Delivery pela Internet é opção para novos empreendedores do mundo digital
Delivery pela Internet é opção para novos empreendedores do mundo digital

Delivery pela internet é opção para pequenos empresários

Uma tendência que veio para ficar é a delivery pela Internet e essa nova onda de negócios online abre as portas para novos empreendedores do mundo digital.

Boa parte dos desejos dos brasileiros está ao alcance de um clique. A facilidade de comprar pela Internet sem sair de casa e sem pegar filas ou trânsito tem seduzido milhares de brasileiro que aderiram ao e-commerce e sua praticidade.

A opção pela criação de uma delivery pela Internet faz sentido, já que de acordo com pesquisa da ComScore, 94% dos internautas brasileiros têm o hábito de fazer compras pela Internet.

Desse total, 37% dos usuários com acesso à Internet, se concentram no eixo Rio-São Paulo. Então  por que não ampliar ainda mais esse mercado e incluir na lista de e-commerce pedidos de restaurantes e fastfood?

Essa moda de delivery pela Internet já tem em vários países e agora está chegando por aqui.

Cresce o número de empresas de delyvery pela Internet no Brasil

Delivery pela internet é opção para pequenos empresários
Delivery pela Internet é opção para empreendedores

O Brasil é o sétimo país mais atrativo para investimentos e expansão de negócios de tecnologia. E foi por estar atento aos números que chegou às terras brasileiras o RestauranteWeb.

A iniciativa teve início em 2003 e possui na lista 2.000 restaurantes parceiros de 21 estados, números que consolidam o site como líder do segmento no Brasil.

A empresa faz parte do grupo dinamarquês Just-Eat, considerado o líder mundial no mercado de pedidos de refeições pela internet. “A ideia de criar o RestauranteWeb surgiu em 2001, durante um curso de pós-graduação focado em negócios na internet. Esse foi o projeto desenvolvido para o trabalho de conclusão de curso”, conta Juliana Barbiero, diretora de marketing do site.

O começo para qualquer negócio é sempre difícil e para a equipe do Restaurante Web não foi diferente. O desafio era buscar seus clientes. “Quando um serviço é novo, revolucionário e quebra barreiras é necessário apresentá-lo, já que as pessoas desconhecem a solução. Assim, fomos buscar os famosos restaurantes de bairro e redes”, conta Juliana. Hoje o RestauranteWeb possui uma equipe de vendas que atende aos restaurantes interessados em utilizar o serviço.

O site conta também com um time de marketing que faz pesquisas constantes sobre os hábitos de delivery para buscar estabelecimentos que ampliem a sua base e oferta.

“O mercado de foodservice movimenta no País quase R$ 200 bilhões. E com o estilo de vida das grandes cidades e, segundo pesquisa realizada pelo GS&MD, 59% dos brasileiros pedem comida em casa.

Seguindo esse caminho, o número de pedidos do RestauranteWeb aumentou 135% no último ano”, comemora Juliana.

O modelo de negócio de delivery pela Internet

O modelo de negócios do RestauranteWeb funciona por meio de uma comissão sobre cada pedido realizado pelo site. O consumidor não paga nenhuma taxa extra e o restaurante só paga se tiver receita.

A diretora de marketing afirma que o site possibilita uma redução de custo operacional – telefone livre e funcionário livre (pelo telefone, o tempo para decisão do usuário é sempre maior).

“Há também menor chance de falhas nos pedidos, que são feitos com maior entendimento e clareza pelo usuário”, lembra. “Além disso, o RestauranteWeb representa um novo canal de receita ao estabelecimento, que normalmente possui outras duas fontes – o salão e o delivery pelo telefone.”

Se você ficou interessado em investir no mercado de delivery pela Internet atento: Juliana alerta que, dentro do mercado de e-commerce, o segmento de delivery online agrega dois desafios para os serviços realizados pela internet, quebrando barreiras até então não enfrentadas.

Um é o imediatismo da entrega, uma vez que lidam com comida delivery, quando normalmente o e-commerce leva de um a dois dias para realizar as entregas.

“Outro é o serviço geolocalizado, já que os restaurantes têm um raio de entrega limitado e a oferta de restaurantes tem que estar diretamente relacionada a procura dos usuários”, finaliza. O modelo de delivery pela Internet tem suas peculiaridades que precisam ser observadas.

Fica lançada então mais uma ideia de negócio para você que nos acompanha no Empreendedores Web, uma delivery pela Internet pode ser seu próximo negócio.

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

2 COMENTÁRIOS

  1. Bacana. Realmente a revolução digital trouxe grande benefícios para os pequenos empresários que não podiam pagar por publicidade tradicional cara.

    Alfredo Teles

  2. Gostei da ideia, quero montar um e-commerce, e o serviço de delivery será implementado para oferecer melhor comodidade aos clientes, só me falta escolher o mais importante, escolher quais produtos rei comercializar. Ainda estou pesquisando.

DEIXE UMA RESPOSTA