O setor de franquias de marketing digital e Internet, embora recente, é considerado um dos mais promissores do momento, em função da crescente demanda por serviços online, principalmente por parte de pequenas e médias empresas. Conheça as características e do mercado para franquias de marketing online.
O setor de franquias de marketing digital e Internet, embora recente, é considerado um dos mais promissores do momento, em função da crescente demanda por serviços online, principalmente por parte de pequenas e médias empresas. Conheça as características e do mercado para franquias de marketing online.

Franquias de marketing digital e Internet – Análise de oportunidades no setor

O setor de franquias de marketing digital e Internet, embora seja um dos mais novos do franchising brasileiro e mundial, é também um dos mais promissores e ainda pouco explorado.

O crescimento da participação do mundo online na vida das pessoas e empresas está causando uma verdadeira revolução na forma das pessoas se comunicarem.

Isso tem obrigado as empresas a recorrerem cada vez mais aos meios digitais para divulgarem suas marcas, produtos e serviços, e até mesmo venderem online.

Neste contexto, as franquias de marketing digital e Internet, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, mesmo em um momento em que a economia não anda em uma das suas melhores fases.

O potencial do mercado fez com que no último ano, muitas agências digitais que operavam de maneira independente, aderissem ao modelo de franquia para expandir os seus negócios. Com isso, as opções nesse setor apresentaram um crescimento expressivo nos últimos tempos.

Não só as empresas brasileiras vislumbram uma boa oportunidade nesse setor. Até mesmo empresas internacionais, com vasta experiência nesse segmento, como a WSI, passaram a ver no Brasil, uma ótima oportunidade de investimento e se estabeleceram por aqui.

No ambiente interno, franquias como a Guia-se Negócios Pela Internet e Elefante Verde, crescem a taxas invejáveis e ampliam seus programas de expansão.

Panorama do setor de franquias de marketing digital e Internet

Podemos até dizer que a crise ajudou bastante o setor de franquias de marketing digital, pois com a necessidade de aumento das vendas, um número grande de empresários, que até bem pouco tempo hesitavam em estabelecer uma presença no mundo online, passaram a ver nesta opção uma alternativa para compensar a retração do mercado.

Nessa busca por um posicionamento online, as pequenas e médias empresas encontram dois grandes problemas. O primeiro é a dificuldade de encontrar agências digitais realmente capacitadas, já que infelizmente, muitas deixam a desejar.

O segundo grande problema, que favorece bastante o setor de franquias de marketing digital e Internet, é que muitas agências não querem trabalhar com pequenas contas, por não serem elas tão atraentes assim, do ponto de vista financeiro, o que deixa o pequeno e médio empresário praticamente sem opção.

O consultor de marketing digital, Alberto Valle, diretor da Academia do Marketing, uma das maiores escolas de marketing digital no Brasil, explica melhor essa questão. “O tempo consumido para estruturar e gerenciar uma campanha de marketing digital para uma pequena empresa, é o mesmo que se gasta para uma grande empresa”, afirma o consultor.

“Como na maioria das vezes as agências são remuneradas por consumo de mídia, as grandes contas são financeiramente muito mais atrativas, o que deixa o pequeno e médio empresário sem opções”, conclui Alberto.

Este é o cenário perfeito para quem deseja investir no setor de franquias de marketing digital e Internet, pois a demanda reprimida é enorme e as oportunidades estão só esperando para serem aproveitadas, principalmente no segmento de pequenas e médias empresas.

Como investir em franquias de marketing digital e Internet

Uma das características do setor de marketing digital no Brasil é a sua concentração nos grandes centros urbanos. A grande maioria das agências digitais se encontram no eixo Rio-São Paulo, o que deixa um mercado gigantesco ainda não explorado.

Esse vácuo deixado pela concentração oferece ao empreendedor de pequenas e médias cidades, uma oportunidade incrível para iniciarem seus negócios. Como uma das limitações das agências já estabelecidas é justamente a questão geográfica, a interiorização da rede de franquias é uma das suas principais metas.

Muito embora no mundo online possamos fazer tudo a distância, na parte de captação e atendimento aos clientes, o contato presencial ainda exerce um forte fator de atratividade, principalmente para os empresários inexperientes.

Outro ponto a ser avaliado nesse tipo de negócio, é que, em função de suas características, o investimento em franquias de marketing digital e Internet, não requer um investimento muito elevado, como no caso das franquias de alimentação e perfumaria e cosméticos, só para citar alguns exemplos.

Muitas franquias inclusive, oferecem a opção de franquia home office, o que reduz ainda mais o investimento inicial, já que o empreendedor só precisa de um espaço em casa para montar o negócio. Essa inclusive, é uma característica comum às franquias virtuais.

As franquias de marketing digital e Internet atuam na criação de sites, lojas virtuais e na divulgação online. O mix de serviços é bastante amplo e na maioria dos casos, o empreendedor trabalha como um gestor da agência, ficando o trabalho técnico a cargo do franqueador.

Franquias de marketing digital e serviços para Internet

Alguns aspectos a serem analisados nas franquias de marketing online

O marketing digital tem se profissionalizado muito nos últimos anos no Brasil e o empresariado está cada vez mais exigente. Por isso é importante na hora de escolher uma franquia de marketing digital e Internet, optar por empresas com bastante experiência.

O franqueador precisa ter uma vasta experiência no mercado e um portfólio de clientes relevantes e verdadeiros casos de sucesso. Fora isso, ficará bastante difícil vender o serviço.

Outro ponto importante a ser destacado é que mesmo que o franqueado ofereça um treinamento a seus franqueados, é importante que o franqueado faça alguns cursos de marketing digital para conhecer o negócio a fundo.

Mesmo que o franqueador seja o encarregado de desenvolver todo o trabalho técnico, é inconcebível que o franqueador seja totalmente leigo no que diz respeito às diversas áreas do marketing online, sua dinâmicas, ferramentas e possibilidades.

Uma das características das franquias de marketing digital e Internet é a oferta de um suporte técnico a seus clientes, e sem um mínimo de conhecimento técnico, isso se torna impossível.

Perfil de investimento em franquias de marketing digital e Internet

Observadas as diferenças e propostas das diversas opções de franquias do setor de marketing digital e Internet, podemos estabelecer o seguinte perfil para o investimento em empresas neste setor:

  • Capital inicial necessário – De R$ 5 mil a R$ 200 mil
  • Necessidade de capital de giro – De R$ 1,5 mil a R$ 46 mil
  • Taxa de franquia – De R$ 690 a R$ 140 mil
  • Prazo de retorno do investimento – De 6 a 24 meses

Com milhares de empresas necessitando urgentemente da criação de um site e divulgação e seus produtos, serviços e promoções, as franquias de marketing digital e Internet, despontam como uma ótima opção para que deseja montar um negócio em um segmento de baixo investimento inicial e potencial de crescimento elevadíssimo.

Mantenha-se em dia com as notícias do setor de franquias de marketing digital e Internet, assim como outros setores, assinando o Boletim Informativo do Empreendedores Web.

No votes yet.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA