A escolha entre as diversas consultorias de franquias disponíveis no mercado é preciso conhecer qual o verdadeiro papel deste parceiro na estruturação do seu negócio. O que você deve exigir de uma consultoria de franchising.
A escolha entre as diversas consultorias de franquias disponíveis no mercado é preciso conhecer qual o verdadeiro papel deste parceiro na estruturação do seu negócio. O que você deve exigir de uma consultoria de franchising.

Consultorias de franquias – O que buscar em uma consultoria para criação de franquias

Nos últimos tempos as consultorias de franquias vêm experimentando um volume de consultas cada vez maior, mesmo em tempos de crise.

Esse é um fenômeno que tende a aumentar, principalmente quando entrarmos no período de recuperação da economia brasileira, o que nos parece bem próximo.

O setor de franquias cresce a passos largos no Brasil e é reconhecidamente uma das melhores opções para expansão de negócios.

Por isso mesmo, é cada vez maior o número de empresas que buscam no modelo de franchising, uma alternativa para a conquistas de novos mercados.

O grande problema é que a formatação de uma franquia é um processo extremamente técnico, e por isso mesmo, necessita da assistência de profissionais que possuam uma ampla experiência no setor.

Para o leigo pode até parecer que criar uma franquia seja uma questão fácil de ser resolvida, mas a realidade é bem diferente. Seja do ponto de vista de estruturação ou da abordagem jurídica, a criação de uma rede de franquias é um desafio e tanto.

As consultorias de franquias entram justamente nessa parte. Como possuem uma boa experiência na formatação de franquias e gestão da rede de franqueados, são a melhor opção para que deseja transformar sua empresa em uma franquia.

Vejamos algumas das funções de uma empresa que presta o serviço de consultoria, tanto no processo de formatação, gerenciamento e até mesmo a expansão da rede de franqueados já existente.

O que buscar nas consultorias de franquias

Dar o primeiro passo na direção de transformar sua empresa em uma franquia é um dos momentos mais desafiadores que o empresário que busca expandir seus negócios através do sistema de franquias é obrigado a passar.

Só para que você tenha uma ideia mais clara sobre tudo que envolve a criação de uma franquia, vamos enumerar abaixo, alguns pontos que consideramos cruciais:

  • Análise macro do segmento onde a franquia pretende atuar
  • Análise da viabilidade econômica do sistema de franchising
  • Conhecimento do produto e serviço e sua padronização
  • Discussão sobre o enquadramento no modelo de franquia
  • Planejamento estratégico para a inserção da empresa no franchising.

São etapas bem definidas e específicas, que requerem diversas habilidades e não existe nenhuma que possa ser dispensada. Gerir um projeto dessa monta e com tantas variáveis envolvidas, é um desafio até mesmo para executivos experientes em outras áreas.

O consultor de franquias tem como missão, orientar empresários no sentido de estruturação de um projeto para transformar um negócio já estabelecido em uma franquia de sucesso.

As empresas de consultoria sobre franquias exibem um portfólio de sucesso para seus cientes
As boas empresas de consultoria sobre franquias do mercado exibem um portfólio de cases de sucesso já realizados

Como escolher uma consultoria de franquia

Como você pode constatar, o trabalho desenvolvido pelas consultorias de franquias envolve uma série de expertises e portanto, é um trabalho extremamente técnico, que só pode ser desenvolvido por empresas de reconhecida atuação nesta área.

Na hora de escolher uma consultoria para formatação da sua franquia, dê preferência àquelas que possuam um portfólio de história de sucesso. De nada adianta uma boa apresentação da empresa, se ela não comprova, através de casos práticos, a excelência do seu serviço.

Na hora de fechar o negócio, exija que conste em contrato de forma muito bem detalhada, todas as ações que farão parte do processo de criação da rede de franquias.

Um contrato transparente, e de preferência analisado pelo seu próprio advogado é o caminho mais seguro para um negócio de sucesso.

Seja na formatação original do negócio ou na expansão de uma rede já existente, é importante o comprometimento no instrumento de contrato de prestação do serviço, caso contrário, você poderá se deparar com diversos problemas.

Sabendo o que você deve analisar na hora de escolher entre as diversas consultorias de franquias, o processo de seleção ficará bem mais fácil. Mantenha-se em dia em relação ao universo das franquias assinando a nossa Newsletter.

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA