A crise econômica de 2016 é inevitável e deve acertar em cheio a economia brasileira produzindo estragos ainda maiores, mas mesmo assim os empreendedores podem se preparar para superar estas dificuldades.
A crise econômica de 2016 é inevitável e deve acertar em cheio a economia brasileira produzindo estragos ainda maiores, mas mesmo assim os empreendedores podem se preparar para superar estas dificuldades.

A crise econômica de 2016

Atualmente falamos na crise econômica de 2016, não como uma possibilidade, como era comentado no início do ano, mas sim como uma continuação piorada da crise que se abateu sobre o país este ano.

Não se trata mais de indagar se a crise econômica irá acontecer ou não em 2016, pois essa questão já foi esclarecida, trata-se agora de saber o quanto pior será, já que depois de um ano onde nenhum dos fatores estruturais da economia brasileira a piora do cenário econômico é dada como favas contadas.

A questão agora é saber qual será o tamanho da crise econômica de 2016 e de que forma ela irá impactar os diversos setores da economia e também as finanças das pessoas.

Os motivos para a crise econômica de 2016

Tirando o governo atual, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de economia e finanças, vê tranquilamente os sinais de deterioração do quadro econômico por todos os lados. Não precisa nem ler revistas e relatórios de consultorias especializadas, basta fazer suas compras mensais em qualquer supermercado, concorda?

O artigo O Fim do Brasil – O segundo mandato, publicado pela consultoria Empiricus, provocou um grande alvoroço no mercado, mas na verdade ele simplesmente listou as análises e conclusões que já vinham sendo comentadas em diversos ambientes empresariais.

A crise econômica de 2016 tem como raiz a credibilidade

O motivo para a atual crise no Brasil, atualmente foge da questão econômica e passa pela questão de credibilidade. O Gobierno brasileiro parece sofrer de uma patologia qualquer que não o deixa falar a verdade.

O principal fator que alimenta a crise econômica de 2016 é a completa falta de credibilidade do governo e sua equipe econômica. Por que as medidas de ajuste fiscal não passaram? Simples, ninguém vai colocar dinheiro na mão de um governo que não sabe como aplicá-lo em prol do desenvolvimento da nação.

A presidente Dilma é vista pela parte pensante da sociedade como uma pessoa perdulária a qual não se pode deixar qualquer dinheiro na mão, porque ela o gastará mal. Isso, quando estes recursos não são desviados para sustentar o “projeto criminoso de poder” do Lulopetismo, como muito bem dito pelo ministro do STF, Gilmar Mendes.

A inflação continuará em alta em 2016

A inflação continuará de vento em popa em 2016. É certo que o ritmo será bem menor do que foi em 2015, alavancada pelo aumento de preços controlados, como o da energia e gasolina. Esses dois itens, usados como peças do estelionato eleitoral na campanha presidencial, agora estão relativamente alinhados e por isso mesmo, não teremos grandes sustos nesse front.

É claro que a inflação não ficará nos níveis projetados pelo governo, números que ninguém mais acredita, mas certamente não deverá atingir o nível estratosférico deste ano. Mesmo assim existem outros fatores a serem ponderados.

A alta do dólar, prevista para 2016 exercerá uma forte pressão inflacionária, principalmente sobre os preços dos alimentos, alguns deles tão básicos como farinha de trigo e outros que impactam de forma mais arrasadora sobre as famílias de baixa renda.

Dólar deverá continuar em alta

A crise econômica de 2016 é inevitável. Veja quais são os motivos que levarão o Brasil a uma nova crise econômica em 2016.
Os motivos da crise econômica de 2016

O dólar continuará sua trajetória de alta, chegando facilmente a R$ 4,50 até o final do ano, isso se não houver uma deterioração ainda maior do quadro político institucional que injete uma dose a mais de incertezas, situação onde em termos de cotação, o céu será o limite.

A crise econômica de 2016 tem como característica principal a perda de credibilidade, não só no governo, como também de sua política econômica. O reflexo disso será a perda do grau de investimento do Brasil, o que fará com que a moeda americana suba ainda mais.

Outro fator que deverá influenciar a alta do dólar será a decisão do Banco Central Americano de elevação das taxas de juros nos Estados Unidos. Isso fará com que investidores ao redor do mundo corram para a segurança dos títulos públicos americanos e injetará mais um pouco de pressão nas cotações aqui no Brasil.

Essa alta do dólar será benéfica para quem exporta, pois conseguirá mais Reais por Dólar exportado, mas em termos de inflação será mais um desastre que acertará em cheio as já combalidas finanças dos brasileiros, dando origem a distúrbios de rua e convulsão social.

A possibilidade da convulsão social

Outro ingrediente da crise econômica de 2016 será a possibilidade de convulsão social. O Seguro Desemprego criou uma espécie de colchão para as pessoas que estão sendo demitidas e por isso, os reflexos nefastos do desemprego ainda não foram sentidos em sua plenitude.

Passado o Carnaval, e com o fim deste colchão fará com que as pessoas caiam em si e aí sim o desespero se fará presente. Sem a possibilidade de conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho em função da total inexistência de vagas, o desespero se abaterá sobre as famílias.

O resultado disso serão manifestações cada vez mais numerosas e violentas como as que houveram no Rio de Janeiro e outras capitais durante a crise na década de 80. Os atos de vandalismo, embora reprováveis, serão inevitáveis diante do desespero das pessoas desempregadas e sem dinheiro para comprar até alimentos.

Restrição de crédito

As empresas sofrerão bastante com os efeitos da crise econômica de 2016, principalmente aquelas que dependem de crédito abundante para manutenção dos seus negócios.

Por uma questão de coerência econômica, diretriz que rege as decisões do mercado financeiro, ao contrário do que acontece na equipe econômica atual, os bancos deverão reduzir suas linhas de crédito, tanto a pessoas físicas quanto jurídicas.

Com a instabilidade na economia e no cenário político, o risco de inadimplência cresce e isso faz com que imediatamente os bancos aumentem a rigidez das suas condições para concessão de crédito.

O resultado será um cenário ainda mais difícil para se obter financiamento nas instituições privadas, já que para elas, é mais seguro aplicar o caixa em títulos federais, que pagam uma das taxas de juros mais altas do planeta, e pelo menos teoricamente, é um investimento mais seguro.

Como os bancos públicos estarão na mesma situação, e até mesmo, por imposições regulatórias, também não terão como evitar a redução de crédito. Neste cenário, a obtenção de empréstimos se transformará em um desafio a mais para as empresas neste momento de crise.

Como o empreendedor deve se preparar

Para os empreendedores, a melhor recomendação é que se preparem para tempos ainda mais difíceis. Não estou falando de desespero e desânimo, pois ao contrário do que muita gente imagina, momentos de crise podem ser épocas de grandes oportunidades de negócios.

O Barão de Rothschild dizia que o melhor momento para ganhar dinheiro é quando o sangue corre nas ruas. As crises sempre foram um campo fértil para boas oportunidades de negócios.

Talvez seja o momento de retardar alguns investimentos, adiar decisões estratégicas que envolvam expansão de negócios onerosas e esperar para que se tenha uma visão melhor do que está para vir por aí.

É certo que o Brasil não vai parar, mas certamente observaremos uma redução do nível de atividade econômica maior ainda do que a que já estamos sentindo nos últimos meses.

Como vimos, não há como evitar a crise econômica de 2016, mas prudência e “muita calma nessa hora” certamente irão ajudar você a sair vivo de toda essa turbulência que certamente virá por aí, principalmente no primeiro semestre.

Mantenha-se atualizado sobre outros aspectos da crise econômica de 2016 e atualizações sobre o assunto, assinando nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

63 COMENTÁRIOS

  1. Certamente conteúdo de tamanha qualidade sobre a crise econômica de 2016 merece meu comentário de agradecimento. Parabéns e obrigado. Abraços, Luiz Carlos Casante

  2. Obrigado pelo conteúdo publicado sobre a crise econômica de 2016, meus sinceros agradecimentos. Atenciosamente Luiz Carlos Casante

  3. Olá mim chamo Giljonnys Dias da Silva, e sou autor. Moro em Lago da Pedra estado do Maranhão. A crise está muito intensa e pensamos se o Brasil vai sair dela. Estamos em época de Olimpiadas e todos anseiam que a economia brasileira dê um salto grande para frente, melhorando a condição de vida de todo mundo. Este é minha situação também, e também a sua.

  4. Moro no interior do estado do Espírito Santo, uma cidade movimentada pela cultura do café conillon, devido ao período de estiagem que estamos passando – 8 meses – perdemos praticamente tudo, trabalho com prestação de serviços para Caixa Econômica, como se já não bastasse a crise hídrica veio a crise política. Esclarecendo em palavras: só não estamos em situação pior porque a fé nos permite a firmeza. Em meio isso tudo, eu pergunto: Qual a perspectiva?

  5. Sou estudante de comercio exterior e tenho uma cadeira sobre economia, no qual estamos tratando sobre a crise, acredito que todos estão vendo a crise nitidamente, ate uma pessoa analfabeta enxerga a crise, mas as pessoas preferem tapar os olhos, mas quando a conta de supermercado chegar, a conta de luz, gasolina e alguns outros itens, o brasileiro vão lá e reclama, mas não age para que nada mude, acredito que nosso país irá passar por isso por muito tempo, porque realmente tudo se trata de credibilidade a qual não temos mais e precisaremos de um novo governo muito forte para consegui-la novamente, caso contrario nosso país irá continuar a despencar.

  6. Não sou empresário, nem tenho muito conhecimento sobre Economia, mas se avaliarmos a situação econômica atual do país, podemos comparar com a situação política da França, antes da Revolução Francesa, e posso afirmar, com algumas ressalvas logicamente que, se o país continuar nesta situação, iremos pro mesmo quadro da situação da França pré Revolução Francesa: o povo indo pra miséria, o Estado enriquecendo cada dia mais e a economia declinando a ponto de encarecer até mesmo o pão nosso de cada dia, o que aconteceu com a crise na França.

  7. “FORA DIMA”. A situação está insustentável, precisamos de mudanças no governo com extrema Urgência, o povo está sofrendo, passando por dificuldades, tudo está desmoronando, precisamos de equilíbrio novamente, desemprego, falta de oportunidades, negócios parados, não tem a menor condição de sobreviver desta forma, a única saída é mudar este governo, não vejo outra saída.Este cenário horrível precisa mudar, isto não pode durar muito tempo, este país está afundando.

  8. Sou extrangeiro morando em Brasilia. Tambem tive minha propria micro-empresa. Depois de perder muito dinheiro tive que fechar. O ridículo é que demora muito mais fechar a firma (com contadora e tudo) que o tempo total que ela “funcionou”. A burocracia é nefasta.

  9. A crise está braba mesmo. A crise econômica de 2016 estava prevista. O grande problema é que ela está aí e ninguém faz nada.

  10. Eu sou engenheiro civil, trabalho há 24 anos com infraestrutura. Até no ano de 2.015 eu tinha uma pequena construtora que empregava em torno de 30 funcionários. Em 2.015 com a troca de governo do estado, o novo governador de Mato Grosso decretou uma moratória de 100 dias para poder avaliar o estado. Pois bem, independente da má gestão do governo anterior PMDB, tudo parou, o estado parou. Vivemos numa crise em 2.015 que quem tinha pra receber virou refém dos bancos. Eu fui obrigado a demitir todo meu quadro de funcionários e fechar as portas.
    Não consigo encerrar a empresa com os debitos trabalhistas remanescentes e os impostos federais que devo.
    Voltei a procurar emprego de Engenheiro Civil e estou buscando desde dezembro de 2015.
    Infelizmente não vejo futuro nesse momento.
    A crise não vai passar sem uma profunda mudança na esfera politica.
    O descaso e a corrupção matam e continuam a matar no Brasil.
    Espero agora que esse processo de impeachment não ultrapasse 2016. Pois isso acabaria definitivamente com as pequenas empresas e os prestadores de serviço.
    Sem crescimento econômico a primeira onda que chega é a industria da construção.

  11. E pessoal nós tempos que se juntar e principalmente os que tem empresa, para de pagar impostos e engordar os bolsos destes corrupto se eles travar a empresa fazer manualmente as notas fiscais e sonegar os impostos cobrado é isso no momento que esta precisando fazer temos que derrubar este governo ou esse governo vai nos derrubar como esta acontecendo é preciso fazer alguma coisa, para de pagar todos impostos pra eles sentir na pele, só ostentar com o dinheiro do povo viajar pra todos lugares, comprar imoveis e investir fora do pais, deu acho que chega temos que tomar uma atitude urgente.

  12. BOA TARDE DEIXO MEU COMENTARIO VENDO QUER ESSA CRISE AUMENTARAR MUITO MAIS ENTRE OS MESES DE JUNHO A NOVEMBRO DE 2016 PRINCIPALMENTE NOS MUNICIPIO PEQUENO NO INTERIOR DOS ESTADOS POIS JA E DE PRACHE O FUNDO DE PARTICIPAÇAO DOS MUNICIPIO CAIR O CREDITO ISSO VAI LEVAR MUNICIOS A ESCOLHER OU PAGA A FOLHA DE FUNCIOANARIOS OU FORNECEDOR

  13. Lamentável, tá difícil para todos! e o pior que governo não faz NADA, para impulsionar a economia do Brasil…não corta os gastos, só gasta mais do que arrecada.
    Gente o Brasil é nosso e esse governo é minoria, se todos fossem as ruas reivindicar os seus direitos. Se o empresário deixar de pagar os impostos, o governo não iria ter dinheiro para seus gastos, mas isso teria queser todos de acordo, alguma solução teria que sair.

  14. ESSA CRISE É LAMENTAVEL E INSIGNIFICAMENTE INACEITAVEL SE NÃO NOS MEXERMOS NÃO IREMOS PARA FRENTE ISSO É COMO UM JOGO SOBREVIVIRÁS AQUELE QUE LUA PARA QUE TUDO ACABE BEM.

  15. Gente, claro que existe crise mas quando eu tinha 13 anos em 1994 vi minha mãe que era diretora de multinacional ficar desempregada e procurar emprego por quase 3 anos. Tinhamos 4 carros na garagem e nesses 3 anos minha mãe precisou ir vendendo tudo para pagar as contas e abrir um café em 1997 onde esse café faliu em 11 meses e fomos vender hot-dogs na rua, tinha tanta crise naquela época?
    Assim como a Daniela, eu passo pelo desemprego fazem anos e anos, trabalho de carteira assinada desde meus 17 anos e posso afirmar que não foi a crise atual que mudou minha vida devido que passo por isso desde que me entendo por gente. A realidade é que nunca o Brasileiro teve estabilidade, agora não adianta colocar culpa na crise. A realidade é que nosso.governo sempre foi um lixo, isso inclui todos os nomes. O povo da classe B e C nunca saíram dessa classe, apenas se enganaram com maiores créditos acreditando que melhoraram de vida! Hellooooo

  16. Lamentável para todos nós, eu por exemplo, uma jovem em busca de um futuro promissor, com curso, cursando faculdade e não consigo emprego. Faz 1 ano que estou desempregada, já não sei mais o que fazer, que atitudes tomar. O governo a cada dia pior e nos desmotivando, nos provando que ter diploma e conhecimento não está valendo mais nada.

    TRISTEZA ESSE BRASIL.

  17. O Brasil e o país, com número exuberante de matéria prima, cada estado tem que fazer o seu papel, de se industrializarem, é não ficar imitando o próximo que esta cambaleando, por falta de um limiar mental favorável, que favoreça a todos. principalmente a nação.

  18. Certamente essa é a crise mais avassaladora da historia desse pais eu só não entendo porque o Governo simplesmente não lança mãos das nossa reservas minerais sobre tudo as de ouro tão abundantes nas reservas de Tumucumaque Amapá , e serra do cachimbo Pa ambas vigiadas pelas forças armadas onde simplesmente não são necessárias , , ,

  19. Tenho uma empresa que atua no ramo da construção civil, e realmente nunca passamos por um situação tão complicada..E o pior é que eu vejo vários projetos do governo para combater a crise, equilibrar os gastos, plano de austeridade, diminuir meta do superavit, combater a corrupção e a inflação, e outras coisas, e não vejo nenhum projeto que atinja diretamente a principal veia que faz a economia girar..que é a EMPRESA. Pelo contrário, está cada vez mais complicado manter as portas abertas, redução do quadro está sendo inevitável, dificuldade imensa de se conseguir créditos (por mais que você tenha um bom histórico e um bom plano de negocio), os bancos só que querem se aproveitar da situação cobrando mais 250% ano do cheque especial, e 350% do limite do cartão de crédito, e nesse momento de crise é impossível o micro-empresario não utilizar esses créditos. Não há uma linha crédito justo e digna para as pequenas empresas.. E infelizmente são essas pequenas empresas, que no atual momento estão demitindo e deixando de arrecadar impostos, que vão aos trancos e barrancos sustentar a economia no País…e o pior, sem nenhuma ajuda do Governo, Bancos etc. Pois a minha sensação como micro-empresario é essa..de estar SOZINHO.. mesmo sabendo que de alguma forma minha empresa é importante para a Nação, pois gera riqueza por meio de impostos e empregos, a impressão é que na hora que você mais precisa do “País” a recíproca não é verdadeira..

  20. Se a solução para a crise é colocar um governo competente e honesto… bem, então é melhor fechar o Brasil de uma vez. Porque isso nunca existiu no Brasil, desde o tempo do Cabral.

    Dilma é muito ruim politicamente, não sabe se comunicar, tem carisma abaixo de zero, e isso influi negativamente na credibilidade. Mas sejamos honestos, o Brasil cresceu no governo Sarney (hiper corrupto e 80% de inflação ao mês), e cresceu nos anos FHC (corrupto, risco país de 2000 pontos e passou o chapéu 3 vezes ao FMI). Lula foi melhor não por combater a corrupção, mas pelo carisma e a credibilidade – basta ver os prêmios e títulos recebidos no exterior.

    Política é 90% a arte de se comunicar, coisa em que a Dilma é nota zero. Mesma nota do Alckmin, mas aí a mídia paulista segura as pontas a troco de um generoso jabá.

  21. O povo tem o governo que merece, enquanto nós formos carneirinhos, los macaquitos, e enquanto que pra futebol, reive, religião etc… vamos aos milhões pras ruas, e , pras manifestações em favor da saúde, segurança, educação ! vamos aos gatos pingados!! paremos de reclamar , chorar, e tomemos atitudes, temos que reagir sem violência!!!! vamos pras ruas em massa !!!! que os que sabem o que tem que ser feito liderem!! (intelectuais, artistas, universitários, escritores, professores, etc…) liderem esse bando de brasileiros que ficam esperando as coisas cairem do céu, !!!

  22. Acho que precisamos de um presidente que reequilibre as contas públicas, porque o Brasil está muito endividado, com uma dívida externa muito superior às suas reservas (em $) e parece que a inflação do Brasil está diretamente relacionada com o déficit público. Acho que o grande problema do Brasil é uma crise de liderança. Acho que precisamos de um presidente que promova a reforma política e a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. Por outro lado, é inadimissível a reeleição de políticos condenados por corrupção. Mas como melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro? Minhas sugestões são:
    1. uma emenda constitucional que reduza o tamanho do Estado (União, Estados e Municípios), que tem um custo muito alto para o povo brasileiro, através do pagamento de impostos altíssimos. O Brasil é um país muito caro de se viver com tendência a ficar mais caro ainda.
    2. uma emenda constitucional que altere a remuneração dos nossos representantes políticos (União, Estados e Municípios) optando por uma política salarial compatível com a média praticada pelos representantes políticos correspondentes de países subdesenvolvidos da América Latina.
    3. uma emenda constitucional que altere a exigência mínima de formação dos nossos representantes políticos, que atualmente é saber ler e escrever, passando para superior completo, em função do grau de responsabilidade que é exercer uma função pública.

  23. Temos que nos manisfestar e derrubar este governo da Dilma ! Estes políticos estão ficando cada vez mais ricos ao custo da destruição de nosso Brasil !

  24. É simples Glaucio

    A crise não se abate de forma uniforme em todos os setores e muitos dos exemplos que você citou são exatamente resultados de um desajuste de fatores econômicos. A crise, não só a econômica, como a ´política também, está aí na rua. Só não vê quem não quer. Até mesmo a dona Dilma reconheceu isso.

    Um grande abraço

    Equipe Empreendedores Web

  25. Perguntas: Se o Brasil está em crise, por que eu não consigo uma pousada vazia para passar o Carnaval? Em Visconde de Mauá!!! Por que a Volks aumentou em 5000 reais toda sua frota. Por que eu ligo para a Consul e eles dizem que n”ao tem nenhuma geladeira para entrega em menos de 30 dias? Por que a empresa que eu trabalho bateu recorde de lucro líquido em 120%? Por que não há mais passagens de avião disponíveis para a viagem que quero fazer no mês que vem? Por que o Kg do filé mignon está mais de 70 reais? Por que as lojas não estão em liquidação e demitindo e sim abrindo vaga para vendedor e contratando? Por que quando os países europeus estão em crise acontece deflação e quando estão com mercado aquecido acontece inflação e aqui acontece ao contrário?

    Alguém sabe explicar?

  26. O mundo está em crise. Veja o caso da Rússia! São grandes exportadores de petróleo, e quem ao redor do mundo querem comprar petróleo? A economia mundial está parada. A população brasileira tem grande parcela de culpa nesta crise. Continuam votando nos mesmos políticos e querendo mudança.

  27. Eu só vejo uma solução:

    TIRAR O GOVERNO DO PODER.

    O POVO TEM QUE IR PARA RUA.

    Milagre não existe, mas só assim vamos ter chance de começar a recuperação. Quanto a quem vai governar depois, acredito que não possa ser pior do que vem ocorrendo. Mesmo que a própria queda do governo em um primeiro momento traga resultados negativos na economia, posteriormente tem chances de melhora. Esperar por 2018 pode ser a diferença entre a recuperação e a falência econômica.

  28. Estamos no mato sem cachorro se correr o bicho pega se ficar o bicho come! Tenho uma pequena Transportadora que tinha 04 caminhões 02 caminhonete e 08 Ônibus trabalhando, prestava serviço p/ uma grande Mult Nacional. Hoje esta td parado estamos perdendo os bens estamos vendo td q conquistamos em 35 anos trabalhando eu meus filhos e minha Esposa indo td para o fundo do poço, sem poder fazer nada. E a quadrilha que roubou o Brasil a maioria estão soltos e muitos de que adquiriram ilicitamente não trarão de volta
    aos cofres púbicos por isso que só iremos ter melhora a longo prazo 05 e 10 anos fora disso ñ há esperança. Quem viver verás. Só nos resta pedir a Deus e confiar!!! Fiquem com Deus!

  29. Quem puder, saia do Brasil para trabalhar no exterior ! Essa situação critica da economia brasileira, ainda vai demorar alguns anos para se recuperar ! Não vejo saída a curto prazo ! É hora de economizar o máximo de recursos , ser paciente e criativo ! Boa sorte a nós todos e que Deus nos ajude !…

  30. Sou jovem empresário há 15 anos, tinha 20 funcionários, sempre tive talento e competência para driblar as mais diversas situações difíceis e supera-las mas confesso que fiz de tudo para tentar driblar a crise que vem como uma avalanche desde 2015, na minha área de equipamentos as vendas despencou, até a preço de custo não se vende, fiz promoções, busquei novas parcerias, busquei novos formadores de opinião no meu segmento e pouco efeito, a insegurança e diminuição dos serviços tem levado os meus clientes a não investir no momento em novos equipamentos mais modernos, preferem continuar com o que tem devido a crise econômica. Garanto que não é incompetência da minha parte, estou falindo, não consigo pagar as despesas, não tenho dormido, estou adoecendo aos poucos, sou formado em ADM, Pós Graduado em MBA Empresarial e me vejo no fundo do poço, amigos sumiram, oportunistas apareceram com processos trabalhistas improcedentes e vários outros problemas que tenho passado. Um povo que contenta com pão e circo, tudo é festa, carnaval, entre outros, a minha cabeça esta voltada a buscar soluções e não consigo acha-las, é algo muito maior que foge da minha alçada, um país que desaba diante os nossos olhos, a minha vontade é de ir embora do Brasil definitivamente por centenas de motivos.

  31. não entendo tudo isso que está acontecendo no Brasil, prenderam aqueles que roubavam o Brasil, mas eles levavam o Brasil mais ou menos p frente, não tinha tanto desespero como nos dias atuais, e agora nem eles e nem nós, quem vai tirar o Brasil dessa tragédia?

  32. Em todos os comentários que li vi que estamos todos insatisfeitos em qualquer que seja sua atividade assim como eu me coloco no mesmo lugar. Mas será que não estamos repetindo diversas vezes as mesmas mazelas como se fossemos politicos em um palante eleitoral, o que fazer quando a maioria da populacão é despreparada psicologicamente e politicamente?Somos todos culpados pelo fato de que nossas atitudes ou falta da mesma, ficamos só na conversa com amigos e talvez esperando uma atitude dos governos que não estão lá para governar para o povo e sim para interreses próprios, temos sim que transformar essas reclamacões em ATITUDES só assim poderemos começar a mudar o sistema politico.Temos que ter iniciativas concretas e sólidas,leis que nâo tenham brechas, pessoas preparadas para suas funções e não colocadas por interesses politicos.Estrutura,logistica,visão…e o mais importante mudar a cultura para daqui uns 20 anos talvez estarmos com uma formação e geração com princípios e visão de que somos um todo.

  33. O efeito ja chegou na agricultura .Aqui estamos passando muito mal plantando com custo alticimo e competido com preços baixos devido a prudutos clandestinos que muitos optam para facilitar o plantiu .Os que não optam por isso como é meu caso pagam preços absurdos nos defencivos ,adubos etc . E tem de encara o preçode venda baixo que aqueles que usam produtos clandestinos ou de roubo lucram .Não ta me sobrando nada de lucro msm tendo produção superior a muitos devido a cuidados estamos aos poucos caindo .Acho que no final vai restar apenas os agricultor que usam produtos roubados e clandestinos e os honestos vão perecer. É muito triste isso passar a vida juntando pedra para plantar e ostros se regalando em fortuna com beneficio de produtos proibidos

  34. Gostei muito desta postagem sobre a crise econômica de 2016 e como o assunto foi abordado.

  35. Lamentável saber que com ma crise econômica de 2016 entraremos em um colapso ainda maior na economia.

  36. o brasil tem os governantes que merece,nao precisa esforco nenhum para vc citar varios nomes de politicos que estao a decadas,no poder,muitos deles corruptos,obrasil precisa um choque de gestao,e pais justo é um pais com justiça,veja os juros dos bancos é de 300 porcento

  37. A melhor medida para sanar definitivamente o deficit fiscal e a crise econômica é a eliminação do instituto da estabilidade de todos os servidores públicos, inclusive do judiciário e legislativo. Sem isso o Brasil vai entrar em colapso e essa medida será tomada.

  38. Lamentável esse período do segundo mandato desse governo. Logo nos primeiros dias de seu governo, colocou a sociedade brasileira nesse mar de dificuldades econômicas pior que de 2008. Mentiras, falsidades, promessas de campanha, levou a iludir um povo acostumado com os gastos. Vamos todos pagar por isso. A esperança de melhoria ainda é 2018….longe !!!!

  39. Sinceramente nao consigo entender para o povo Brasileiro o Brasil sempre esteve em crise em 1980 brasil inflacao chegou a 100 % , as mudanças de moedas desastrosas nas decadas de 80/90 o custo de vida do Brasileiro na decada de 80/90 era um marasmo agora o governo atual vem falar em CRISE 2015/2016 para o povo Brasileiro sempre teve crise .

  40. Poucas vezes li um texto tão permeado por conceitos irracionais quanto esse escrito (?) por essa tal de Alberto Valle. Valendo-se do discurso solidamente neoliberal, esse sujeito defende a “mexicanização” do Brasil, ou seja, subserviência total aos interesses internacionais. O tal Valle põe-se em posição contrária à formação de um país menos injusto – o que, em nosso meio empresarial, pode ser lido como se colocar contra a consolidação do Brasil como um país com um mercado interno forte e com maior poder de compra.

    Além disso, defende, o que é incrível, personagens sabidamente nebulosos em nosso contexto político-institucional, como juiz Gilmar Mendes. Pelo amor de Deus, sujeito! Se quer defender o capitalismo, informe-se. Leia Keynes. Leia Marx. E não apenas a cartilha de golpes em governos latino-americanos da CIA.

  41. A crise è causada principalmente pelo ato impensado que tem o brasileiro na sua maioria em querer ser o que não é. Basta arrumar um emprego melhor que já quer se endividar: Trocar de carro, casa, viajar ao exterior, enfim, gastar o que não pode pagar e com isso, o sistema financeiro agradece, pois os banqueiros enchem seus bolsos mais e mais. Se todos pensassem em poupar, nos tempos de vacas gordas, deixando para melhorar seus padrões de vida gradualmente, todos teriam uma boa reserva monetária para não pagar juros bancários extorsivos e se manter em tempos difíceis e poderiam realizar seus sonhos na medida do possível. Quem tem essa filosofia de vida, investe em formação educacional e trabalha, fica rico !!!!

  42. Uma empresa tinha 18 funcionários no final de 2013, hoje, no final de 2015 tem apenas 2.
    OBRIGADO DILMA!

  43. Ola , sou micro Empresario , aqui no Brasil , trabalho no seguimento de vestuário , e posso afirmar , que a Crise não começou agora , ela deu inicio em 2014 , onde todos comentavam que era por causa da copa , depois , a eleição , que nada ja estávamos em crise , camuflada , a Sra Dilma deixou para apresentar depois das eleições , sei o quanto ,estou pagando por causa desta economia e governo .Estou pagando pra trabalhar , e olha que ja estou no mercado a mais de 18 anos , nunca passei por uma crise tamanha .

  44. Tenho uma empresa de engenharia e posso afirmar com toda certeza o Brasil esta muito ruim. As grandes empresa para quem trabalhamos estão paradas. O mercado construção civil esta péssimo. As empresa de fornecimento de concreto tiveram uma queda na suas vendas grande. O comercio esta parado. Alias tudo esta ruim. O Brasil só vai começar a dar os primeiros sinais de melhora quando este governo cair. Antes disso podem esquecer. Não se trata de fazer ajuste e planos econômicos. Os grandes investidores não quem saber de colocar dinheiro num pais onde o governo é corrupto, safado, pilantra. Não se faz uma nação crescer dando bolsa família, dando dinheiro como se fosse fácil arrecadar. Quando uma empresa fecha as portas, tem menos arrecadação. O pior que dona Dilma é jumento em forma de gente. Não consigo entender como um pais com Brasil elegeu uma porcaria desta. inacreditável. Posso ficar escrevendo um monte de bla bla, prefiro pensar que o ano de 2016 a cúpula do PT esteja longe do poder e Brasil a comesse a dar alguns sinal de melhora.

  45. Nenhuma solução terá efeito se não for recuperada a indústria,já que ,agricultura vai bem.
    Não somos os EUA que faz notas de 100 dólares e todo o mundo aceita como se fosse lastreada por ouro.
    Para recuperarmos a indústria temos que descobrirmos uma forma de incentivo e credito para que vendamos os produtos nelas produzidos.

    Não há credito, ninguém investe em um país onde só há corruptos nos poderes .Se os aumentos de impostos forem aprovados imediatamente virá novas despesas demagógicas, o salário família que a principio é um bom programa virou uma robalheira por pessoas que não necessitam desta ajuda .O Brasil já viu que políticas monetárias não resolvem nada com uma moeda sem lastro.o Brasil não emite dólares.

  46. No meu ponto de vista para o Pais como o Brasil que tem uma economia forte tem como driblar esta crise facilmente o fato e simples. O mercado brasileiro está em crise devido as altas taxas de inflação que que assusta o bolso dos brasileiros. Esse fato e consumado pode ter certeza, isso fazem com que as pessoas pare de consumir porquê o dinheiro se torna pouco e menos valorizado, e afeta varias empresas que gera empregos e imposto para o governo algumas até estão sendo fechadas. Se as empresas produzem tem também que vender para poderem fazer pagamento de funcionários e entre outras coisas. E se baixamos os impostos as empresas vai vender mas e contratar mas pessoas, porque o preço diminui e dará mas chances para os brasileiros gastarem.O capital irá circular segurando as pessoas em seus empregos e assim conseguir sair da crise. A Inflação tem que baixar para fortalecer o mercado brasileiro. Porquê as empresas tem que vender sua super lotação de mercadorias que estoques em estoques.

  47. Com toda certeza a crise vem de anos atras,porem como alguns ja mencionaram aqui,a culpa não é do governo em si,a culpa é da sociedade que por bolsa gas,familia, ou uma caixa d’água etc elegeu o governo que esta hoje,não apenas o de hoje de alguns anos .O brasileiro adora sair na vantagem mas claro em cima dos outros e na “economia” milhões de brasileiros estão passando por diversos problemas econômicos justamente por quem esta no governo querer melhorias para o “bolso” de si próprio e não para uma sociedade onde todos sentem orgulho dos governantes e “batam no peito” para dizer eu votei em fulano e tenho orgulho do que ele fez em nosso país.Se sairmos nas ruas hoje em busca de uma pesquisa para saber quem colocou os governantes onde eles estão agora em 100% no mínimo 10% admitem as escolhas erradas que vem feito durante a alguns anos.A maioria entraram na guerra a favor dos professores nesses tempos de hoje,mas esqueceram do resto da sociedade.De que adianta eleger um governante que paga bem o salário de um professor,mas que não irá melhorar a saúde do nosso povo,a educação das nossas crianças,a melhoria de muitos bairros que tem esgoto a “céu aberto”,o salário das pessoas menor do que deveria ser e os juros e impostos la em cima,as estruturas para suportar os problemas que vierem a ter o nosso país. .A maioria entraram na “guerra”a favor dos professores,mas esqueceram do resto da sociedade.De que adianta eleger um governante que paga bem o salário de um professor,mas que não irá melhorar a saúde do nosso povo,a educação das nossas crianças,a melhoria de muitos bairros que tem esgoto a “céu aberto”,as estruturas para suportar os problemas que vierem a ter o nosso país,a passagem do transporte público que so aumenta e muitas pessoas passam horas esperando nos pontos de onibus para voltar para casa.Chegam nas estações do famoso Move e não tem ônibus p bairro,passam horas o esperando.Mas não o povo pensa nas possibilidades boas e esquece das consequencias das escolhas feitas.E mais uma vez a culpa é do povo brasileiro.

  48. O poblema da crise no Brasil é a falta de regra para o sistema de gestão; si promete mil e umas mentiras para ganhar um posto na governança e tira beneficio em forma de propina por esta atitude nos paise de primeiro mundo não vejo este tipo de politica, tudo que si ve é uma politica administrativa de continuidade sem promessa cabulosa; pois tudo que si fas tem um custo este custo é repassado para o contribuinte, então é melhor trabalhar com cautela para não desiquilibrar a balança assim vejo uma politica seria com responsabilidade fiscal.

  49. Apenas para citar alguns indicadores que estão em franco e contínuo declínio: PIB (7,6% para -1,8), Saldo da balança comercial (20,1 para 6,4 bilhões de Dólares), Emprego (2,17 para -602.000), Confiança do consumidor (120 para 82), Confiança da ind´sutria (114 para 69), Confiança do comércio (133 para 90), Taxa selic (9,8% para 16,7%), podendo evoluir para outros indicadores comotaxa de câmbio, variação do PIB, inflação, etc. (iso tudo no horizonte 2010 / 2015).
    Mas há coisas em total proceso de crescimento: a corrupção, o patrimônio do filho de um ex presidente, a cra de pau da classe política que se diz preocupada em resolver os problemas, a distribuição de ministérios, a Lava Jato e seus desdobramentos (fatiamento), iso para não ampliar as citações.
    Fica a pergunta: até quando a classe política no poder vai continuar abusando da boa vontade da sociedade. Triste Brasil este dos partidos políticos que se dizem representantes da sociedade. Triste sociedade que, apesar do tempo e do sofrimento, parece que insiste em não saber votar.

  50. Tudo que fazemos tem que haver confiança, na amizade, casamento e em qualquer relacionamento;
    O governo brasileiro não tem mais essa confiança nem aqui no Brasil e nem com outros países a não ser aqueles que eles enviaram BILHÕES de dólares em corrupção; Cuba, Venezuela, Bolívia e outros.
    Para o Brasil voltar a crescer O PT tem que sair do poder e nunca mais voltar. Pois é um partido de pessoas que falam em socialismo mais tomam Champagne na França com o dinheiro roubado do povo.
    Eles falam mal dos americanos e europeus mais na crise (que eles fizeram) viajam para pedirem dinheiro para ele, Vai pedir para os Cubanos, venezuelanos.
    E para terminar…. O Brasil é verde, amarelo, azul e branco! e não VERMENHO.

  51. Com toda serteza, essa crise já vem de alguns anos atrás, cujo o problema é do governo, pois seus representantes roubam e continuaram roubando… Nosso país e cheio de riquezas, belo e não a terremotos ou outra coisa do tipo que possa acabar com o Brasil, mais a o pior de todos, ladrões em cargos altos. Surge a pergunta, porque ele não é um país subdesenvolvido??, ele não é por que as pessoas que estão em seu comando s ão corruptas, e só penso no dinheiro que iram ganhar. Não investem em saúde ou escolas, mais sabem investir em outras coisas que muitas vezes são desnecessárias para o povo… Creio que esta crise vá demorar a passar…

  52. E o governo não para de aumentar impostos, e gastos desnecessários deixando de investir em educação, saúde e infraestrutura do país, investindo em jantarzinho milionario para corruptos!

  53. saudações brasileiros e brasileiras do nosso paìs maravilhoso vim anunciar as boas novas o gigante acordou o brasil esta passando por um perìodo mudanças o que esta acontecendo e q agora o cidadao brasileiro passou a dar maior valor a seu dinheirinho suado a casa caiu para muitos dos empresarios do nosso paìs esta crise e um sonho pra mim eu sempre soube que o brasil uma hora iria acorda pra vida recomendo q voces abram seus olhos para o novo brasil que surgi diante de seus olhos

  54. Acredito que a crise no Brasil fora a econômica, a crise política é muito maior, aliás precisamos urgentemente de um novo sistema político para o Brasil, onde tenhamos dois partidos somente, e onde tenhamos o sistema parlamentar. Precisamos tirar dos políticos toda essas regalias que hoje são possuidores. Descentralizar o poder, cada estado ganha conforme produz. Instituir novamente o patriotismo nas escolas, porque serão as crianças nossa maior esperança. Punir com severidade aquele que se corromper, não somente na política mas como também no setor privado. Copiamos tantas coisas dos Americanos, porque não copiar deles seu sistema de política. Estive nos Estados Unidos e fiquei impressionado com tamanho do patriotismo dos americanos. Acredito essa é a grande diferença, sermos todos muito patriotas.

  55. Meu ponto de vista para que o Brasil consiga vencer está crise e nunca mais tenha que passar por uma situação constrangedora como esta é “Pena de morte para aquele político corrupto,ou se já,se confirmada a tomada de dinheiro público de assalto como vem acontecendo a única saída é pena de morte para estes sem vergonhas…Mais claro…Isso não vale apenas para o PT…Vale para todos os políticos corruptos…E difícil de ser aprovado uma medida como esta porque não são todos mais grande parte do políticos são corruptos…Na verdade contra bandido não tem que aprovar nada …Tem resolver e pronto.”Garanto a todos que se uma medida como esta fosse aprovada sobraria vagas no parlamento de todas as áreas…Quem iria querer se candidato há alguma coisa se ele iria poder roubar…Fica aí uma possível solução para o BRASIL…

  56. Cada dia que passa tenho medo do que pode acontecer, as coisas vem mudando faz é tempo, noz que somos cegos e não vemos isso, agora já está a um grau que só Deus pra por um ponto nisso tudo!!

  57. O mundo vivi um dos piores tempos de todo segmento da sociedede, não só na econômia mais sim, em toda esfera da sociedade: Pois a instabilidade econômia, só é um dos mais poblema dentre a sociedade, é simplesmente uma resaca financeira, dos governo precendente.

  58. Pela minha humilde opinião acredito que o governo queira achatar o poder financeiro da população ao máximo. Ou seja, deixar toda a população no mesmo patamar, bem fininha comendo ovo com farinha. O socialismo começa assim, rebaixando a classe média alta. Me lembro uma fala de Lula há uns anos atrás quando disse; “O povo tem que comer menos” quem lembra disso? Ao meu ver o único que quer mandar hoje é o governo, que vai manipular o povo com vara de ferro. Ai ai ai!!! Vem um monstro assustador sobre esse país! Deus nos guarde!!!

  59. Essa crise já vem desde antes da copa.. Infelizmente boa parte da população e alguns empresários estavam otimistas e acreditaram o evento esportivo traria benefícios para todos, que infelizmente beneficiou apenas um segmento pequeno ligado ao evento, turismo, serviços e claro construção civil(empreiteiras lava jato). Toda essa crise que esta apenas começando estava simplesmente maquiada, mas não invisível para muitos empresários e bancos principalmente, pois desde o início do ano passado eles já faziam muitas restrições para empréstimos jurídicos. Hoje a reclamação é geral, as noticias em todos os segmentos não são boas e micro, pequenos, médios e grandes empresas fazendo malabarismos para continuar dentro da cadeia produtiva.. Infelizmente e novamente o povo brasileiro de um modo geral, incluindo empresários honestos pagaremos essa conta com suor e sangue, pq guerreiros como somos iremos sobreviver a mais essa demonstração de incompetência politica admnistrativa financeira. Resta-nos apenas torcer e trabalhar para que o cenário horroroso que se apresenta não dure muito tempo e que possamos dar uma boa resposta nas próximas eleições de uma forma mais consciente.

    Boa sorte a todos nós.

  60. A culpa e ,do governo a crise enconômica está presente e que o governo faz ? Aumenta a inflação e depois querem que os brasileiros não reclamem .

  61. Não dá pra acreditar em algumas pessoas… A crise já está aí. Eu não sei nem o que fazer, meus clientes diminuíram, combustível está absurdo, não consigo fazer um devido reajuste a meus prestadores de serviço, e se eu tentar levantar meus preços para pelo menos acompanhar alguns custos essenciais (combustivel, energia eletrica e alimentos), perderei ainda mais clientes. Certamente que ainda está confiante não deve entender o que está se passando com outras pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA