Franquias de quiosques em shopping center como opção de negócio
As franquias de quiosques em shoppings são uma opção viável para o empreendedor que deseja montar um negócio em um shopping center, mas não tem em o capital necessário para investir um uma loja.
O preço do aluguel desses pontos varia de R$ 950,00 a R$1300,00 por metro quadrado, na cidade de São Paulo. Existem quiosque de todos os tamanhos, criando assim uma gama de opções de negócios a serem instalados bastante interessante.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franshising – ABF, existem no Brasil pelo menos 55 franquias de quiosques que podem ser instaladas em shopping centers, com investimento mínimo que varia entre R$15.000 podendo chegar a R$ 200 mil.
“A vantagem de estar em shopping center é que a quantidade de consumidores é maior do que estivesse numa loja de rua”, afirma Vera Sayão, que montou um quiosque da Nutty Bavarian ( comércio de castanhas doces e salgadas), no shopping Center Norte, na Vila Guilherme, zona Norte de São Paulo.
Na marca, o lucro mensal fica em torno de R$2.000,00, segundo o diretor da franquia, Daniel Miglorancia. “Estar no meio do público, no corredor, combina com esse tipo de venda, pois ninguem sai de casa para comprar castanhas doces. Trata-se de compra por impulso”, afirma.
O custo para montagem de um quiosque da Nutty Bavarian gira em torno de R$ 20 mil com a taxa de franquia, mais R$ 6.800,00 com equipamentos e produtos. O aluguel médio em shoppings fica em R$ 2.100,00.
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“A montagem de um quiosque também é mais rápida do que a de um loja”, afirma Liliana Martins, 29 gerente de expansão da Grão Espresso ( comércio de café e alimentos). “A estrutura é mais básica. Não requer, por exemplo, a instalação de ar-condicionado”. Um quiosque da marca tem investimento de R$ 50 mil.
Atendimento como diferencial nas franquias de quiosques em shoppings
Também há diferença na reação dos clientes. “A loja intimida as pessoas a entrarem, e os quiosques, no entanto, fazem parte do trajeto delas”, diz Fátima Simões.
Há dez anos, ela investiu R$30 mil em um quiosque, o Aromas e Afins, que vende velas e incensos em shopping centers de todo o Brasil..
O ponto de Simões fica em um corredor do shopping Ibirapuera, zona Sul. Seu lucro, afirma, chega a R$3.000,00 por mês.
Hoje, ela possui mas três quiosques em outros shoppings da capital e ainda duas lojas, que comerciallizam, além de velas e incensos, produtos artesanais nacionais e importados.
Estrutura enxuta
Como o espaço é reduzido, a quantidade de funcionários é relativamente menor, o que diminui as despesas mensais. “No entantom a quantidade de produtos que podem ser oferecidos também é enxuta, pois o espaço de mostruário e de estoque é reduzido”, explica Marcelo Ferreira Costa, 40 que possui 11 unidades de venda da Copy Oil ( comércio de reproduções gráficas). “Assim, o empresário deve ser objetivo na escolha da variedade dos produtos que irá vender”.
Costa ressalta que artigos como roupas não são apropriados para a venda em quiosques, pois precisam ser provados.”As transações devem ser “redondas”: o cliente olha, gosta e leva”, afirma.