Existem alguns cuidados na escolha de uma franquia que você deve observar atentamente para que mais tarde não se decepcione com os resultados e nem tenha problemas com o franqueador. Confira quais são esses cuidados neste artigo.
Existem alguns cuidados na escolha de uma franquia que você deve observar atentamente para que mais tarde não se decepcione com os resultados e nem tenha problemas com o franqueador. Confira quais são esses cuidados neste artigo.

Cuidados na escolha de uma franquia que você precisa observar

Existem alguns cuidados na escolha de uma franquia que todo todo empreendedor do segmento do franchising deve observar, para mais tarde não se arrepender.

Muitos empreendedores brasileiros veem na aquisição de uma franquia uma forma de alavancar a carreira. O problema é que assumir as responsabilidades de um novo negócio pode ser assustador para o empreendedor iniciante.

A franquia é uma oportunidade bastante proveitosa para aqueles que podem fazer um pequeno investimento em um setor em expansão, que tenha a ver com o seu projeto de vida, e que não estão dispostos em iniciar um negócio do zero.

Contudo, é preciso tomar alguns cuidados na escolha de uma franquia, um trabalho que requer cuidados, muita atenção e muito esforço por parte do novo empreendedor.

Sucesso em longo prazo e ótima rentabilidade é possível através da franquia certa, mas a atitude de enfrentamento e pesquisa nesta hora é fundamental para não cair em algumas armadilhas na aquisição de uma franquia.

Os 10 cuidados na hora de escolher uma franquia

Nosso equipe selecionou dez pontos que devem ser observados na hora de escolher uma franquia, de forma a ajudar você a vencer esse desafio e montar um negócio sólido.

Tenha afinidade com o negócio

Um dos cuidados na escolha de uma franquia é não se deixar levar pelo entusiasmo. Não basta ser uma franquia da moda, com grandes perspectivas de lucros. Não há nada pior do que montar um negócio que não tenha qualquer proximidade com você – seu estilo de vida, aquilo que você quer desenvolver.

Pense em longo prazo e visualize-se neste empreendimento. Converse com outros franqueados e relacione os negócios que mais lhe interessam pessoalmente antes de tomar a atitude de adquirir o negócio.

Qual o apoio que o franqueador oferece

Confira quais os apoios e motivações que estão garantidos em contrato pela empresa franqueadora. O apoio inicial é fundamental para o desenvolvimento da franquia. Muitas vezes este auxílio fica apenas na promessa e nem sempre é cumprido. De uma passada no Reclame Aqui e verá uma série de exemplos.

Considere o processo como um todo: da venda da franquia à abertura do negócio, além da manutenção e vantagens posteriores. Confira a programação de implantação da franquia previamente.

Qualidade dos produtos

Só sobrevive no mercado a empresa que possui o melhor custo-benefício. Assim, o empreendedor precisa ficar atento à qualidade apresentada inicialmente pela empresa que dispõe da franquia.

Confira se a qualidade é a mesma que foi garantida a você. Faça a sua própria pesquisa de mercado, se for preciso. Esse é um dos cuidados na escolha de uma franquia do qual você não pode abrir mão.

Treinamento

Veja alguns cuidados que você deve tomar na hora da escolha de uma franquia
Cuidados na hora de escolher uma franquia

O seu produto requer treinamento ou instruções específicas para o funcionamento? Quais informações você precisa saber para ter êxito em seu novo negócio? Há garantia e assistência técnica? Estas dúvidas podem ser solucionadas antes de efetuar o novo negócio.

Não há nada pior do que montar uma empresa franqueada e não ter conhecimento absoluto sobre ela. Prefira as franquias que possuem treinamentos. Lembre-se que a aquisição de uma franquia envolve a transferência de tecnologia.

Entidade representativa

Prefira as franquias que estão estabelecidas em entidades e associações do segmento. Isso porque, para integrar-se a estes órgãos, ela passou por uma seleção e precisou comprovar por meio de documentação que pratica franchising.

Uma das mais conhecidas no Brasil é a Associação Brasileira de Franchisisng – ABF. Verifique a data de inscrição e se a empresa já recebeu alguma menção, o que seria uma ótima indicação.

Contrato de franquia

Franquia é um negócio sério, por isso, jamais firme acordos verbais. Por mais incrível que isso possa parecer, esta é uma prática regular no Brasil, e motivo para várias reclamações de franqueados.

Para evitar prejuízos, confira todos os termos com o seu advogado e questione o que não estiver de acordo, antes mesmo de fechar o negócio – mesmo que isso leve um pouco mais de tempo.

Situação da empresa

Entre os cuidados na escolha de uma franquia, um que merece uma atenção especial é o que diz respeito à situação da empresa. Faça uma verificação dos dados cadastrais de seus franqueadores e confira se os números apresentados pela empresa, sobre crescimento e ganhos, por exemplo, procedem. Pesquise o máximo possível antes de assinar o contrato.

Questione a empresa se houver registros processuais ou outros problemas. Já o COF – Circular de Oferta de Franquia, é entregue pelo franqueador para que o interessado analise em até 20 dias a proposta de negócio. Este é outro documento que deve ser analisado com o seu advogado.

Converse com franqueados

Outro dos cuidados na escolha de uma franquia é conversar com outros franqueados e ex franqueados sobre o negócio que pretende adquirir. Essa uma prática bem comum e você terá uma experiência bem gratificante.

Há informações que as empresas podem não passar para você, principalmente se não forem a “descrição do paraíso” que elas costumam fazer do seu próprio negócio.

Estratégias de marketing

Uma franquia é parte de uma marca. Confira se a franqueadora possui uma estratégia consistente que também ajude o seu negócio ser bem sucedido e bem posicionado no mercado.

Verifique quais os tipos de ações utilizadas e como isso beneficia você localmente. Muitas marcas acreditam que apenas trabalhando o branding estarão diretamente beneficiando os franqueados, o que não corresponde à realidade.

Você fará parte do sistema

O seu sucesso também depende do tipo de estratégias de negócio que a franquia propõe. Mas a sua colaboração é importante. Nem sempre é fácil ser franqueado e muitas regras devem ser seguidas conforme o contrato.

Muitas franquias dão pouca liberdade aos franqueados, e esse é um dos cuidados na escolha de uma franquia que você deve levar em consideração. Mas de nada adianta responsabilizar a franqueadora por todos os obstáculos e desafios que surgem.

Ser um empreendedor, em todos os sentidos, seja franqueado ou não, exige atitude e responsabilidade pelo negócio, de se assumir no mercado.

Com este pequeno roteiro roteiro sobre cuidados na escolha de uma franquia, esperamos tê-los ajudado a vencer este importante desafio na hora de escolher o negócio a ser montado. Mantenha-se informado sobre este e outros assuntos relacionados ao franchising, assinando nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA