Franquia home based é opção para lucrar sem sair de casa

Franquia home based é opção para lucrar sem sair de casa

O sistema de franquia home based está crescendo no segmento de franchising no Brasil. Este modelo já é bem conhecido nos Estados Unidos e, aos poucos, vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Um dos grandes atrativos das franquias home based é a possibilidade de montar o seu próprio negócio em casa.

Outro grande atrativo deste modelo de franquia é o baixo investimento inicial. Por não requerer uma instalação comercial, o custo inicial deste tipo de negócio é bastante reduzido. Atualmente existem muitas franquias domésticas, as áreas que mais atuam nesse formato são:

  • Agências de turismo online
  • Seguros
  • Reforço educacional
  • Serviços para crianças
  • Marketing digital
  • Manutenção de computadores
  • Desenvolvimento de sites

Essa modalidade de franquia, na maioria das vezes, dispensa a contratação de empregados logo no início, porém, essa vantagem, que reduz sensivelmente o capital necessário para iniciar o negócio, impõe rapidamente uma limitação de ganhos, pois a saturação de pessoal, espaço e tempo acontece muitas vezes de maneira prematura.

Vantagens da ausência de ponto comercial

Para a especialista em questões jurídicas para franquias da KBM Advogados, Marina Bechtejew, a vantagem de ter uma franquia sem ponto comercial é um dos benefícios que as franquias home based oferecem. Além do valor de investimento mais baixo, poucos custos fixos e flexibilidade de horários.

“Nesse modelo, o franqueado pode obter rapidamente o retorno do capital investido e tem a chance de ganhar mais do que antes, como empregado”, enfatiza Thais Kurita, também consultora da KBM Advogados.

O franqueador, por sua vez, busca candidatos com um perfil empreendedor, comprometido com a empresa e com as regras definidas no contrato de franquia.

Trabalhar em casa requer alguns cuidados

Outro ponto que merece destaque é quanto ao ambiente de trabalho. “Trabalhar em casa requer muita disciplina e automotivação. É importante que a casa esteja em ordem e que o escritório seja um lugar onde não há movimentação de outras pessoas durante o expediente”, aponta Kurita. “E requer que o empreendedor se automotive todos os dias, pois, no começo, é uma rotina muito solitária, até começar a engrenar”.

E ainda afirma que fatores externos, como barulho de cachorros e crianças, podem atrapalhar o empenho das atividades. “Apesar de permitirem que o franqueado administre melhor seu tempo, as franquias home-based só dão certo se dirigidas com organização e profissionalismo”, declara.

É preciso verificar a viabilidade do exercício de algum tipo de atividade no endereço a partir de casa. Alguns cuidados podem ser requeridos, podendo culminar na vedação da atividade no local.

No votes yet.
Please wait...

3 COMENTÁRIOS

  1. A pessoa que deseja ter seu próprio negocio á partir de casa deve ter muita disciplina, capacidade de superar desafios e acima de tudo o de crescer profissionalmente. Para ter uma franquia home based, é preciso muito mais que vontade, é preciso trabalhar sério e com disposição.

  2. As franquias home based realmente são uma ótima opção para quem não quer ou não pode ter um trabalho “formal” fora de casa. Algumas delas são bem lucrativas.

  3. Estou interessado em abrir filiais de vendas de meus cursos on line e dar comissoes aos vendedores. Ja existe alguma empresa em casa para atender esta minha demanda?

DEIXE UMA RESPOSTA