios para se montar em casa a partir de um home office.

Qual o perfil esperado de um franqueado virtual

Antes de pensar na aquisição de uma franquia virtual é preciso analisar se você tem o perfil para desenvolver um trabalho nesta área. Ter afinidade com as principais ferramentas de marketing digital para ajudar na divulgação de seu novo empreendimento é uma das principais características para quem deseja atuar neste segmento.

As chances de sucesso são bem maiores quando administrado por empreendedores que possuem um conhecimento mais técnico e profissional dos recursos tecnológicos. A capacitação é essencial, caso contrário você se transformará em um mero “apertador de botões” e as chances do negócio crescer serão bem reduzidas.

Além do conhecimento técnico o empreendedor deve ainda ter um estilo arrojado e estar preparado para enfrentar desafios, que no mundo digital, surgem praticamente todos os dias. Achar que ganhar dinheiro na Internet é fácil e não exige muita dedicação é um dos principais enganos que as pessoas cometem quando pensam em abrir um negócio online.

  Leia o artigo Como Se Tornar Um Empreendedor Digital

O mercado oferece muitas opções de franquias virtuais de baixo custo. basta você escolher o segmento que mais se adapta ao seu perfil e colocar a mão na massa. Para se manter atualizado sobre franquias virtuais de baixo custo e outras ideias de negócios, assine nosso Boletim Informativo.

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA