Cresce no Brasil a oferta de franquias para jovens empreendedores que desejam criar seu próprio negócio e encontram no franchising a melhor opção. Veja algumas opções de franquias que buscam por parceiros com perfil jovem e dinâmico.
Cresce no Brasil a oferta de franquias para jovens empreendedores que desejam criar seu próprio negócio e encontram no franchising a melhor opção. Veja algumas opções de franquias que buscam por parceiros com perfil jovem e dinâmico.

Franquias para jovens empreendedores podem ser porta para o negócio próprio

O crescimento da oferta de franquias para jovens empreendedores no Brasil revela a aposta das marcas no espírito empreendedor das novas gerações.

Os jovens brasileiros seguem uma tendência internacional, onde têm uma participação cada vez maior cenário do empreendedorismo.

Segundo matéria publicada no portal da Associação Brasileira de Franchising, o segmento de franquias é um dos mais procurados pelos jovens empreendedores. No Brasil, 16% das unidades franqueadas pertencem a jovens com menos de 30 anos de idade.

O que impulsiona a procura por franquias para jovens empreendedores é a liberdade para trabalhar e a rapidez do retorno desse tipo de empreendimento.

Por isso, a equipe do Empreendedores Web realizou uma seleção de seis franquias que tem a cara do jovem empreendedor e que levam esta característica em consideração na hora de escolher seus franqueados.

Minds – Só franqueados jovens

A rede de escolas de idiomas Minds é uma das empresas que tem foco específico no jovem empreendedor e escolhe seus franqueados pela faixa etária, entre 18 e 26 anos.

A empresa tem 25 unidades em 20 estados e pretende fechar o ano com 30. Criada em 2007, a Minds atende 15 mil alunos em todas as escolas.

A Minds estima que cada escola fature 30 mil reais ao mês. Em 2013, o faturamento foi de 351 milhões de reais e a expectativa de crescimento para 2014 é de 50%. É preciso ter pelo menos 90 mil reais para abrir uma franquia e o retorno deve acontecer em 18 meses. Veja outras opções de franquias de idiomas.

Ama Terra – Ecologia e sustentabilidade

Uma franquia que incorpora o espírito dos jovens empreendedores. Essa é uma descrição que se encaixa na franquia Ama Terra, especializada na comercialização de produtos ecológicos e sustentáveis, que hoje conta com 52 unidades instaladas em 16 estados do Brasil.

A Ama Terra desde o início da sua etapa de expansão, tem buscado por parceiros com o perfil jovem. Além de ter uma identificação com a marca, o jovem franqueado tem mais aderência com o conceito da rede. Hoje, 85% dos franqueados tem até 35 anos. O quiosque tem investimento inicial de 90 mil reais e o retorno acontece em até 24 meses.

Salad Creations – Comida saudável

Salad Creation é opção para jovens empreendedores
Salad Creation é opção para jovens empreendedores

A rede de culinária saudável Salad Creations surgiu em 2004, na Flórida, e aportou no Brasil em 2007. No mundo, a empresa tem 103 lojas.

No Brasil, por enquanto, são 20 unidades, um terço delas comandadas por jovens. Inclusive os franqueadores da rede no país estão abaixo dos 30 anos.

As opções de franquias são lojas ou quiosques e, em ambos, não é preciso usar fogões. É necessário ter 265 mil reais para abrir um restaurante, o retorno é estimado entre 24 e 36 meses e o faturamento médio é de R$ 95 mil por mês.

Chilli Beans – Óculos e acessórios

A Chilli Beans foi fundada em 1997 pelo empresário Caito Maio e tende inaugurado sua operação de franquia em 2001, a marca vem criando uma história de sucesso que extrapola os limites do país e atualmente já conta com unidades nos Estados Unidos, Portugal e Angola. Por sua proposta e modelo de negócio, é o tipo de franquia que se enquadra no perfil dos jovens empreendedores.

Aloha Eyewear – Óculos de sol

A brasiliense Aloha Eyewear foi criada pelo empresário Henrique Villar Romano, há 3 anos. Depois de dois anos já eram nove lojas de óculos escuros no Distrito Federal, em Goiás, Minas Gerais e Amazonas.

Toda semana são lançados de oito a doze modelos diferentes e cada unidade vende 30 óculos por mês. Os óculos são importados dos Estados Unidos ou China.

A rede quer chegar a 157 franquias nos próximos cinco anos. Para 2014, o faturamento deve ser de mais de R$ 7 milhões. O investimento inicial para aquisição da franquia é de R$ 80 mil e o prazo de retorno é de dezessete meses. O faturamento médio mensal é de 35 mil reais.

Mais Cursos Interativos – Aulas variadas

A escola de cursos livres e profissionalizantes Mais Cursos Interativos começou em novembro de 2006. O sistema de franquias foi adotado três anos depois. Hoje são 22 unidades em operação, a maior parte comanda por pessoas com até 40 anos. A rede prevê chegar a 500 pontos pelo país em até três anos.

Com retorno do investimento a partir do 15º mês, a empresa afirma que o negócio é altamente recomendado para o público mais jovem tanto pelo baixo custo de investimento e de capital de giro, quanto pelo fácil gerenciamento. O investimento inicial varia de 65 mil a 140 mil reais e o faturamento líquido médio é de 12 mil reais por mês.

Água Doce Cachaçaria – Rede de bares

A rede de bares Água Doce Cachaçaria está no mercado há 20 anos e tem 100 unidades espalhadas por nove estados mais o Distrito Federal. Agora, se prepara para reforçar a marca na capital paulista.

Antes de desembolsar os mais de 350 mil reais por um bar, o franqueado precisar ter um perfil jovem, gostar de festas e não se importar em trabalhar a noite e aos finais de semana.

Apesar de dar liberdade para o dono configurar sua unidade, a franqueadora determina que todas devem ter um ambiente rústico, com tonéis para o armazenamento de cachaça à mostra.

Criada por um especialista na bebida, a empresa estima que cada franquia fature, em média, 70 mil reais ao mês.

Para se manter informado sobre outras opções de franquias para jovens empreendedores basta assinar nosso Boletim Informativo.

Franquias para jovens empreendedores
5 (100%) 1 voto