Franquias de sucesso no Brasil
Franquias de sucesso no Brasil

Franquias de Sucesso – Veja como identificá-las

Reconhecer as franquias de sucesso, é um dos primeiros passos para quem deseja começar um negócio neste segmento.

Muitos franqueadores, bradam pelos sete ventos as qualidades de suas franquias. Todos em busca de novos franqueados, para aumentar suas receitas.

Mas quais seriam as verdadeiras franquias de sucesso? Quais seriam suas características? Como diferenciar o joio do trigo?

É nesse sentido que elaboramos este artigo. Um roteiro para que o novo empreendedor do segmento do franchising possa identificar as franquias lucrativas, daquelas que querem parecer lucrativas.

Franquia de sucesso oferecem experiência

Em nosso site, já tivemos oportunidade de avaliar e comentar diversas franquias. Algumas delas indicaríamos para quem deseja montar seu negócio próprio. Outras, teríamos algumas reservas, em função do risco do negócio ou sua vulnerabilidade.

O grande problema em escolher uma franquia de sucesso hoje em dia é identificar o que realmente é franquia e o que é uma startup. Está na dúvida? Então vamos explicar.

Quando adquirimos uma franquia, teoricamente estamos, entre outras coisas, adquirindo know-how. O problema é que nem todas as franquias no Brasil estão realmente capacitadas a transferir essa tecnologia.

Por isso, um dos primeiros sinais de uma franquia de sucesso é justamente a sua experiência no mercado. O que essa marca já fez e qual é o reconhecimento, por parte de seus franqueados, e não apenas dos press releases que elas divulgam.

Franquias de sucesso possuem depoimentos de agradecimento

Outra dica para identificar as verdadeiras franquias de sucesso é o próprio depoimento de seus franqueados.

Aqui no Empreendedores Web, temos inúmeros depoimentos de franqueados bem sucedidos, que simplesmente veneram as franquias que adquiriram. Da mesma forma, temos depoimentos que revelam as agruras de outras iniciativas.

Antes de fechar negócio com uma determinada franquia, investigue sobre a experiência de outros franqueados. Uma boa dica é o site Reclame Aqui!, onde você poderá ver algumas experiências negativas sobre o franchising que pretende investir.

Outra fonte de informações é o site da ABF – Associação Brasileira do Franchising, onde você pode conferir as franquias associadas e seu conceito. É uma opinião final? Não, mas vale como referência.

Franquias de sucesso
Franquias de sucesso – Veja como identificá-las e quais são suas principais características.

O modelo de uma franquia de sucesso não é facilmente copiado

Uma outra característica das franquias de sucesso é que seu modelo de negócio não é facilmente copiado. A não observância desse ponto trouxe muitos dessabores para vários empreendedores recentemente.

Imagine o que é você fazer um investimento pesado em royalties, taxas de franquia e outras taxas que envolvem o modelo de franquia, e depois vir alguém do seu lado, e montar um negócio igualzinho ao seu, só que sem pagar nada isso.

Isso aconteceu recentemente com as franquias de serviços de manutenção doméstica e reparos. Como o modelo era fácil de copiar, muita gente se baseou no que já existia, e muitas vezes, copiando até mesmo a logo da marca, montou um negócio igualzinho.

Portanto, se você identificar que o modelo de negócio é fácil de se copiar, tome cuidado, pois provavelmente não está diante de uma candidata a sua lista de franquias de sucesso.

Franquias de sucesso possuem uma marca forte

Uma outra característica das franquias de sucesso é possuírem uma marca forte que realmente adicione valor ao negócio. Não adianta ter um nome bonitinho e uma logo engraçadinha. A marca tem que ser forte de verdade.

Muitas das novas franquias quem vem surgindo no mercado ultimamente, acreditam que pelo simples fato de serem uma operação de franchising, já as tornam marcas fortes. Isso não é verdade e é um ponto a ser avaliado.

Um dos segredos de como escolher uma franquia é justamente saber avaliar a força da marca e o quanto isso pode agregar de valor ao empreendimento, justiçando ou não o valor da taxa de franquia.

Franquia de sucesso buscam parceiros e não investidores

As franquias que realmente se transformam em um bom negócio para o franqueador são aquelas que estão em busca de parceiros e não apenas de investidores. Vou explicar para você entender direitinho esse conceito tão importante.

Uma franquia que tem como objetivo a expansão dos negócios e fortalecimento da marca, dá suporte aos franqueados, para que eles também cresçam e com isso passem a ser mais um elo na criação de um negócio promissor.

Outra “franquias”, estão no mercado vendendo licenças unicamente como forma de se capitalizarem, e depois que o franqueado assina o contrato, o suporte é esquecido e você tem, praticamente, que se virar sozinho.

Ora! Se um dos motivos para abrir uma franquia é justamente a possibilidade de ter um suporte qualificado para a operação, porque então se associar a uma empresa que o deixará praticamente ao Deus dará? Não faz sentido, concorda?

Uma franquia de sucesso não satura o mercado

Na hora de examinar uma proposta de franquia, avalie a política de distribuição regional de licenças. Muitas franquias, na intenção de conseguir expandir o negócio a qualquer custo, acabam licenciando vários franqueados na mesma área.

É claro que isso provoca uma concorrência altíssima que em alguns casos inviabiliza o negócio, pois os franqueados acabam entrando em um processo de canibalização do mercado que não é bom para ninguém, nem mesmo para o franqueador.

Por isso, certifique-se e faça estar presente no contrato, a política de concessão de licenças da marca, para amanhã ou depois, não se deparar com uma unidade igualzinha a sua na frente da sua loja ou a apenas algumas quadras.

Como você pode ver, as franquias de sucesso possuem características próprias e sabendo identificá-las fica bem mais fácil na hora de se decidir. Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos referentes ao franchising, assinando nosso Boletim Informativo.

Rating: 5.0. From 3 votes.
Please wait...

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá Pedro

    Não sabemos qual a estrutura por aí, mas aqui no Brasil houveram muitos problemas com o BBOM, como acusações de pirâmide financeira e outras.

    Um grande abraço

    Equipe Empreendedores Web

  2. Olá bom dia.
    Estou em Portugal e está chegando cá a BBOM+ com o negócio das microfranquias o que para nós é uma novidade. Caso seja possível qostava que me dessem a vossa opinião se é uma empresa e um negócio credível.

DEIXE UMA RESPOSTA