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Salgado Mania – Franquia Móvel de Fast Food

Salgado Mania – Franquia Móvel de Fast Food

A moda do food trucks chegou para ficar e a Salgado Mania, quer fazer parte dela. Mais ainda, quer ser a lider na área de franquias desse segmento.

Um sonho para muitos empreendedores é ter um negócio em que não se paga aluguel, funcione 24 horas por dia e que além disso pode mudar de ponto, para regiões com mais clientes.

Esse sonho está se concretizando pelas mão do empreendedor paulista Gustavo Ely Chehara, que imaginou e resolveu transformar carros em verdadeiras lanchonetes.

Em maio do ano passado, ele criou a Salgado Mania, a primeira franquia móvel de fast food do Brasil.

Chehara é o fundador de outra rede, a Docella, doceria com 40 unidades espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Segundo Gustavo, com o aumento no aluguel de shoppings, que em alguns casos chegam a cobrar até R$ 12 mil por mês, ele começou a pensar em um modelo de negócio que tivesse custos operacionais menores. Foi daí que surgiu a ideia da Salgado Mania.

Evolução de uma ideia

Apesar de a empresa ter sido criada originalmente já com o objetivo de ser móvel, a primeira unidade da Salgado Mania foi um quiosque, em um shopping de São Paulo.

Salgado Mania - Franquia Móvel de Fast Food
Salgado Mania – Franquia Móvel de Fast Food

Em outubro, outra unidade própria, mas dessa vez motorizada. O conceito começou a despertar o interesse de pessoas na empresa. “Sabemos como fazer uma franquia, vimos o interesse das pessoas e decidimos expandir o negócio”, diz Chehara.

Atualmente, a empresa tem as unidades próprias e mais duas franquias, em Guarulhos e na capital paulista.

As unidades da Salgado Mania oferecem 32 tipos de salgado, além de sanduíches, batata frita, doces da Docella e bebidas. De acordo com o fundador da empresa, as unidades contam com equipamentos de primeira linha – todos são elétricos e não movidos a gás, o que diminui o risco de incêndios.

O outro ponto positivo para os franqueados é a chance de ir aonde estão os clientes. “A unidade pode estar de manhã na porta de um colégio, em um centro comercial à tarde e ir para uma balada à noite. O limite da operação é a vontade do franqueado de ganhar dinheiro”, afirma ele.

Além do veículo e do quiosque, a Salgado Mania oferece outro formato de unidade: chamado de box, ele não funciona sobre rodas, mas tem uma configuração que permite o fácil transporte entre um lugar e outro. “A loja box pode ser levada para cima de um caminhão em quatro minutos. Assim, a mobilidade do franqueado não fica prejudicada”, diz Chehara.

Cuidado com as questões legais

Vale ressaltar que a Salgado Mania não garante que o franqueado poderá parar sua unidade em qualquer lugar. Cada município tem leis sobre a venda de alimentos em espaços públicos. A empresa garante, por outro lado, que os franqueados estão livres para trabalhar em qualquer propriedade privada, como estacionamentos e postos de gasolina, por exemplo.

“Como o espaço é privado, o franqueado terá que negociar com os proprietários. Levando em conta o alto preço do aluguel de um shopping, o valor gasto pelo dono da franquia será bem menor”, diz Chehara.

Em São Paulo, está em tramitação a chamada Lei Comida de Rua, que promete menos rigor a quem vende alimentos nas ruas. A lei só precisa ser sancionada pelo prefeito. Quando passar a vigorar, os parceiros da Salgado Mania terão ainda mais opções para trabalhar. Só será necessário ter um alvará para circular e faturar pela cidade.

Quanto custa a franqui Salgado Mania

O custo de implantação de uma unidade da Salgado Mania é de, no mínimo, R$ 69 mil, no formato de box. Para a modalidade motorizada, o valor salta para R$ 89 mil e o quiosque custa R$ 149 mil. Esse valor também contempla a emissão do alvará de funcionamento da unidade. A taxa de franquia, não inclusa na implantação, é de R$ 30 mil nos três casos.

Chehara afirma que o capital de giro necessário para a operação varia de acordo com o fluxo, mas é bem pequeno: segundo ele, o valor de R$ 10 mil, que abastece os estoques da unidade por até duas semanas, é suficiente. “Como a maior parte do que o franqueado receber vai ser em dinheiro, fica mais fácil administrar a loja”, diz ele.

Metas da Salgados Mania

Com relação aos planos de expansão da rede, Chehara planeja chegar a 20 unidades até o fim do primeiro semestre de 2014. Cerca de 15 delas devem ser móveis, nos formatos de van ou box. Nessa mesma época, o plano é ficar em um raio de até 250 quilômetros da capital paulista. No segundo semestre, é esperada uma expansão para os outros estados do Sudeste.

Para mais informações sobre a franquia Salgado Mania clique aqui.

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